A Cineramabc Arthouse apresenta a Mostra Novelle Vague – 61 Anos entre os dias 25 e 29 de julho, sempre as 20h00 para celebrar 61 anos de um dos movimentos mais importantes da história do cinema. Para esta edição, serão exibidos os filmes “Nas Garras do Vício”, de Claude Chabrol, “O Signo do Leão”, de Eric Rohmer, “O Desprezo“, de Jean-Luc Godard, “Lolla, a Flor Proibida”, de Jacques Demy e “A Pista”, de Chris Marker. É o segundo ano consecutivo que é apresentada a mostra que em sua Parte 1 apresentou os filmes como Acossado, Atirem no Pianista, Cleo das 5 as 7, Hiroshima Meu Amor e A Noite Americana. Não perca estes filmes imperdíveis.

Alguns historiadores afirmam que a Novelle Vague tem data de início no dia 6 de junho de 1958 com o filme “Nas Garras do Vício”, de Claude Chabrol. Independente da data ser a correta, a importância que o movimento teve para a cinematográfica mundial, incluindo EUA e Brasil, é motivo de suficiente para comemorar assistindo a estes grandes filmes na tela grande. A Novelle Vague segue junto aos conturbados anos 60, quando um movimento de jovens cineastas franceses passou a lançar mão de métodos clássicos de filmagem e deu visão para cineastas que se armaram com diferentes sensibilidades, sem melodrama, com roteiros não-lineares, equipamentos de produção ágeis que refletiam na forma do filme e desconstrução do espaço-tempo em função da auto-reflexão e liberdade narrativa. Nasceu e se consolidou nas mãos de cineastas como Éric Rohmer, Alain Resnais, Jacques Rivette, Claude Chabrol, Agnes Varda, François Trufautt, Jean-Luc Godard, Louis Malle, os quais tentamos incluir em uma mostra que leva, mais uma vez, oito grandes títulos à tela grande.

**FILMES DA PROGRAMAÇÃO**

SEMANA B

**Nas Garras do Vício, de Claude Chabrol (Drama – 99 minutos – 1958 – 12 anos – França)**

25/07 às 20h00

Sinopse: Depois de 12 anos, François (Jean-Claude Brialy) retorna à sua vila, na França, onde passou toda a infância. Ele percebe que a localidade não sofreu grandes mudanças, ao contrário das pessoas, que nem mais reconhece. François dedica especial atenção ao seu problemático amigo Serge (Gérard Blain), que passa o dia inteiro às voltas com a bebida, sem dar qualquer atenção à esposa grávida.

 

Trailer:

 

 

**O Signo do Leão, de Eric Rohmer (Comédia – 103 minutos – 1959 – 14 anos – França)**

26/07 às 20h00

Sinopse: Pierre Wesselrin (Jess Hahn) é um músico parisiense, que recebe um telegrama informando que sua tia rica faleceu. Como ela apenas tinha dois parentes vivos, Pirre deduz que herdará sua fortuna. Com isso decide realizar uma grande festa para comemorar, convidando todos os seus amigos. Entretanto no dia seguinte ele descobre que fora deserdado pela tia, com a fortuna ficando inteiramente para seu primo, que considera um idiota.

 

Trailer:

 

 

**O Desprezo, de Jean-Luc Godard (Drama – 103 minutos – 16 anos – 1963 – França/Itália)**

27/07 às 20h00

Sinopse: Paul Javal é um roteirista que vai a Roma para trabalhar em uma adaptação da obra A Odisséia, que contará com a direção do cineasta alemão Fritz Lang. Enquanto decide os últimos detalhes para aceitar o trabalho, sua relação com a esposa, Camille, começa a desabar, em um jogo de paixão, ciúmes e desprezo.

 

Trailer:

 

 

**Lolla, a Flor Proibida, de Jacques Demy (Drama, Romance – 90 min – 14 anos – França, Itália – 1961)**

28/07 às 20h00

Sinopse: Em Nantes, na França, o entediado Roland (Marc Michel) reencontra Lola (Anouk Aimée), uma dançarina de cabaré. Mãe solteira, ela ainda sonha com o retorno do pai da criança, que a abandonou na gravidez. Roland descobre-se apaixonado pela mulher e o sentimento dá um novo sentido à sua vida.

 

 

Trailer:

 

 

 

**A Pista, de Chris Marker (Ficção Científica – 28 minutos – 1962 – 14 anos – França)**

29/07 às 20h00

Sinopse: O curta-metragem narra a aventura de um sobrevivente da Terceira Guerra Mundial que vive como prisioneiro nos subterrâneos de uma Paris destruída, guardando lembranças de uma infância feliz na superfície, em tempos anteriores à guerra, até que cientistas o escolhem para realizar uma experiência de viagem no tempo.

 

Trailer:

 

 

**INFORMAÇÕES:**

As Mostras e Focos apresentam programação imperdível para os verdadeiros amantes do audiovisual. Longas, curtas, séries, telefilmes e diversos outros formatos são exibidos em sessões com data e horário marcado. Obrigatório para todo cinéfilo que se preze.

Endereço: Cineramabc Arthouse / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú
Ingresso: R$ 22,00 (inteira) ou R$ 11,00 (meia) a venda na bilheteria do cinema
Bilheteria: de terça a domingo das 16:00 às 22:00 / Dinheiro, Débito ou Crédito