*A arrecadação da bilheteria será doada ao Instituto Sou Da Paz*
*na Cineramabc Arthouse, de 05/04 a 07/04, às 21h30*

“A partir dos acontecimentos recentes no Brasil, com o assassinato de oito pessoas por parte de dois jovens na Escola de Suzano, em São Paulo, se faz necessário abrir um debate sobre a origem da violência numa sociedade que cada dia mais se aliena com discursos de vingança e ódio ao próximo. Luiz Henrique de Castro, 25, e Guilherme Taucci Monteiro, 17, entraram na escola Raul Brasil em Suzano no estado de São Paulo, da qual eram ex-alunos, e mataram a tiros 8 pessoas, deixaram 11 feridos, e depois tiraram as próprias vidas. O tio de um deles, uma das vítimas, já havia sido morto minutos antes na locadora de carros onde trabalhava. Este tipo de massacre seguido de suicídio é uma tragédia terrível, que se tornou típica da sociedade norte-americana nos anos 1980 e 1990, e agora chega ao Brasil com diversos e cada vez mais graves casos nos últimos anos.

A Mostra “Trilogia do Massacre” pretende abrir um debate para nos aproximarmos às causas que podem estar crescendo na nossa sociedade e que provocam esses fenómenos trágicos e aberrantes. As amostras serão apresentadas pelo cineasta Juan Manuel Palomino Domínguez e logo da exibição começará um debate com convidados especiais vinculados ao mundo da educação.” por Juan Manuel Domínguez

 

** PROGRAMAÇÃO **

 

** “Dawn Anna”,de Arliss Howard (Drama – 88 min – 16 – EUA – 2005) **

* 05/04 às 21h30 *

Sinopse:

Filme que é baseado na vida da mãe de uma das vítimas do famoso massacre da escola de Columbine, nos Estados Unidos, já retratado em filme como Elefante e no documentário Tiros em Columbine e que abalou não somente toda a sociedade norte-americana, mas o mundo inteiro. Aqui é focado um ponto de vista diferente de todos os que tinham sido postos em andamento até agora, o da mãe que perde o filho em um episódio estúpido. O filme conta com ótimas atuações e uma direção segura, que sabe pontuar bem os momentos mais dramáticos com cenas que exaltam importantes valores familiares. A atriz Debra Winger (de Esqueça Paris) chegou a ser indicada ao Emmy de melhor atriz por seu papel nessa produção.

 

 

* Debatedores: Paulo Ferrareze Filho e Vanessa Gonçalves *

* Paulo Ferrareze Filho *: Escritor. Doutor em Filosofia jurídica (ufsc). Professor de psicologia jurídica na Avantis.

* Vanessa Gonçalves *: graduada em Letras e respectivas Literaturas, atua há 13 anos na educação, professora no Colégio Unificado, e ativista social na cidade de Itajaí, tendo como principal área de atuação a democratização do acesso aos bens culturais às comunidades periféricas da cidade.

** “Elephant”, de Gus Van Sant (Drama – 81 min – 16 anos – EUA – 2003) **
(Ganhador em Cannes e da Palma de Ouro)

* 06/04 às 21h30 *

Sinopse:

Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, costa oeste dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia. Inspirado no Massacre de Columbine.

Mostra, ainda, o cotidiano dos jovens da escola, as práticas de bullying dissimuladas (vestiário feminino, onde as meninas “cochichavam” que Michelle era estranha, quando ela saiu gritaram “looser); a bolinha de papel jogada em um aluno do fundo da sala; o revanchismo dos agressores com o grupo dos “atletas imbecis”; a panelinha de Brittany, Jordan e Nicole etc; a omissão da diretoria em ouvir os agressores, que eram vítimas de bullying etc. A escola era um caldeirão de conflitos.

* Debatedores: Otavio Zini e Joélia Marta *

* Otavio Zini *: Bacharel em Direito, presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos, conselheiro no Conselho Municipal de Saúde, atua a mais de 30 anos na militância com população LGBTQI+, Representante do GADVs (grupo de Advogados pela diversidade sexual) em Santa Catarina, atualmente trabalhando no escritório Ozawa advogados.

