MARATONA CULTURAL EM TORNO DE LIVRO PREMIADO ATRAVESSA LINGUAGENS MÚLTIPLAS

Ação gratuita em torno do romance “As fantasias eletivas” tem distribuição de livros, leitura coletiva, exibição de filme e intervenção teatral

Já imaginou você receber um livro gratuitamente, participar de uma leitura coletiva deste mesmo livro, conhecer o autor da obra e ver um filme e uma performance baseadas no enredo da publicação? E tudo isso no mesmo dia? E gratuitamente?

MAFE – Maratona As Fantasias Eletivas é uma intervenção artística com duração total de seis horas em torno do romance “As fantasias eletivas” (Prêmio de melhor romance de 2014 pela Academia Catarinense de Letras 2014) do catarinense Carlos Henrique Schroeder. O evento é organizado pelo livreiro Marcos Fernando Passero, da Santo Livro, que ressalta a importância do projeto: “É uma maneira de perceber as inúmeras janelas de uma obra literária, e seus desdobramentos, e a oportunidade de ter o autor conosco é algo indescritível”, afirma.

Todas as ações acontecerão no dia 6 de março de 2022, domingo, na Arthousebc, na Rua São Paulo, 581, das 15h às 21h. O projeto é uma experimentação artística contemplada pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

A maratona é composta por uma leitura integral e coletiva do romance (2h), projeção do curta-metragem Copi, que é baseado no livro, seguida de debate com o diretor André Gevaerd (1h), performances teatrais com Fernando Passero, Luis Petermann e Lucas Batista (1h) e conversa com o autor Carlos Henrique Schroeder (1h).

Além do autor e do diretor do curta, a maratona contará com outras participações especialíssimas, como a do mediador de leitura Gelson Bini.

São apenas vinte vagas e as inscrições podem ser feitas no link abaixo:

PROGRAMAÇÃO

15h00 – Leitura integral e coletiva romance de As Fantasias Eletivas (com mediação de Gelson Bini)

17h00 – Performances teatrais por Fernando Passero e Luis Petermann

18h00 – Projeção do curta-metragem Copi e conversa com o diretor André Gevaerd

19h00 – Conversa com o autor Carlos Henrique Schroeder


MAIS SOBRE O LIVRO E SOBRE O AUTOR:

O romance “As fantasias eletivas” está na oitava edição e figurou nas listas de vestibular da UFSC, UDESC e ACAFE e foi traduzido e lançado em países de língua espanhola. A narrativa também percorre outras linguagens: além do curta Copi, que já circulou por diversos festivais do mundo, um longa-metragem ao redor da história de Renê e Copi está em pré-produção. O enredo tem como mote a vida acidentada de um recepcionista de hotel chamado Renê, na turística Balneário Camboriú, que tenta reconstruir sua vida e encontra na amizade de Copi, uma travesti obcecada por fotografias, uma alternativa para sua vida destruída.

Carlos Henrique Schroeder (Trombudo Central, 1978) recebeu a Medalha Cruz e Sousa do Governo do Estado de Santa Catarina em 2016 pelos inúmeros serviços prestados ao livro e a leitura no estado. É autor de Ensaio do vazio, adaptado para os quadrinhos, da coletânea de contos As certezas e as palavras (Editora da Casa), vencedora do Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional e do romance As fantasias eletivas (Record, 2014). Publicou História da chuva (Record, 2015), obra contemplada pela bolsa Petrobras Cultural. Tem contos traduzidos para o inglês, alemão, espanhol e islandês.

INFORMAÇÕES 

Quando: Dia 6 de março de 2022 das 15h às 21h

Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC

Inscrições: Gratuitas pelo link – https://forms.gle/PbUKmZPMagYLMjaL9

Patrocínio: Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência

Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura