CIRCUITO DE CINEMA – 20/04 A 23/04

A programação dessa semana conta com duas estréias super especiais, confira:

 

O filme “Close” traz um retrato sincero sobre a adolescência e os resultados que o preconceito pode trazer para a vida de uma pessoa e de sua família.

O emocionante “Aftersun” aborda a relação de pai e filha em uma atmosfera nostálgica, de modo em que as memórias da protagonista ganham um novo significado ao perceber que o pai que tanto amava, na verdade, também tinha um lado misterioso.

Seguem em cartaz:

“O Colibri”, romance vencedor do prestigioso Prêmio Strega, é uma história de resiliência e coragem narrando a trajetória de vida de Marco.

O cinema do norte chegou com “Noites Alienígenas” que expõe uma Amazônia urbana, em meio a modernidade que insiste em negar a floresta.

“A Garota Radiante”, é o primeiro longa de Sandrine Kimberlain, que apresenta personagens que vivem em um mundo romântico e inocente que está prestes a deixar de existir.

“Medusa”, da diretora estreante Anita Rocha da Silveira, chama a atenção com uma narrativa que une mitologia e o horror de viver nos tempos atuais.

“O Rio do Desejo”, dirigido por Sérgio Machado, adapta para o cinema o livro de Milton Hatoum e coloca grandes atores como Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira, Gabriel Leone e Rômulo Braga.

“Aftersun”, de Charlotte Wells

(Drama – 102 min – 14 anos – 2022 – Reino Unido, Estados Unidos – Mubi)

20/04 e 22/04 às 18h55

Sinopse: Em um resort decadente, Sophie, de 11 anos, aproveita o raro tempo com seu pai amoroso e idealista, Calum. Vinte anos depois, as lembranças de Sophie de suas últimas férias se tornam um retrato poderoso e doloroso do relacionamento deles.

Curiosidades: Cannes Film Festival, Toronto International Film Festival e International Film Festival Rotterdam

Direção: Charlotte Wells. / Roteiro: Charlotte Wells. / Elenco: Paul Mescal, Franckie Corio, Celia Rowlson-Hall, Sally Messham, Spike Fearn, Ethan Smith, Roby Tomphson. / Produção: Adele Romanski, Lizzie Francke, Amy Jackson, Barry Jenkins, Tim Headington, Lia Buman / Direção de Fotografia: Gregory Oke. / Montagem: Blair McClendon / Música: Oliver Coates.

“Close”, de Lukas Dhont

(Drama – 104 min – 10 anos – Bélgica, Holanda – 2023 – Mubi)

20/04 e 23/04 às 20h40

Sinopse: Com 13 anos, Léo e Rémi são inseparáveis; eles passam cada momento juntos, brincando nos campos de flores e dormindo na casa um do outro. Porém, ao começarem um novo ano letivo, as pressões do início da adolescência desafiam seu vínculo com consequências inesperadas e significativas.

Curiosidades: O filme foi inscrição oficial da Bélgica para a categoria de ‘Melhor Longa-Metragem Internacional’ do 95º Oscar em 2023. No final das contas, foi indicado ao Oscar.

Lukas Dhont / Roteiro: Lukas Dhont, Angelo Tijssens / Elenco: Eden Dambrine, Gustav De Waele, Emilie Dequenne / Produção: Dirk Impens / Direção de Fotografia: Frank van den Eeden / Direção de Arte: Ruben Hermans / Montagem: Alain Dessauvage / Som: Vincent Sinceretti, Yanna Soentjens / Trilha Sonora: Valentin Hadjadj

“O Colibri”, de Francesca Archibugi

(Drama – 126 min – 14 anos – França, Itália – 2023 – Pandora)

13/04 e 15/04 às 20h45

Sinopse: A história da vida de Marco Carrera, conhecido como “Colibri”, uma vida de coincidências fatídicas, perdas e amores absolutos. É a história da força ancestral da vida, da luta árdua que todos fazemos para resistir ao que às vezes parece insustentável. Mesmo com as poderosas armas da ilusão, da felicidade e da alegria.

Curiosidades: Em 2020, o romance ganhou o prestigioso Prêmio Strega.

Direção: Francesca Archibugi / Roteiro: Francesca Archibugi, Laura Paolucci / Elenco: Pierfrancesco Favino, Kasia Smutniak, Bérénice Bejo, Nanni Moretti / Produção: Domenico Procacci / Direção de Fotografia: Luca Bigazzi / Direção de Arte: Claudio Stefani / Montagem: Esmeralda Calabria / Som: Dario Pasquale / Trilha Sonora: Battista Lena

“Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho

(Drama – 91 min – 16 anos – Brasil – 2023 – Vitrine)

13/04 e 15/04 às 19h00

Sinopse: “Noites Alienígenas” expõe uma Amazônia urbana, onde a ancestralidade dos povos tradicionais resiste à contemporaneidade que insiste em negar a floresta. Com elementos narrativos fantasiosos, o longa apresenta a história de três personagens da periferia de Rio Branco, impactados pelo conflito entre facções criminosas e pela violência urbana, que, nos últimos dez anos, quase triplicou o assassinato de crianças e jovens no Estado do Acre.

Curiosidades: Noites Alienígenas é o primeiro filme acreano a estrear em salas de cinema de todo o Brasil. A obra é inspirada no romance de mesmo nome escrito por Sérgio de Carvalho.

