CIRCUITO DE CINEMA – 23/03 A 26/03

O novo filme de Sérgio Machado, “Rio do Desejo” e o documentário “Rio, Negro” estreiam na Arthousebc!

“O Rio do Desejo”, dirigido por Sérgio Machado, adapta para o cinema o livro de Milton Hatoum e coloca grandes atores como Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira, Gabriel Leone e Rômulo Braga, em personagens que revelam muito sobre a natureza humana.

O documentário “Rio, Negro” esclarece a quem ainda precisa de esclarecimento a respeito da real e valiosa contribuição da população de origem africana para o brasil e para a cidade do Rio de Janeiro. Vale cada minuto.

Seguem em cartaz:

“Belas Promessas” é um filme dirigido por Thomas Kruithof, com Isabelle Huppert e Reda Kateb, que tras para as telas a aridez do cotidiano na política.

“A Porta ao Lado”, de Julia Rezende, discute a forma das relações amorosas em um longa metragem, ampliando o debate sobre a monogamia e colocando em cheque o casal nos tempos modernos. Tudo isso com Letícia Colin, Dan Ferreira, Bárbara Paz e Túlio Starling.

O longa “Perlimps”, de Alê Abreu, é uma encantadora aventura mágica, perfeita para toda a família. Aqui, acompanhamos os personagens Claé e Bruó, dois guerreiros rivais, em sua missão de salvar os Perlimps dos terríveis inimigos misteriosos que cercaram a Floresta Encantada.

“Paloma”, de Marcelo Gomes, filme destaque no Festival do Rio, nos apresenta a trajetória de uma agricultora trans e nordestina lidando com todas as dificuldades e preconceitos em busca de realizar o seu maior sonho: ter um casamento tradicional em uma igreja com o seu amado Zé.

“Muco: Contradição na Tradição”, de Oberon, leva expressivo público interessado no tema da tradição do yoga para as telas.

“Marte Um”, filme do brasileiro Gabriel Martins indicado ao Oscar pelo Brasil.

“Rio, Negro”, de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa

(Documentário – 98 min – 12 anos – Brasil – 2023 – Pipa)

23/03 e 25/03 às 17h45

Sinopse: O Filme Rio, Negro é um documentário que apresenta um olhar possível para a história do Rio de Janeiro, assentado na presença e contribuição da população negra de origem africana na formação da cidade, a partir de entrevistas e amplo material de arquivo. A narrativa busca desvelar como a população negra forjou trajetórias individuais e laços comunitários em uma cidade diáspora marcada pelas disputas em torno do projeto civilizatório das elites brancas. Rio, Negro confere centralidade a esse debate, articulando o ideário racista, a transferência da capital para Brasília e suas consequências politico institucionais para o Rio de Janeiro e para todo o Brasil.

Curiosidades: O documentário apresenta argumentos históricos inéditos que articulam o ideário racista que molda nossas relações sociais, a mudança da capitalidade nacional e os efeitos políticos decorrentes desse processo sobre o Rio de Janeiro.

Direção: Fernando Sousa e Gabriel Barbosa / Roteiro: Fernando Sousa e Gabriel Barbosa / Elenco: Haroldo Costa,Luiz Antônio Simas, Tainá de Paula, Leandro Vieira, Eryck Quirino, Juliana França / Produção: Luana Fraga, Fernando Sousa / Direção de Fotografia: Luís Dantas / Direção de Arte: Patrícia Fuentes / Montagem: Gabriel Barbosa, Thomaz Tarre / Som: Thiago Lira dos Santos / Trilha Sonora: Muato

“O Rio do Desejo”, Sergio Machado

(Drama, Romance – 107 min – 16 anos – Brasil – 2023 – Gullane)

23/03 e 25/03 às 21h15

24/03 e 26/03 às 19h30

Sinopse: Ao se apaixonar pela bela e misteriosa Anaíra, Dalberto abandona seu trabalho na polícia e se torna comandante de um barco. O casal passa a viver na casa que Dalberto divide com os dois irmãos, às margens do Rio Negro, mas quando Dalberto é obrigado a se arriscar em uma longa viagem rio acima, desejos proibidos vêm à tona. Enquanto Dalmo, o irmão mais velho, luta para controlar a atração que sente pela cunhada, Anaíra e Armando, o caçula, se aproximam. A volta de Dalberto reúne, sob o mesmo teto, os três irmãos apaixonados pela mesma mulher.

Curiosidades: O filme é inspirado no conto “O Adeus do Comandante” de Milton Hatoum

Direção: Sergio Machado / Roteiro: Sergio Machado, George Walker Torres, Maria Camargo, Milton Hatoum / Elenco: Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira, Gabriel Leone, Rômulo Braga, Jorge Paz, Coco Chiarella / Produção: Rodrigo Castellar, Pablo Torrecillas, Caio Gullane, Fabiano Gullane, Ana Saito, Daniela Antonelli Aun / Direção de Fotografia: Adrian Tejido / Direção de Arte: Adrian Cooper / Montagem: Ricardo Farias / Som: Luciano Raposo / Trilha Sonora: Beto Villares

“A Porta ao Lado”, de de Julia Rezende

(Drama, Romance – 113 min – 16 anos – Brasil – 2023 – Vitrine)

16/03 e 18/03 às 21h10
17/03 e 19/03 às 19h30

Sinopse: Mari e Rafa vivem um relacionamento tradicional, estável e sem altos e baixos. O casamento segue tranquilo até o dia em que se muda para o apartamento ao lado o casal Isis e Fred. Os novos vizinhos vivem um relacionamento aberto, separam sexo de amor e decidiram não ter filhos. O encontro dos dois casais irá provocar desejos, dúvidas, inseguranças, mentiras e transformações nos quatro, fazendo com que cada um reavalie suas escolhas.

Curiosidades: O Filme foi exibido na 46ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no 24º Festival do Rio e no 50º Festival de Cinema de Gramado, no qual concorreu ao troféu Kikito, prêmio máximo do evento.

Direção: Julia Rezende / Roteiro: Patricia Corso, L.G. Bayão, Leonardo Moreira / Elenco: Letícia Colin, Bárbara Paz, Dan Ferreira, Túlio Starling, Louise Cardoso, Dani Ornellas / Produção: Mariza Leão, Tiago Rezende, Cacala Carvana, Samantha Queiroz / Direção de Fotografia: Dante Belluti, Nonato Estrela / Direção de Arte: Marghê Pennacchi / Montagem: Maria Rezende / Som: Tomás Alem, Bernardo Uzeda / Trilha Sonora: Berna Ceppas

“Belas Promessas”, de Thomas Kruthoff

(Drama – 98 min – 12 anos – França – 2021 – Pandora)

16/03 e 18/03 às 19h30
17/03 e 19/03 às 21h30

Sinopse: Clémence é a prefeita de uma pequena cidade que trava com Yazid, seu chefe de gabinete, uma dura batalha para salvar o distrito de Bernardins, cidade marcada pela insalubridade e pelos locatários abusivos. Esta será sua última luta antes de passar o cargo na próxima eleição. Mas quando ela é cotada a se tornar ministra, sua ambição põe em risco todos os seus planos. Clémence pode abandonar sua cidade, as pessoas próximas a ela, e renunciar às suas promessas?

Curiosidades: O escritor e diretor Thomas Kruithof se reuniu com três prefeitos dos subúrbios de Paris durante a escrita: Catherine Arenou de Chanteloup-les-Vignes, Philippe Rio de Grigny e Olivier Klein de Clichy-sous-Bois. A personagem principal foi modelado principalmente em Catherine Arenou.

Direção: Thomas Kruthoff / Roteiro: Jean-Baptiste Delafon, Thomas Kruthoff / Elenco: Isabelle Huppert, Reda Kateb, Naidra Ayadi, Jean-Paul Bordes, Mustapha Abourachid, Soufiane Guerrab, Stefan Crepon, Laurent Poitrenau / Produção: Thibault Gast, David Giordano, Mateus Weber / Direção de Fotografia: Alex Lamarque / Direção de Arte: Tristan Girault / Montagem: Jean Baptiste Beaudoin / Som: Nicolas Provost, Vivien Mergot, Jon Goc / Trilha Sonora: Gregoire Auger

“Paloma”, de Marcelo Gomes

(Drama – 104 min – 16 anos – Brasil – 2021 – Pandora)

16/03 e 18/03 às 17h30

Sinopse: Paloma, agricultora, quer um casamento tradicional em uma igreja com o namorado Zé. O padre local recusa seu pedido. Mas Paloma, uma mulher trans, vai lutar por seu sonho.

