
Duas estréias nacionais são os destaques da programação dessa semana!
O longa “Perlimps”, de Alê Abreu, é uma encantadora aventura mágica, perfeita para toda a família. Aqui, acompanhamos os personagens Claé e Bruó, dois guerreiros rivais, em sua missão de salvar os Perlimps dos terríveis inimigos misteriosos que cercaram a Floresta Encantada.
“Paloma”, de Marcelo Gomes, filme destaque no Festival do Rio, nos apresenta a trajetória de uma agricultora trans e nordestina lidando com todas as dificuldades e preconceitos em busca de realizar o seu maior sonho: ter um casamento tradicional em uma igreja com o seu amado Zé.
Seguem em cartaz os filmes:
O filme para toda família, “As Histórias de Meu Pai”, de Jean Pierre Améris, é uma deliciosa comédia francesa que cria uma narrativa fantasiosa com um fundo histórico surpreendente.
“Andança: Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho“ exibe imagens inéditas, feitas pela própria cantora, ao longo de toda a sua carreira, nos trazendo para perto de sua vida pessoal e profissional e revelando facetas muito pouco conhecidas da cantora.
O diretor coreano Hong Sang-soo, Vencedor de Melhor Roteiro no Festival Internacional de Cinema de Berlim, nos presenteia com o filme “Encontros”, que aborda os relacionamentos humanos, em especial, os amorosos, com uma narrativa dividida em partes 3 partes durante o filme.
“Carvão” é um filme que faz retrato ácido de um Brasil onde impera a naturalização do absurdo. O primeiro longa-metragem de Carolina Markowicz, chegou ao Brasil no Festival do Rio e recebeu os troféus Redentor de melhor roteiro, atriz coadjuvante para Aline Marta e direção de arte para Marines Mencio.
“Muco: Contradição na Tradição”, de Oberon, leva expressivo público interessado no tema da tradição do yoga para as telas.
“Me Chama que Eu Vou”, sobre Sidney Magal é um ótimo documentário sobre o mítico músico.
“Marte Um”, filme do brasileiro Gabriel Martins indicado ao Oscar pelo Brasil.
“Paloma”, de Marcelo Gomes
(Drama – 104 min – 16 anos – Brasil – 2021 – Pandora)
09/03 e 11/03 às 21h20
Sinopse: Paloma, agricultora, quer um casamento tradicional em uma igreja com o namorado Zé. O padre local recusa seu pedido. Mas Paloma, uma mulher trans, vai lutar por seu sonho.
Curiosidades: Filme destaque no Festival do Rio de 2022
Direção: Marcelo Gomes / Roteiro: Marcelo Gomes, Armando Praça, Gustavo Campos / Elenco: Kika Sena, Samya de Lavor, Suzy Lopes, Ridson Reis, Nash Laila, Ana Maria Marinho, Buda Lira, Wescla Vasconcellos / Produção: Nara Aragão, João Vieira Jr. / Direção de Fotografia: Pedra de Kerchove / Montagem: Rita M. Pestana / Som: O Grivo, Gustavo Montenegro
“Perlimps”, de Alê Abreu
(Animação, Aventura – 75 min – Livre – Brasil – 2022 – Vitrine)
09/03 à 12/03 às 16h00
Sinopse: Claé e Bruó, dois agentes secretos que trabalham para reinos inimigos, são enviados para a Floresta Encantada. Eles finalmente descobriram que estão na mesma missão: salvar os Perlimps dos terríveis gigantes que cercaram a floresta.
Curiosidades: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Havana Film Festival e Rio de Janeiro International Film Festival
Direção: Alê Abreu / Roteiro: Alê Abreu / Dublagem: Giulia Benite, Stenio Garcia, Lorenzo Tarantelli / Produção: Laís Bodanzky, Luiz Bolognesi, Alê Abreu / Direção de Animação: Sandro Cleuzo / Efeitos Visuais: Alê Borges / Montagem: Alê Abreu / Som: Rafael Travassos, Luiz Adelmo Manzano, O Grivo, Nicolau Domingues / Trilha Sonora: Gustavo Montenegro
“As Histórias de Meu Pai”, de Jean Pierre Améris
(Comédia, Drama – 105 min – 14 anos – França – 2020 – Pandora)
10/03 e 12/03 às 21h20
Sinopse: André Choulans é um homem que tem diversas profissões e é idolatrado por seu filho de 12 anos, especialmente depois de se tornar conselheiro de Charles De Gaulle. Quando acha que foi traído por ele, pede ajuda ao garoto para matar o general.
Curiosidades: O filme é uma adaptação do romance “Profession du Père”, do escritor Sorj Chalandon.
Direção: Jean Pierre Améris / Roteiro: Jean Pierre Améris, Sorj Chalandon, Murielle Magellan / Elenco: Benoît Poelvoorde, Audrey Dana, Jules Lefebvres, Laurent Maurel / Produção: Olivier Delbosc / Direção de Fotografia: Pierre Milon / Montagem: Anne Souriau / Som: Quentin Sirjacq
“Andança: Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”, de Pedro Bronz
(Documentário – 115 min – Livre – Brasil – 2023 – TV Zero)
09/03 e 11/03 às 19h15
Sinopse: Andança – Os Encontros e as memórias de Beth Carvalho é um documentário sobre a trajetória artística de Beth Carvalho – cantora carioca que se tornou voz referencial do samba a partir da década de 1970. O documentário ressalta sua paixão pelo samba, pelo time de futebol Botafogo e também pelo ativismo político. Beth Carvalho foi conhecida por ser cantora, compositora e instrumentalista, fazendo sucesso a partir da década de 1970. A cantora se tornou conhecida pelo samba e ajudou a revelar nomes como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Grupo Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Luiz Carlos da Vila e entre outros grandes nomes do gênero.
Curiosidades: A sensível capacidade de percepção da realidade de Beth Carvalho fez com que ela própria documentasse seus ilustres encontros ao longo dos seus 53 anos de palco. As imagens do documentário são parte desse vasto acervo pessoal nas mais diferentes mídias: Super-8, VHS, Mini DV, k7 e fotos. O filme se debruça sobre esse material para traçar um recorte único, íntimo, da carreira e da vida dessa singular figura da cultura nacional.
Direção: Pedro Bronz / Roteiro: Pedro Bronz, Leonardo Bruno / Elenco: Beth Carvalho / Produção: Roberto Berliner, Leo Ribeiro, Sabrina Garcia / Direção de Fotografia: Hebert Marmo, Anuar Marmo / Montagem: Pedro Bronz / Som: Denílson Campos
“Marte Um”, de Gabriel Martins
(Drama – 115 min – 16 anos – Brasil – 2022 – Embaúba Filmes)
10/03 e 12/03 às 19h15
Sinopse: A família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente extremista de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.
Curiosidades: Vencedor Prêmios do Público, Melhor Filme Narrativo de Gabriel Martins no San Francisco International Film Festival 2022
Direção: Gabriel Martins / Roteiro: Gabriel Martins / Elenco: Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Souza / Direção de Fotografia: Leonardo Feliciano / Montagem: Gabriel Martins e Thiago Ricarte / Som: Daniel Simitan
“Carvão”, de Carolina Markowicz
(Drama – 107 min – 18 anos – Brasil e Argentina – 2022 – Pandora)
09/03 e 11/03 às 17h20
Sinopse: Numa pequena cidade do interior, uma família recebe uma proposta rentosa, mas também perigosa: hospedar um desconhecido em sua casa. Antes mesmo da chegada dele, no entanto, arranjos precisarão ser feitos, e a vida em família começa a se transformar. Porém, nenhum dos familiares, e muito menos o próprio hóspede, vê suas expectativas cumpridas.
Curiosidades: Festival do Rio e recebeu os troféus Redentor de melhor roteiro, atriz coadjuvante para Aline Marta e direção de arte para Marines Mencio.
Direção: Carolina Markowicz / Roteiro: Carolina Markowicz / Elenco: Maeve Jinkings, César Bordon, Aline Marta, Camila Márdila / Produção: / Direção de Arte: Marinês Mencio / Direção de Fotografia: Pepe Mendes / Montagem: Lautaro Colas e Ricardo Saraiva / Som: Filipe Derado
“Muco: Contradição na Tradição”, de Oberom Silva
(Documentário – 109 min – 12 anos – Brasil, Índia – 2022 – Maha)
10/03 e 12/03 às 17h20
Sinopse: O documentário Muco: Contradição na Tradição apresenta dois irmãos brasileiros que viajam à Índia a fim de entender primeiros princípios éticos do Yoga (Yamas) e as implicações que esta prática milenar tem em nossa sociedade. Do norte da Índia ao sul, da costa oeste à costa leste, a equipe viajou por quatro meses visitando centros espirituais (ashrams), eventos populares, lugares considerados sagrados para a fé local e documentando pontos sensíveis que afetam a saúde da população por conta da degradação ambiental. Ao longo da jornada desvelam-se verdades ocultas da Índia que colocam em xeque a própria tradição do Yoga.
Curiosidades: Austria international Film Festival & Docs Without Borders Film Festival
Direção: Oberom Silva / Produção: Céu Bittencourt, Oberom Silva e Orlando Chavatta
“Encontros”, de Hong Sang-soo
(Drama – 66 min – 14 anos – Coréia do Sul – 2021 – Pandora)
09/03 e 11/03 às 14h50
Sinopse: Youngho vai ver seu pai que está cuidando de um paciente famoso. Ele surpreende sua namorada, Juwon, em Berlim, onde ela estuda design de moda. Ele vai a um hotel à beira-mar para conhecer sua mãe e traz seu amigo Jeongsoo com ele. Em cada caso, ele antecipa uma conversa importante.
Curiosidades: Vencedor de Melhor Roteiro Hong Sang-soo no Festival Internacional de Cinema de Berlim 2021.
Direção: Hong Sang-soo / Roteiro: Hong Sang-soo / Elenco: Seok-ho Shin, Mi-so Park, Young-ho Kim, Ju-bong Gi, Young-hwa Seo, Kim Min-hee / Produção: Hong Sang-soo / Direção de Fotografia: Hong Sang-soo / Montagem: Hong Sang-soo / Som: Hong Sang-soo
“Me Chama Que Eu Vou”, de Joana Mariani
(Documentário – 70 min – 10 anos – Brasil – 2023 – Vitrine)
10/03 e 12/03 às 14h50
Sinopse: O documentário conta a trajetória dos 50 anos de carreira de Sidney Magal. Os momentos mais significativos da vida do cantor, dançarino, ator e dublador que se tornou um ícone da música popular brasileira. O homem por trás do ídolo, sob o ponto de vista dos próprios participantes da história.
Curiosidades: Estreou no Festival de Gramado
Direção: Joana Mariani / Roteiro: Joana Mariani e Eduardo Gripa / Elenco: Sidney Magal / Produção: Diane Maia / Direção de Fotografia: Anderson Capuano / Montagem: Eduardo Gripa / Som: Rodrigo Ferrante
INFORMAÇÕES
O Circuito de Cinema traz para a tela da Sala Cinefilia, espaço dedicado ao cinema na Arthousebc, filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz no circuito brasileiro de salas de cinema. A programação fica disponível ao público de quinta-feira a domingo, em diferentes horários com foco na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.
Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC
Ingressos Circuito de Cinema: R$ 30,00 (inteira) ou R$ 15,00 (meia) a venda na bilheteria do cinema
Bilheteria: de quinta a domingo das 13:30 às 22:00 / Dinheiro, Débito ou Crédito
Realização: Arthousebc / Comunica