Direção: Sérgio de Carvalho / Roteiro: Camilo Cavalcante, Rodolfo Minari e Sérgio de Carvalho / Elenco: Gabriel Knoxx, Adanilo, Gleici Damasceno, Chico Diaz, Joana Gatis, Chica Arara, Bimi Huni Kuin, Duace, Jefferson Xavier e Kika Sena / Produção: Pedro von Krüguer, Sérgio de Carvalho, Karla Martins / Direção de Fotografia: Pedro von Krüguer / Direção de Arte: Alonso Pafyeze / Montagem: André Sampaio / Som: Pedro de Sá Earp / Trilha Sonora: Bernardo Gebara

“A Garota Radiante”, de Sandrine Kiberlain

(Drama – 98 min – 14 anos – França – 2021 – Pandora)

14/04 e 16/04 às 19h00

Sinopse: Irene é uma jovem judia de 19 anos cheia de energia. Sua família a observa descobrir o mundo, seus amigos, seu novo amor e sua paixão pelo teatro. Irene quer ser atriz e vive a vida com a despreocupação característica da juventude. Porém, ela não sabe que seus dias podem estar contados.

Curiosidades: É o primeiro longa dirigido por Sandrine Kiberlain.

Direção: Sandrine Kiberlain / Roteiro: Sandrine Kiberlain / Elenco: Rebecca Marder, André Marcon, Anthony Bajon, Françoise Widhoff, India Hair / Produção: Olivier Delbosc, Pauline Duhault / Direção de Fotografia: Guillaume Schiffman / Direção de Arte: Cristina Teulier / Montagem: François Gédigier / Som: Jean-Pierre Duret, Cyril Holtz / Trilha Sonora: Patrick Desremaux, Marc Marder

“Medusa”, de Anita Rocha da Silveira

(Fantasia, Terror – 128 min – 16 anos – Brasil – 2023 – Vitrine)

14/04 e 16/04 às 20h45

Sinopse: Há muitos e muitos anos, a bela Medusa foi severamente punida por Atena, a deusa virgem, por não ser mais pura. Hoje, a jovem Mariana pertence a um mundo em que deve se esforçar ao máximo para manter a aparência de uma mulher perfeita. Para não caírem em tentação, ela e suas amigas se esforçam ao máximo para controlar tudo e todas à sua volta. Porém, há de chegar o dia em que a vontade de gritar será mais forte.

Curiosidades: Recebeu prêmios em festivais como Sitges Film Festival (Melhor Direção), Tromsø Int. Film Festival (Melhor Filme), IndieLisboa (Prêmio Especial do Júri), Raindance Film Festival (Melhor Filme Internacional), Palm Springs Int. Film Festival (Menção Honrosa). No Brasil, o filme foi o grande vencedor da Première Brasil do Festival do Rio, com os prêmios de Melhor Filme, além de ter recebido os prêmios de Melhor Direção e Melhor Atriz Coadjuvante para Lara Tremouroux.

Direção: Anita Rocha da Silveira / Roteiro: Anita Rocha da Silveira / Elenco: Mari Oliveira, Lara Tremourox, Joana Medeiros, Felipe Frazão, Thiago Fragoso, Bruna Linzmeyer, Carol Romano / Produção: Mayra Faour Auad, Tarcila Jacob, Vania Catani, Fernanda Thuran / Direção de Fotografia: João Atala / Direção de Arte: Dina Salem Levy / Montagem: Marilia Moraes / Som: Bernardo Uzeda, Evandro Lima / Trilha Sonora: Bernardo Uzeda

“O Rio do Desejo”, Sergio Machado

(Drama, Romance – 107 min – 16 anos – Brasil – 2023 – Gullane)

13/04 e 15/04 às 17h00

Sinopse: Ao se apaixonar pela bela e misteriosa Anaíra, Dalberto abandona seu trabalho na polícia e se torna comandante de um barco. O casal passa a viver na casa que Dalberto divide com os dois irmãos, às margens do Rio Negro, mas quando Dalberto é obrigado a se arriscar em uma longa viagem rio acima, desejos proibidos vêm à tona. Enquanto Dalmo, o irmão mais velho, luta para controlar a atração que sente pela cunhada, Anaíra e Armando, o caçula, se aproximam. A volta de Dalberto reúne, sob o mesmo teto, os três irmãos apaixonados pela mesma mulher.

Curiosidades: O filme é inspirado no conto “O Adeus do Comandante” de Milton Hatoum

Direção: Sergio Machado / Roteiro: Sergio Machado, George Walker Torres, Maria Camargo, Milton Hatoum / Elenco: Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira, Gabriel Leone, Rômulo Braga, Jorge Paz, Coco Chiarella / Produção: Rodrigo Castellar, Pablo Torrecillas, Caio Gullane, Fabiano Gullane, Ana Saito, Daniela Antonelli Aun / Direção de Fotografia: Adrian Tejido / Direção de Arte: Adrian Cooper / Montagem: Ricardo Farias / Som: Luciano Raposo / Trilha Sonora: Beto Villares

INFORMAÇÕES

O Circuito de Cinema traz para a tela da Sala Cinefilia, espaço dedicado ao cinema na Arthousebc, filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz no circuito brasileiro de salas de cinema. A programação fica disponível ao público de quinta-feira a domingo, em diferentes horários com foco na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.

Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC

Ingressos Antecipados:

R$ 30,00 (inteira) Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

R$ 15,00 (meia) Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Bilheteria: de quinta a domingo das 13:30 às 22:00 / Dinheiro, Débito ou Crédito

Realização: Arthousebc / Comunica