
“O Território”, de Alex Pritz tem produção de Darren Aronofsky.
Estreia o filme “O Território” de Alex Pritz, sobre uma rede de agricultores brasileiros que se apodera de uma área protegida na floresta tropical amazônica e um jovem líder indígena e seu mentor que lutam para defender a terra e um grupo isolado que vive nas profundezas da selva.
Quebrando recorde de permanência, segue em cartaz, “Medida Provisória”, de Lárazo Ramos com Tais Araújo, Alfred Enoch e Seu Jorge no elenco, filme brasileiro mais festejado do ano.
Seguem em cartaz os filmes:
A adaptação do livro de Clarice Lispector, “O Livro dos Prazeres” de Marcela Lordy com interpretação de Simone Spoladore e Javier Drolas.
“Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu”, de Carlos Jardim, documentário que relata o dia em que a cantora Maria Bethânia completou 55 anos.
“Marte Um”, filme do brasileiro Gabriel Martins indicado ao Oscar pelo Brasil.
“Enquanto Estamos Aqui” que conta a história de Lamis, uma libanesa que acaba de se mudar para Nova Iorque e Wilson, um brasileiro que vive ilegal há 10 anos na mesma cidade.
“Fé e Fúria”, trata-se de um documentário urgente, que vai dar muito o que falar, num momento em que as questões trazidas pelo filme estão cada vez mais em pauta.
“A Queda” é um thriller de tirar o fôlego que acompanha duas mulheres que escalam uma torre de 600 metros de altura.
“O Território”, de Alex Pritz
(Documentário – 83 min – 12 anos – Brasil – 2022 – O2 Play)
20/10 e 22/10 às 21h30
Sinopse: Em O Território, o povo indígena Uru-eu-wau-wau viu sua população diminuir e sua cultura ser ameaçada desde o contato com os brancos brasileiros. Embora prometida a autonomia sobre seu território de floresta tropical, eles enfrentaram incursões ilegais de extração de madeira e mineração ambientalmente destrutiva e, mais recentemente, invasões de grilagem de terras, estimuladas por políticos de direita como o presidente Jair Bolsonaro. Tendo o desmatamento como consequência, o problema se tornou global. Com acesso inédito e coproduzido pela comunidade Uru-eu-wau-wau, o documentário coloca o público no centro desse conflito. Jovens líderes indígenas e ativistas ambientais arriscam suas vidas para defender a floresta, montando sua própria equipe de mídia independente, usando a tecnologia para expor a verdade e revidar.
Curiosidades: Do mesmo diretor de My Dear Kyrgyzstan (2019).
Direção: Alex Pritz / Elenco: Neidinha Bandeira, Bitaté Uru Eu Wau Wau / Roteiro: Alex Pritz / Direção de Fotografia: Tangãi Uru-eu-wau-wau / Produção: Darren Aronofsky / Som: Katya Mihailova / Montagem: Carlos Rojas, Alex Pritz / Direção de Arte: Hodja Diallo Berlev
“Fé e Fúria”, de Marcos Pimentel
(Documentário – 104 min – 14 anos – Brasil – 2019 – Embaúba)
21/10 e 23/10 às 14h00
Sinopse: Uma investigação sobre “traficantes evangélicos” e o quanto a mistura entre religião e poder provoca conflitos entre moradores e gera intolerância às religiões de matriz africanas em comunidades e subúrbios do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.
Curiosidades: O filme teve sua World Premiere no IDFA – International Documentary Film Festival Amsterdam
trailer – Fé e Fúria from Embaúba Filmes on Vimeo.
“Enquanto Estamos Aqui”, de Clarissa Campolina e Luiz Pretti
(Docufic – 77 min – 12 anos – Brasil – 2019 – Arteplex)
21/10 e 23/10 às 21h30
Sinopse: Lamis e Wilson são imigrantes em Nova Iorque. Ela, que acaba de se mudar para os EUA, fala das suas impressões e experiências sobre o lugar. Lá, ela conhece Wilson, brasileiro, que já mora na cidade há dez anos, ilegalmente. Os dois mantêm um relacionamento que não é de fato mostrado para o espectador, mas sim, narrado.
“A Queda”, de Scott Mann
(Thriller – 107min – 12 anos – Estados Unidos – 2022 – Paris Filmes)
21/10 e 23/10 às 19h45
Sinopse: Becky e Hunter são apaixonadas por adrenalina e acreditam que a vida deve ser vivida ao extremo. Devido a um trauma do passado, elas deram um tempo de um de seus passatempos favoritos: escaladas. Buscando se reconectar com o que mais amam, elas decidem escalar uma torre de tv abandonada com mais de 600 metros de altura. O plano parecia perfeito, mas as duas não contavam que ficariam presas nas alturas e sem qualquer sinal de habitação e de celular.
Direção: Andradina Azevedo, Dida Andrade / Elenco: Isabel Fillardis, Bukassa Kabengele, Nelson Freitas / Roteiro: Andradina Azevedo, Dida Andrade / Direção de Fotografia: Rafael Giuliano / Produção: Mariza Leão / Som: Yron Batista / Montagem: Maria Rezende
“O Livro dos Prazeres”, de Marcela Lordy
(Drama, Romance – 99 min – 16 anos – Brasil, Argentina – 2021 – Vitrine Filmes)
20/10 e 22/10 às 19h45
Sinopse: Professora do ensino fundamental, melancólica e reservada, Lóri vive só. Uma rotina monótona entre as tarefas da escola e relacionamentos furtivos, que evidenciam sua dificuldade em construir relações com afeto. Num acaso, ela conhece Ulisses, um reconhecido professor de filosofia, argentino egocêntrico e provocador, mas que ainda não entendeu nada sobre as mulheres. É com ele que Lóri aprende a amar enfrentando sua própria solidão.
Curiosidades: As personagens e a direção feminina, em um filme livremente inspirado na obra de uma autora mulher, aborda justamente os prazeres femininos, de uma maneira ainda pouco vista nos cinemas. Prêmio de Melhor Roteiro, Melhor Interpretação para Simone Spoladore e Menção Honrosa para Fotografia (Mauro Pinheiro Júnior) no Festival de Cinema de Vitória
Direção: Marcela Lordy / Roteiro: Josefina Trotta e Marcela Lordy / Elenco: Simone Spoladore (Lóri), Javier Drolas (Ulisses), Felipe Rocha (Davi), Gabriel Stauffer (Carlos), Martha Nowill (Luciana) e Teo Almeida (Otto) / Direção de Fotografia: Mauro Pinheiro Jr / Direção de Arte: Iolanda Teixeira / Montagem: Rosário Suárez / Som: Federico Billordo
“Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu”, de Carlos Jardim
(Documentário – 100 min – Livre – Brasil – 2022 – Arteplex)
20/10 e 22/10 às 18h00
Sinopse: Em um depoimento inédito e exclusivo gravado no teatro do Hotel Copacabana Palace, a cantora Maria Bethânia, que completou 55 anos de carreira em 2020, fala sobre assuntos importantes na sua trajetória. O documentário conta com a participação da atriz Fernanda Montenegro, que narra cinco textos marcantes de autores como Ferreira Gullar e Caio Fernando Abreu, sobre Bethânia, ilustrados com imagens de fãs e de arquivo, além de registros raros de ensaios e shows da cantora.
Curiosidades: Mesmos responsáveis por vencerem o Emmy Internacional de 2011 pela cobertura do Jornal Nacional na ocupação do Conjunto de Favelas do Alemão, no Rio de Janeiro.
“Marte Um”, de Gabriel Martins
(Drama – 115 min – 16 anos – Brasil – 2022 – Embaúba Filmes)
20/10 e 22/10 às 16h00
21/10 e 23/10 às 16h00
Sinopse: A família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente extremista de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.
Curiosidades: Vencedor Prêmios do Público, Melhor Filme Narrativo de Gabriel Martins no San Francisco International Film Festival 2022.
Direção: Gabriel Martins / Roteiro: Gabriel Martins / Elenco: Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Souza / Direção de Fotografia: Leonardo Feliciano / Direção de Arte: ? / Montagem: Gabriel Martins, Thiago Ricarte / Som: Daniel Simitan
“Medida Provisória”, de Lárazo Ramos
(Drama – 81 min – 14 anos – Brasil – 2020 – Elo Company)
20/10 e 22/10 às 14h20
21/10 e 23/10 às 18h00
Sinopse: Em um futuro próximo distópico no Brasil, um governo autoritário ordena que todos os cidadãos afrodescendentes se mudem para a África – criando caos, protestos e um movimento de resistência clandestino que inspira a nação.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: Baseado na peça “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação
Direção: Lázaro Ramos / Roteiro: Luisa Silvestre, Lázaro Ramos, Aldir Anunciação, Elísio Lopes Jr / Direção de Fotografia: Adrian Teijido / Trilha Sonora: Bernardo Adeodato / Montagem: Diana Vasconcellos
INFORMAÇÕES
O Circuito de Cinema traz para a tela da Sala Cinefilia, espaço dedicado ao cinema na Arthousebc, filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz no circuito brasileiro de salas de cinema. A programação fica disponível ao público de quinta-feira a domingo, em diferentes horários com foco na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.
Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC
Ingressos Circuito de Cinema: R$ 30,00 (inteira) ou R$ 15,00 (meia) a venda na bilheteria do cinema
Bilheteria: de quinta a domingo das 13:30 às 22:00 / Dinheiro, Débito ou Crédito
Realização: Arthousebc / Comunica