CIRCUITO DE CINEMA – 07/12 A 17/12

PELÍCULA LATINA TRAZ OBRAS DE NOSSO CONTINENTE PARA AS TELONAS

O Cinema latino é um sucesso peculiar no mundo, com uma produção cada vez mais marcada de sua própria identidade, tanto cultural como narrativa, tendo criado junto ao público brasileiro admiração e respeito.

O Película Latina volta para sua quarta edição na Arthousebc (Rua São Paulo 581, bairro dos estados) dessa vez em formato de mostra cineclubista, com objetivo de aproximar o cinema latino ao público brasileiro. Serão realizadas 8 sessões, no período de 8 meses, composta por apresentação, exibição e bate-papo sobre o filme da noites. O filmes representam diversas nacionalidades latinas e nada mais adequado que sua exibição em Balneário Camboriú, centro de migração que reúne Argentinos, Uruguaios, Paraguaios, Chilenos, Bolivianos, Venezuelanos e outras nacionalidades em menor escala.

As sessões serão realizadas uma quinta feira por mês, sempre com início as 19h30 para apresentação, exibição as 20h00 e bate-papo logo após o término da exibição.

INGRESSOS:

Gratuitos, retirados a partir de 60 minutos antes das sessões.

1º Sessão: Relatos Selvagens, de Damián Szifron
(Drama/comédia/thriller | Argentina | 2014 | 123min | 14 anos)

29/02 às 19h30

Sinopse: Relatos selvagens é dividido em seis episódios entrelaçados entre si, em que os personagens surgem sempre em situações conflituosas e tensas, caminhando sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo um pequeno detalhe cotidiano são alguns dos motivos que tiram os personagens de controle.

Relatos Selvagens é estrelado por Ricardo Darín (“Tese Sobre um Homicídio”), Oscar Martínez (“Ninho Vazio”), Leonardo Sbaraglia (“Intacto”), Darío Grandinetti (“Fale com Ela”), Rita Cortese (“Viúvas”), Erica Rivas (“Tetro”) e Julieta Zylberberg (“Um Namorado para Minha Esposa”). Gustavo Santaolalla (“Amores Brutos”, “Diários de Motocicleta”, “Babel”) é o compositor da trilha sonora. Filmado em locações em Buenos Aires, Salta e Jujuy, Relatos Selvagens é uma coprodução da argentina Kramer & Sigman Films, da produtora El Deseo (de Pedro Almodóvar e Agustín Almodóvar) e Warner Bros. Pictures Internacional.

2ª Sessão: Uma Mulher Fantástica, de Sebastián Lelio
(Una Mujer Fantástica | Chile/Espanha/Alemanha | 2017 | 104 min)

21/03 às 19h30

Sinopse: O filme conta a história de Marina, interpretada pela atriz Daniela Vega, uma cantora transexual que perde o namorado, bem mais velho do que ela, por conta de um aneurisma e enfrenta humilhações da família dele sem ter o direito ao menos de se despedir de seu amado. Uma Mulher Fantástica deflagra o quanto a falta de aceitação social e o preconceito interferem negativamente em diversos aspectos da vida de Marina, seja no lidar com o filho e a ex-esposa de seu namorado, seja nas investigações incômodas que cercam a sua morte.

Direção: Tomas Gutierrez Alea / Roteiro: Tomas Gutierrez Alea / Elenco: Sergio Corrieri, Omar Valdés, Rene de la Cruz

3ª Sessão: Memórias do Subdesenvolvimento, de Tomás Gutiérrez Alea

(Memorias del subdesarrollo, 97 min, Cuba, 1968)

18/04 às 19h30

Sinopse: Baseado no livro homônimo de Edmundo Desnoes, o filme conta a história de Sergio que, mesmo após a partida de seus amigos e familiares de Cuba, no início dos anos 1960, decide permanecer no país e acompanhar as transformações ali sofridas depois da queda do governo de Fulgêncio Batista.

Direção: Tomas Gutierrez Alea / Roteiro Tomas Gutierrez Alea / Elenco: Sergio Corrieri, Omar Valdés, Rene de la Cruz

4ª Sessão: A Teta Assustada, de Claudia Llosa

(La teta asustada | 2009 | 93min | Drama)

16/05 às 19h30

Sinopse: A teta assustada é um folclore existente no Peru, que atinge as mulheres estupradas durante a guerra do terrorismo. Seus filhos absorvem a doença através do leite materno, ficando sem alma. É o que ocorre com Fausta (Magaly Solier). A súbita morte de sua mãe faz com que ela tenha que enfrentar seus medos e o segredo que esconde: a existência de uma batata em sua v*gina, como forma de se proteger de um possível estupro.

Direção: Claudia Llosa / Roteiro: Claudia Llosa / Elenco: Magaly Solier, Susi Sánchez, Efraín Solís

5ª Sessão: Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert

(92min | Brasil | Drama)

20/06 às 19h30

Sinopse: A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.

Direção: Anna Muylaert / Roteiro: Anna Muylaert / Elenco: Regina Casé, Camila Márdila, Michel Joelsas

6ª Sessão: Frida, Naturaleza Viva, de Paul Leduc

(1986 | 108min | Comédia dramática)

18/07 às 19h30

Sinopse: Em seu leito de morte, a pintora Frida Kahlo (Ofelia Medina) relembra sua vida. Em sua mente ela repassa situações importantes que vivenciou, como sua infância, a doença que teve, seu comprometimento político, sua agitada vida sentimental, a amizade que teve com Leon Trotsky (Max Kerlow) e com o pintor David Alfaro Siqueiros (Salvador Sánchez) e seu casamento com Diego Rivera (Juan José Gurrola).

Direção: Paul Leduc / Roteiro: Paul Leduc / Elenco: Ofelia Medina, Claudio Brook, Salvador Sanchez

7ª Sessão: Pelo Malo, de Mariana Rondón

(Venezuela | 2014 | 93min | Drama)

15/08 às 19h30

Sinopse: Junior (Samuel Lange Zambrano), um menino de nove anos de idade, sonha em alisar o cabelo para ficar mais parecido com sua imagem fantasiosa de um cantor de cabelos compridos. Sua mãe Marta (Samantha Castillo) luta para sustentar a família após a morte do marido e, ao mesmo tempo, tenta evitar o jeito diferente do filho.

Direção: Mariana Rondón / Roteiro: Mariana Rondón / Elenco: Samuel Lange Zambrano, Samantha Castillo, Nelly Ramos

8ª Sessão: As Herdeiras, de Marcelo Martinessi

(Las Herederas | 2018 | 98min | Drama)

19/09 às 19h30

Sinopse: Chela (Ana Brun) e Chiquita (Margarita Irún), herdeiras de famílias abastadas do Paraguai, vivem da venda de seus bens. Quando Chiquita acaba presa por dívidas jamais acertadas, a até então submissa e reclusa Chela precisa se virar e começa por acaso a prestar serviço para um grupo de senhoras ricas como motorista. Logo a nova realidade, e especialmente a exuberante Angy (Ana Ivanova), a quem conhece durante o trabalho, afetam os interesses, prioridades e atitudes da taxista amadora.

Direção: Marcelo Martinessi / Roteiro: Marcelo Martinessi / Elenco: Ana Brun, Margarita Irún, Ana Ivanova

INFORMAÇÕES

INFORMAÇÕES

Endereço: Cineramabc Arthouse / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú
Ingresso: Gratuitos. Retirados na bilheteria do cinema
Bilheteria: Abre 60 minutos antes da sessão.
Sessões: 29/02, 21/03, 18/04, 16/05, 20/06, 18/07, 15/08 e 19/09, sempre às 19h30.
Informações: www.arthousebc.com
Patrocínio: Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Prefeitura Municipal de Camboriú, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal