
Estreia uma adaptação do livro de Clarice Lispector, “O Livro dos Prazeres” de Marcela Lordy com interpretação de Simone Spoladore e Javier Drolas. As personagens e a direção feminina, em um filme livremente inspirado na obra de uma autora mulher, aborda justamente os prazeres femininos de uma maneira ainda pouco vista nos cinemas.
Seguem em cartaz: “Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu”, de Carlos Jardim, documentário que relata o dia em que a cantora Maria Bethânia completou 55 anos, e o esperado “Il Bucco”, de Michelangelo Framartino, traz uma narrativa que explora desde o mais alto edifício da Europa até a caverna mais profunda no interior da Calabria. “Marte Um”, filme do brasileiro Gabriel Martins indicado ao Oscar pelo Brasil. O filme estrelado pela duas vezes ganhadora do Oscar Emma Thompson, “Boa Sorte, Leo Grande” de Sophie Hyde. “Memória”, de Apichatpong Weerasethakul, um mistério metafísico deslumbrante cujos bombardeios cósmicos reverberam com o peso da história, memória e identidade. “A Viagem de Pedro”, filme de Laís Bodanzky que narra a história de Dom Pedro I em crise, durante sua fuga do Brasil para Portugal. “Crimes do Futuro”, do cultuado diretor David Cronenberg, apresenta uma ficção científica que olha para um futuro muito familiar. E por fim, segue em cartaz, “Medida Provisória”, de Lárazo Ramos com Tais Araújo, Alfred Enoch e Seu Jorge no elenco, nada menos que o filme brasileiro mais esperado e festejado do ano que surpreendeu o público na tela grande do cinema.
“O Livro dos Prazeres”, de Marcela Lordy
(Drama, Romance – 99 min – 16 anos – Brasil, Argentina – 2021 – Vitrine Filmes)
22/09 e 24/09 às 21h00
Sinopse: Professora do ensino fundamental, melancólica e reservada, Lóri vive só. Uma rotina monótona entre as tarefas da escola e relacionamentos furtivos, que evidenciam sua dificuldade em construir relações com afeto. Num acaso, ela conhece Ulisses, um reconhecido professor de filosofia, argentino egocêntrico e provocador, mas que ainda não entendeu nada sobre as mulheres. É com ele que Lóri aprende a amar enfrentando sua própria solidão.
Curiosidades: As personagens e a direção feminina, em um filme livremente inspirado na obra de uma autora mulher, aborda justamente os prazeres femininos, de uma maneira ainda pouco vista nos cinemas. Prêmio de Melhor Roteiro, Melhor Interpretação para Simone Spoladore e Menção Honrosa para Fotografia (Mauro Pinheiro Júnior) no Festival de Cinema de Vitória
Direção: Marcela Lordy / Roteiro: Josefina Trotta e Marcela Lordy / Elenco: Simone Spoladore (Lóri), Javier Drolas (Ulisses), Felipe Rocha (Davi), Gabriel Stauffer (Carlos), Martha Nowill (Luciana) e Teo Almeida (Otto) / Direção de Fotografia: Mauro Pinheiro Jr / Direção de Arte: Iolanda Teixeira / Montagem: Rosário Suárez / Som: Federico Billordo
“Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu”, de Carlos Jardim
(Documentário – 100 min – Livre – Brasil – 2022 – Arteplex)
22/09 e 24/09 às 15h40
Sinopse: Em um depoimento inédito e exclusivo gravado no teatro do Hotel Copacabana Palace, a cantora Maria Bethânia, que completou 55 anos de carreira em 2020, fala sobre assuntos importantes na sua trajetória. O documentário conta com a participação da atriz Fernanda Montenegro, que narra cinco textos marcantes de autores como Ferreira Gullar e Caio Fernando Abreu, sobre Bethânia, ilustrados com imagens de fãs e de arquivo, além de registros raros de ensaios e shows da cantora.
Curiosidades: Mesmos responsáveis por vencerem o Emmy Internacional de 2011 pela cobertura do Jornal Nacional na ocupação do Conjunto de Favelas do Alemão, no Rio de Janeiro.
