História

COMO SURGIU A ARTHOUSEBC?

Tudo teve início com a realização de um festival de cinema que chega a sua 11º edição, o Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, e que consolidou-se como um acontecimento de grande importância para Balneário Camboriú, atraindo a atenção da mídia nacional e internacional a partir de um evento cultural sem precedentes para a cidade.

Periódicos gerais e especializados seguem seu desenvolvimento e publicam reportagens apresentando o olhar de jornalistas, críticos, diretores, atores e produtores que comentam e constroem a imagem da cidade para o Brasil e o mundo. Atualmente fazemos parte do calendário anual dos grandes festivais de cinema nacionais e temos tudo para ganhar cada vez mais destaque.

RESULTADOS

Apresentando crescimento acima de 100% a cada edição, o festival trouxe oportunidades e parcerias para diversas áreas da cadeia produtiva cultural da região, que podem ser comprovados através de dados quantitativos. Ao todo, 17 oficinas técnicas abordando diferentes aspectos da produção audiovisual foram realizadas gratuitamente, atendendo aproximadamente 340 participantes inscritos e gerando a possibilidade de formar não só mais profissionais locais para o setor, mas também um público de cinema com um maior conteúdo crítico e cultural. Ao longo de sua história, logo após as respectivas projeções, o festival já realizou 71 debates com integrantes da produção de filmes de diversas partes do globo, contribuindo com o dialogo artístico-cultural do evento. Os debates atingiram mais de 5.000 espectadores por edição e possibilitaram ao público questionar atores, diretores e produtores da obra a respeito de detalhes técnicos e curiosidades.

COMPROMISSO

Entremeando as exibições, ocorreram 28 palestras voltadas tanto para o público geral quanto para profissionais que atingiram mais de 1.600 inscritos. Em suas últimas edições, o festival se abriu também para o mercado e vem realizando encontros entre produtoras para a realização de projetos de coprodução e apresentando propostas de autores independentes para produtoras interessadas. Além disso, mais de 8.000 mil ingressos foram oferecidos gratuitamente para alunos das escolas públicas da cidade que tiveram a oportunidade de vislumbrar filmes de arte de fora do circuito comercial, selecionados por uma curadoria especializada, os quais dificilmente teriam acesso fora da programação do festival.

Por tudo isso temos certeza que a Cineramabc Arthouse é uma ferramenta estratégica para a cidade – não só no plano cultural – mas também no setor turístico e econômico dentro do plano de desenvolvimento de uma indústria audiovisual e criativa em Balneário Camboriú.

QUEM É O IDEALIZADOR DO PROJETO?

O projeto foi idealizado por André Gevaerd, profissional com mais de 13 anos de experiência no mercado audiovisual nacional e internacional em importantes produtoras e projetos festejados nos principais festivais de cinema e comercializados nas telas da televisão e web.

“A motivação principal para criação da Cineramabc Arthouse está diretamente ligada ao sucesso da realização do Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, que há 7 anos apresenta o melhor do cinema brasileiro e estrangeiro para o público catarinense e incluiu Balneário Camboriú no calendário cultural de festivais nacionais e internacionais. Acredito que o espaço poderá se tornar em um ambiente capaz de indicar caminhos a serem seguidos por outros realizadores.”, relata André Gevaerd.

“Tenho certeza de que se eu tivesse uma estrutura como essa, e orientação no momento em que iniciei minha carreira, tudo teria sido mais fácil no caminho para a consolidação profissional. Meu maior objetivo é contribuir com a experiência que tive junto a projetos desenvolvidos pela Cineramabc Produtora, como os longas-metragens “Oração do Amor Selvagem”, selecionado no Festival de Locarno, “A Morte de Marga Maier”, selecionado no Festival de Miami, e “O Céu de Valentina.”

André Gevaerd

A ARTHOUSEBC JÁ É PARTE DA HISTÓRIA DO CINEMA NACIONAL

A tradicional sala de cinema paulista Gemini funcionou na badalada Avenida Paulista de 1975 até o fechamento de suas portas, em setembro de 2010. A história do Gemini será preservada na Arthouse. Suas icônicas poltronas azul turquesa foram reformadas e receberam um novo endereço na cidade de Balneário Camboriú.

SAIBA MAIS SOBRE O CINEMA GEMINI