Curiosidades: Filme destaque no Festival do Rio de 2022

Direção: Marcelo Gomes / Roteiro: Marcelo Gomes, Armando Praça, Gustavo Campos / Elenco: Kika Sena, Samya de Lavor, Suzy Lopes, Ridson Reis, Nash Laila, Ana Maria Marinho, Buda Lira, Wescla Vasconcellos / Produção: Nara Aragão, João Vieira Jr. / Direção de Fotografia: Pedra de Kerchove / Montagem: Rita M. Pestana / Som: O Grivo, Gustavo Montenegro

“Perlimps”, de Alê Abreu

(Animação, Aventura – 75 min – Livre – Brasil – 2022 – Vitrine)

18/03 e 19/03 às 14h20

Sinopse: Claé e Bruó, dois agentes secretos que trabalham para reinos inimigos, são enviados para a Floresta Encantada. Eles finalmente descobriram que estão na mesma missão: salvar os Perlimps dos terríveis gigantes que cercaram a floresta.

Curiosidades: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Havana Film Festival e Rio de Janeiro International Film Festival

Direção: Alê Abreu / Roteiro: Alê Abreu / Dublagem: Giulia Benite, Stenio Garcia, Lorenzo Tarantelli / Produção: Laís Bodanzky, Luiz Bolognesi, Alê Abreu / Direção de Animação: Sandro Cleuzo / Efeitos Visuais: Alê Borges / Montagem: Alê Abreu / Som: Rafael Travassos, Luiz Adelmo Manzano, O Grivo, Nicolau Domingues / Trilha Sonora: Gustavo Montenegro

“Marte Um”, de Gabriel Martins

(Drama – 115 min – 16 anos – Brasil – 2022 – Embaúba Filmes)

17/03 e 19/03 às 17h30

Sinopse: A família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente extremista de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.

Curiosidades: Vencedor Prêmios do Público, Melhor Filme Narrativo de Gabriel Martins no San Francisco International Film Festival 2022

Direção: Gabriel Martins / Roteiro: Gabriel Martins / Elenco: Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Souza / Direção de Fotografia: Leonardo Feliciano / Montagem: Gabriel Martins e Thiago Ricarte / Som: Daniel Simitan

“Muco: Contradição na Tradição”, de Oberom Silva

(Documentário – 109 min – 12 anos – Brasil, Índia – 2022 – Maha)

17/03 e 19/03 às 15h40

Sinopse: O documentário Muco: Contradição na Tradição apresenta dois irmãos brasileiros que viajam à Índia a fim de entender primeiros princípios éticos do Yoga (Yamas) e as implicações que esta prática milenar tem em nossa sociedade. Do norte da Índia ao sul, da costa oeste à costa leste, a equipe viajou por quatro meses visitando centros espirituais (ashrams), eventos populares, lugares considerados sagrados para a fé local e documentando pontos sensíveis que afetam a saúde da população por conta da degradação ambiental. Ao longo da jornada desvelam-se verdades ocultas da Índia que colocam em xeque a própria tradição do Yoga.

Curiosidades: Austria international Film Festival & Docs Without Borders Film Festival

Direção: Oberom Silva / Produção: Céu Bittencourt, Oberom Silva e Orlando Chavatta

INFORMAÇÕES

O Circuito de Cinema traz para a tela da Sala Cinefilia, espaço dedicado ao cinema na Arthousebc, filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz no circuito brasileiro de salas de cinema. A programação fica disponível ao público de quinta-feira a domingo, em diferentes horários com foco na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.

Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC

Ingressos Circuito de Cinema: R$ 30,00 (inteira) ou R$ 15,00 (meia) a venda na bilheteria do cinema

Bilheteria: de quinta a domingo das 13:30 às 22:00 / Dinheiro, Débito ou Crédito

Realização: Arthousebc / Comunica