“Il Bucco”, de Michelangelo Framartino
(Drama – 93 min – Itália – 2021 – Zeta Filmes)
22/09 e 24/09 às 17h30
Sinopse: No fundo do Abismo Bifurto, 700 metros dentro da terra, é alcançado pela primeira vez. Os exploradores passam despercebidos dos habitantes da cidade local, mas não pelo pastor do planalto Pollino, onde sua vida solitária e rotineira começa a entrelaçar com a dos viajantes.
Curiosidades: Festival de Nova York 2021, 8 Festa do Cinema Italiano 2022, Festival de Tóquio 2021.
Direção: Michelangelo Framartino / Elenco: Claudia Candusso, Paolo Cossi, Mila Costi, Carlos José Crespo, Jacopo Elia / Roteiro: Michelangelo Framartino, Giovanna Giuliani / Direção de Fotografia: Renato Berta / Produção: Philippe Bober / Som: Paolo Benvenuti / Montagem: Benni Atria / Direção de Arte: Asiyat Gamzatova
“Memória”, de Apichatpong Weerasethakul
(Drama – 136min – 12 anos – Colômbia – 2021 – O2 Play)
23/09 e 25/09 às 21h00
Sinopse: Em Memória, Jessica, uma fazendeira de orquídeas escocêsa, vai visitar sua irmã em Bogotá. Em uma manhã, Jessica é acordada por um som familiar, uma bola de pedra caindo no metal. Esse som assustador interrompe seu sono por dias, questionando sua identidade. O som, que aparentemente apenas Jessica consegue ouvir, carrega uma beleza em seu profundo que faz parte do cenário de Bogotá. Aqui, Jessica compartilha histórias com Hernan, um pescador que conta sobre o passado, o futuro e memórias daqueles que já se foram.
Curiosidades: Ganhador do Prêmio do Júri em Cannes, Memoria é um mistério metafísico deslumbrante cujos bombardeios cósmicos reverberam com o peso da história, memória e identidade.
Direção: Apichatpong Weerasethakul / Elenco: Tilda Swinton, Jeanne Balibar.
“A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzki
(Drama, Biográfico – 105 min – 14 anos – Brasil, Portugal – 2021 – Vitrine Filmes)
23/09 e 25/09 às 15h30
Sinopse: 1831, Pedro, o ex imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão que usurpou seu reino em Portugal. O filme se passa no Oceano Atlântico, a bordo de uma fragata inglesa na qual se misturam membros da corte, oficiais, serviçais e escravizados, numa babel de línguas e de posições sociais. Pedro se vê doente e inseguro. Entra na embarcação em busca de um lugar e uma pátria. Em busca de si mesmo.
Curiosidades: Melhor Filme da América no Septimus Awards, 2022 (Holanda).
Marcela Lordy / Roteiro: Laís Bodanzky / Elenco: Cauã Reymond, Luise Heyer, Victoria Guerra, Isabél Zuaa, Rita Wainer, Francis Magee, Welket Bunguê, João Lagarto, Luísa Cruz, Isac Graça, Luiza Gattai, Dirce Thomas, Marcial Mancome, Sergio Laurentino, Calvin Denangowe / Direção de Fotografia: Pedro J. Marquez / Direção de Arte: Adrian Cooper / Montagem: Eduardo Gripa / Som: Jorge Rezende, Miguel Moraes Cabral
“Crimes do Futuro”, de David Cronenberg
(Ficção científica, Suspense, Terror, Drama – 107 min – 14 anos – Canadá, Grécia, França, Reino Unido – 2021 – O2 Play)
22/09 e 24/09 às 19h10
Sinopse: Em um futuro próximo, os humanos terão que aprender a conviver e se adaptar ao seu ambiente sintético. Isso faz com que a espécie tenha que ir mais além do que seu estado natural e ir para metamorfose, o que causa uma mudança em seu DNA. Enquanto alguns abraçam o potencial ilimitado do trans-humanismo, outros tentam policiá-lo. De qualquer modo, a Síndrome da Evolução Acelerada está se espalhando rapidamente. Saul Tenser é um artista mundialmente amado que abraçou esse novo estado de ser, resultando em alterações no seu corpo, como novos orgãos. Junto com Caprice, Tenser transformou a remoção desses órgãos em um espetáculo para seus fiéis seguidores se maravilharem no teatro em tempo real. Com uma subcultura e uma sociedade obcecada pelo artista, Timlin, uma investigadora do National Organ Registry, rastreia cautelosamente seus movimentos, e deseja usar a notoriedade de Saul para espalhar para o mundo as consequências desse experimento.
Curiosidades: Filme indicado no Festival de Cannes, Foi o primeiro filme de David Cronenberg em trinta e cinco anos a não ter sua irmã Denise Cronenberg servindo como figurinista. Denise faleceu no verão de 2020.
Direção: David Cronenberg / Roteiro: David Cronenberg / Elenco: Viggo Mortensen, Léa Seydoux, Scott Speedman, Kristen Stewart, Welket Bungué, Don McKellar / Direção de Arte: Dimitris Katsikis / Montagem: Christopher Donaldson / Som: Howard Shore
“Marte Um”, de Gabriel Martins
(Drama – 115 min – 16 anos – Brasil – 2022 – Embaúba Filmes)
23/09 e 25/09 às 19h00
Sinopse: A família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente extremista de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.
Curiosidades: Vencedor Prêmios do Público, Melhor Filme Narrativo de Gabriel Martins no San Francisco International Film Festival 2022.
Direção: Gabriel Martins / Roteiro: Gabriel Martins / Elenco: Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Souza / Direção de Fotografia: Leonardo Feliciano / Direção de Arte: ? / Montagem: Gabriel Martins, Thiago Ricarte / Som: Daniel Simitan
“Boa Sorte, Leo Grande” de Sophie Hyde
(Comédia – 94 min – 16 anos – Reino Unido – 2022 – Paris)
23/09 e 25/09 às 17h20
Sinopse: Nancy, professora aposentada interpretada pela premiada Emma Thompson, resolve romper com seus tabus. Para se redescobrir, ela contrata o jovem Leo Grande, interpretado por Daryl McCormack, um profissional do sexo. E a história se desenrola quando Nancy revela nunca ter tido um orgasmo ou uma relação íntima com prazer, pois seu casamento era estável, mas chato e sem emoção. Superar essas barreiras internas será necessário muito mais do que uma sessão com seu “terapeuta sexual”.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: Boa sorte, Leo Grande retrata sobre a quebra de tabus, ênfase no prazer feminino e conexão humana. Emma Thompson e Daryl McCormack dão vida a Nancy e Leo, onde o telespectador vivencia a profunda conexão e excelente atuação entre os dois.
Direção: Sophie Hyde / Roteiro: Katy Brand / Música: Stephen Rennicks / Elenco: Emma Thompson e Daryl McCormack / Produção: Adrian Politowski e Debbie Gray / Fotografia: Bryan Mason
“Medida Provisória”, de Lárazo Ramos
(Drama – 81 min – 14 anos – Brasil – 2020 – Elo Company)
24/09 e 25/09 às 14h00
Sinopse: Em um futuro próximo distópico no Brasil, um governo autoritário ordena que todos os cidadãos afrodescendentes se mudem para a África – criando caos, protestos e um movimento de resistência clandestino que inspira a nação.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: Baseado na peça “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação
Direção: Lázaro Ramos / Roteiro: Luisa Silvestre, Lázaro Ramos, Aldir Anunciação, Elísio Lopes Jr / Direção de Fotografia: Adrian Teijido / Trilha Sonora: Bernardo Adeodato / Montagem: Diana Vasconcellos
INFORMAÇÕES
O Circuito de Cinema traz para a tela da Sala Cinefilia, espaço dedicado ao cinema na Arthousebc, filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz no circuito brasileiro de salas de cinema. A programação fica disponível ao público de quinta-feira a domingo, em diferentes horários com foco na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.
Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC
Ingressos Circuito de Cinema: R$ 30,00 (inteira) ou R$ 15,00 (meia) a venda na bilheteria do cinema
Bilheteria: de quarta a domingo das 16:00 às 22:00 / Dinheiro, Débito ou Crédito
Realização: Arthousebc / Comunica