
Estreia o primeiro longa-metragem do diretor polonês Piotr Domalewski, “Eu Não Choro”, que fala das dificuldades enfrentadas por famílias separadas pela emigração, especialmente na vida de trabalhadores poloneses no exterior.
Seguem em cartaz no Circuito de Cinema da Arthousebc, os filmes: “Garota Inflamável”, uma narrativa que surpreendente com a rebeldia de seus personagens e nos convida a refletir sobre como lidamos com nosso tempo. O brasileiro “De Repente Drag” é uma comédia imperdível para todos aqueles que querem saber mais sobre representatividade, mas não querem perder boas risadas. O filme estrelado pela duas vezes ganhadora do Oscar Emma Thompson, a comédia “Boa Sorte, Leo Grande” de Sophie Hyde, tem muito a agregar a vida pessoal de quem quiser assistir e se divertir de maneira inteligente. O brasileiro “Casa de Antiguidades”, filme selecionado para prestigiado Festival de Cannes e vencedor de diversos prêmios em diferentes festivais internacionais, chega a tela da Arthousebc com exclusividade. O documentário “Amigo Secreto” da consagrada diretora Maria Augusta Ramos, mesma diretora de “O Processo”, investiga a credibilidade da Operação Lava Jato. E por fim “Medida Provisória”, de Lárazo Ramos com Tais Araújo, Alfred Enoch e Seu Jorge no elenco, nada menos que o filme brasileiro mais esperado e festejado do ano que surpreendeu o público na tela grande do cinema.
Na Sessão Vitrine, com preço promocional de apenas 15 inteira e 7,5 meia, o ótimo “Virar Mar”, de Philipp Hartmann e Danilo Carvalho, um documentário que coloca em questão diversos paradigmas de nossa atual sociedade.
“Eu Não Choro”, de Piotr Domalewski
(Drama – 99 min – 14 anos – Polônia, Irlanda – 2020 – Arteplex)
11/08 e 13/08 às 21h00
12/08 e 14/08 às 19h15
Sinopse: OLKA, uma adolescente de índole íntegra de uma pequena cidade da Polônia, ajuda a mãe a cuidar do irmão deficiente, enquanto o pai trabalha em uma construção em Dublin. OLKA aguarda seus 18 anos para ganhar o carro que seu pai lhe prometera, mas ele morre em um acidente. Responsável por resolver todos os trâmites do seu funeral, ela viaja à Irlanda, onde é surpreendida por verdades inesperadas.
Curiosidades: O roteiro é inspirado em uma história de pessoas muito próximas do diretor Piotr Domalewski. O fato de saber de uma adolescente que enfrentou uma tragédia em um ambiente totalmente desconhecido o motivou, porque ele mesmo passou anos tentando se comunicar com seu pai quando este estava apenas preocupado em garantir as necessidades materiais da família. Segundo o diretor, “no íntimo, a história de Olka é também sobre todos nós. A experiência de solidão em um mundo acelerado, a consciência de oportunidades perdidas e laços familiares afetados faz parte da vida de muitas pessoas, independente de nacionalidade ou idade”.
Piotr Domalewski / Elenco: Zofia Stafiej, Kinga Preis, Arkadiusz Jakubik, Dawid Tulej, Cosmina Stratan, Nigel O’neil, Shane Casey, David Pearse e Donncha Crowley
“Garota Inflamável”, de Elisa Mishto
(Comédia Dramática – 91 min – 16 anos – Alemanha, Itália – 2022 – Pandora)
11/08 e 13/08 às 19h15
Sinopse: A perspicaz e mimada Julie é uma jovem com seu próprio manifesto: fazer nada. Não trabalha, não estuda, não tem amigos. Agnes é uma enfermeira casada e mãe de uma filha que se encaixa nas expectativas da sociedade sem pensar muito no tema…Até que ela conhece Julie. Juntas, elas começam uma rebelião que vai levá-las ao limite dos seus respectivos mundos.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: “O primeiro longa de Elisa Mishto compõe um universo e um personagem impenetráveis com os quais, de repente, encontramos pontos em comum graças a sua habilidade cinematográfica.” Cineuropa
Direção: Elisa Mishto / Elenco: Katharina Schüttler, Martin Wuttke e Natalia Belitski
“De Repente Drag”, de Rafaela Gonçalves
(Comédia – 103 min – 16 anos – Brasil – 2022 – Elo Company)
12/08 e 14/08 às 17h30
Sinopse: Cansado de ser piada na emissora que trabalha, o réporter e jornalista Julião Siqueira decide mudar de emprego e vida. Ele acaba conhecendo a drag Lohanny, que está envolvida em um caso de tráfico de pessoas. Ao ver a drag, o repórter pode ter finalmente encontrado o que tanto procurava, mas antes de cair de queixo em tudo, Julião precisa primeiro entrar no universo das drags e aprender grandes lições.
Rafaela Gonçalves / Roteiro: Rafaela Gonçalves / Elenco: Ruan do Vale, Mariana Brennand Fortes, Silvero Pereira / Direção de Fotografia: Roman Lechapelier / Direção de Arte: Lais Fonseca / Montagem: Rafaela Gonçalves / Som: João Simas
“Boa Sorte, Leo Grande” de Sophie Hyde
(Comédia – 94 min – 16 anos – Reino Unido – 2022 – Paris)
11/08 e 13/08 às 17h30
12/08 e 14/08 às 21h00
Sinopse: Nancy, professora aposentada interpretada pela premiada Emma Thompson, resolve romper com seus tabus. Para se redescobrir, ela contrata o jovem Leo Grande, interpretado por Daryl McCormack, um profissional do sexo. E a história se desenrola quando Nancy revela nunca ter tido um orgasmo ou uma relação íntima com prazer, pois seu casamento era estável, mas chato e sem emoção. Superar essas barreiras internas será necessário muito mais do que uma sessão com seu “terapeuta sexual”.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: Boa sorte, Leo Grande retrata sobre a quebra de tabus, ênfase no prazer feminino e conexão humana. Emma Thompson e Daryl McCormack dão vida a Nancy e Leo, onde o telespectador vivencia a profunda conexão e excelente atuação entre os dois.
Direção: Sophie Hyde / Roteiro: Katy Brand / Música: Stephen Rennicks / Elenco: Emma Thompson e Daryl McCormack / Produção: Adrian Politowski e Debbie Gray / Fotografia: Bryan Mason
“Casa de Antiguidades”, de João Paulo Miranda Maria
(Drama – 87 min – 16 anos – Brasil, França – 2020 – Pandora Filmes)
11/08 e 13/08 às 16h00
Sinopse: Para escapar de um bloqueio criativo, Max, um famoso romancista, muda-se para uma casa perto de uma pequena, isolada e estranha vila. Logo, muitas ideias começam a surgir, mas não da maneira que o escritor esperava. À medida que aumenta a sensação de estar em contato com histórias (e não com pessoas), ele percebe o misterioso aparecimento de páginas em sua escrivaninha, aparentemente escritas pelo antigo morador da casa. Isso é o suficiente para fazer Max levantar dúvidas sobre sua criatividade, sua sanidade e até mesmo sua existência.Em Casa de Antiguidades, Cristóvão (Antonio Pitanga), um homem mais velho, começa a trabalhar em uma moderna fábrica de laticínios no sul do Brasil. Ele se sente distante, não se identificando com a cultural local e as pessoas, sofrendo com o preconceito dos moradores da cidade. Um dia, ele descobre uma casa abandonada repleta de objetos que o lembram de suas origens. Aos poucos, Cristóvão vai se instalando pela casa, reconectando-se com sua ancestralidade. Curiosamente, mais objetos começam a aparecer sem explicação, como se o lugar tivesse vida própria.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: Vencedor da Competição de Novos Diretores do Prêmio Roger Ebert no Festival Internacional de Cinema de Chicago 2020.
Direção: João Paulo Miranda Maria / Roteiro: João Paulo Miranda Maria, Felipe Sholl / Elenco: Antonio Pitanga, Sam Louwyck, Ana Flavia Cavalcanti / Direção de Fotografia: Benjamín Echazarreta / Direção de Arte: Isabelle Bittencourt / Montagem: Benjamin Mirguet / Som: Nicolas Becker
“Virar Mar”, de Philipp Hartmann e Danilo Carvalho
*Sessão Vitrine com preço promocional de R$ 15,00
(Drama, Documentário – 115 min – 10 anos – Brasil, Alemanha – 2022 – Vitrine Filmes)
14/08 às 14h50
Sinopse: A água como metáfora física e metafísica e como pano de fundo da existência humana. Um ensaio entre documentário e ficção, entre o Sertão Brasileiro e os pântanos de Dithmarschen no norte da Alemanha. Dramas na observação do cotidiano em tempos de mudanças climáticas.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: Filmfest Hamburg, 2020 (Alemanha) World Premiere, SESSÃO VITRINE
Direção: Philipp Hartmann e Danilo Carvalho / Roteiro: Philipp Hartmann e Danilo Carvalho / Elenco: Ohannes Kirschbaum, Fernando Pimentel, Inga Richter, Larissa de Melo, Janayra Alves, Lorena Ahadzi, Jochen Picht, Angela Anzi, Astrid Adverbe, Idson Ricart, Leleda Sousa, Josafá Ferreira Duarte, Roger Ribeiro, Bernd Schoch, Jo Brauner, Friederike Kroitzsch, Severino Ferreira, Zarhi El Malek, Swantje Bues, Jürgen Warnholz, Harald Schwaldt, Carlos Gracia, Ronaldo Roger, Gisele Santos / Direção de Fotografia: Helena Wittmann / Montagem: Philipp Hartmann / Som: Larissa de Melo
“Amigo Secreto”, de Maria Augusta Ramos
(Documentário – 131 min – 12 anos – Brasil – 2022 – Vitrine Filmes)
13/08 às 14h50
Sinopse: Em 2019, um vazamento de conversas entre várias autoridades do Brasil abala a credibilidade da Operação Lava Jato. Em meio à crise, quatro jornalistas acompanham os desdobramentos do caso, numa sequência de situações que coloca a democracia brasileira em risco.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: o objetivo da trama é mostrar como uma grande operação de combate à corrupção atuou para fragilizar o sistema de justiça no Brasil.
Direção: Maria Augusta Ramos / Roteiro: Maria Augusta Ramos / Elenco: Leandro Demori, Carla Jimenez, Regiane Oliveira e Marina Rossi / Direção de Fotografia: Diego Lajst / Som: Fernando Akira / Montagem: Karen Akerman / Direção de Arte: Zeca Ferreira
“Medida Provisória”, de Lárazo Ramos
(Drama – 81 min – 14 anos – Brasil – 2020 – Elo Company)
12/08 e 14/08 às 16h00
Sinopse: Em um futuro próximo distópico no Brasil, um governo autoritário ordena que todos os cidadãos afrodescendentes se mudem para a África – criando caos, protestos e um movimento de resistência clandestino que inspira a nação.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: Baseado na peça “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação
Direção: Lázaro Ramos / Roteiro: Luisa Silvestre, Lázaro Ramos, Aldir Anunciação, Elísio Lopes Jr / Direção de Fotografia: Adrian Teijido / Trilha Sonora: Bernardo Adeodato / Montagem: Diana Vasconcellos
INFORMAÇÕES
O Circuito de Cinema traz para a tela da Sala Cinefilia, espaço dedicado ao cinema na Arthousebc, filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz no circuito brasileiro de salas de cinema. A programação fica disponível ao público de quinta-feira a domingo, em diferentes horários com foco na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.
Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC
Ingressos Circuito de Cinema: R$ 30,00 (inteira) ou R$ 15,00 (meia) a venda na bilheteria do cinema
Bilheteria: de quarta a domingo das 16:00 às 22:00 / Dinheiro, Débito ou Crédito
Realização: Arthousebc / Comunica