* Joélia Marta *: Professora do Colégio Energia Ensino Médio Balneário Camboriú. Organizadora de Atividades Culturais e Projetos de Responsabilidade Social. Também responsável pelo Grupo de teatro do Colégio.

** “Bowling for Columbine”, de Michael Moore (Documentário – 120 min – Livre – EUA/Canadá – 2002) **
(Ganhador do Oscar como Melhor Documentário)

*07/04 às 21h30*

Sinopse:

Tomando o massacre do instituto Columbine como ponto de partida, o filme é uma exploração pessoal e artística da natureza da violência nos Estados Unidos que consiste em fragmentos da publicidade das armas de fogo, animações satíricas sobre a história dos Estados Unidos realizadas pelos mesmos autores da série de animação South Park e entrevistas de Moore a várias pessoas, entre elas Charlton Heston e Marilyn Manson. Moore busca, com seu estilo pessoal, saber por que aconteceu o massacre de Columbine, e por que os Estados Unidos tem uma taxa de crimes violentos muito mais alta (em que só estão implicadas as armas de fogo) que outros países democráticos como Alemanha, França, Japão, Reino Unido e especialmente o Canadá.

 

* Debatedores: Nahor Lopez de Souza e Melize Zanoni *

* Nahor Lopes de Souza Júnior * é filósofo, educador e palestrante. Especialista em Direitos Humanos. É membro da Academia Brasileira de Hagiologia (que estuda a vida de santos e coisas sagradas) e ativista político.

Melize Zanoni *: graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas, mestre e doutora em Artes Cênicas pela UDESC. Trabalhou na coordenação de Artes da Fundação Cultural de Balneário Camboriú e atualmente é coordenadora de cultura e educação complementar do Sesc de Balneário Camboriú.

** ORGANIZA OS DEBATES **

Juan Manuel Palomino Domínguez *: é cineasta e escritor. Já foi professor de fotografia na Universidade de Buenos Aires e professor de cinema em instituições públicas como o Ministério de Desenvolvimento Social Federal na Argentina. Dirigiu um média-metragem e vários documentários. Ganhou concursos de fotografia, representando a Argentina como fotógrafo-jornalista especializado em direitos humanos. Atualmente dirige o projeto “Sarau na Câmera” com o qual participou esse ano de cinco festivais de cinema ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Escreve artigos de crítica de cinema, filosofia e sociedade para o jornal “O Município” de Brusque.

** SOU DA PAZ **

O Instituto Sou da Paz é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada para apresentar soluções eficientes, práticas e coletivas para prevenir e reduzir a violência no Brasil. Fundada há 20 anos, em São Paulo, onde atualmente possui sede, tem como missão contribuir para a efetivação de políticas públicas de segurança e prevenção da violência que sejam eficazes e pautadas pelos valores da democracia, da justiça social e dos direitos humanos. Nosso modelo de trabalho inclui a identificação dos problemas de violência, a realização de diagnósticos sobre causas, circunstâncias, envolvidos e impactos e análise das estatísticas de segurança; a criação e implementação de soluções viáveis e eficientes e o assessoramento ao poder público na implementação das soluções; e o monitoramento de políticas e projetos de lei, a participação em espaços de construção de políticas e no debate público disseminando conhecimento.

** INFORMAÇÕES **

As Mostras e Focos apresentam programação imperdível para os verdadeiros amantes do audiovisual. Longas, curtas, séries, telefilmes e diversos outros formatos são exibidos em sessões com data e horário marcado. Obrigatório para todo cinéfilo que se preze.

Endereço: Cineramabc Arthouse / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú.
Ingresso: R$ 20,00 (inteira) ou R$ 10,00 (meia) a venda na bilheteria do cinema.
Bilheteria: de terça a domingo das 16:00 às 22:00 / Dinheiro, Débito ou Crédito.