CIRCUITO DE CINEMA – 06/07 A 09/07

A estréia da semana é “Canção ao Longe”, de Clarissa Campolina, que traz uma narrativa sobre o não dito que vêm a tona, e se integra a programação do Circuito de Cinema da Arthousebc, que apresenta filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz em salas de cinema ao redor do Brasil, para exibição na tela da Sala Cinefilia.

Seguem em cartaz:

o europeu “A História da Minha Mulher”, de Ildikó Enyedi com Leas Seydoux e Louis Garrel.

O documentário nipo-brasileiro “Bem-vindos de novo”, de Marcos Yoshi.

O longa-metragem “Derrapada” faz a adaptação do livro Slam de Nick Hornby.

O Brasileiro Claudio Borrelli estréia o filme “Urubus”, vencedor de prêmios em festivais, o filme surpreende com uma narrativa que envolve pixações e arte contemporânea.

“O Último Ônibus”, de Gillies MacKinnon, traz uma comedia dramática sobre o cavalheirismo que embarca um ônibus público, atravessa a Inglaterra de ponta a ponta.

Um filme que mostra a força de personagens femininas em meio ao conflito impiedoso da segunda guerra mundial: “Três Mulheres: Uma Esperança”, de Saskia Diesing.

“Meu Vizinho Adolf”, estrelado por Udo Kier (“Bacurau”, “Hunters”), conta a história de um solitário e mal-humorado sobrevivente do Holocausto.

“Canção ao Longe”, de Clarissa Campolina

(Drama – 75 min – 12 anos – Brasil – 2022 – Vitrine)

07/07 e 09/07 às 17h30

Sinopse: Canção ao Longe mostra a jovem arquiteta Jimena (Mônica Maria), que foi criada em uma família tradicional de Belo Horizonte e está em busca de seu lugar no mundo. Responsável pelo desenho técnico da nova sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, ela quer encontrar sua própria casa e deixar de morar com a mãe e a avó, além de cortar relações com o seu pai que, quando ela tinha apenas 4 anos, deixou o Brasil. Hoje, Jimena e o pai mantém contato através de cartas, mas em sua jornada de autodescobertas ela acaba tendo que lidar com uma série de questões que envolvem suas origens, seu corpo e suas relações familiares.

Curiosidades: A diretora Clarissa Campolina também é conhecida por títulos como Girimunho (2011), O Porto (2014), O Último Trago (2016) e Enquanto Estamos Aqui (2019).

Direção: Clarissa Campolina / Roteiro: Clarissa Campolina, Caetano Gotardo, Sara Pinheiro / Elenco: Mônica Maria, Jhon Naváez, Carlos Francisco, Margô Assis, Matilde Biagi / Produção: Luana Melgaço

“A História da Minha Mulher”, de Ildikó Enyedi

(Drama, Romance – 169 min – 18 anos – Alemanha, França, Hungria, Itália – 2021 – Pandora)

06/07 e 08/07 às 16h00 E 07/07 e 09/07 às 21h00

Sinopse: Jacob Störr (Gijs Naber), um capitão da Marinha, faz uma aposta com um amigo: casará com a primeira mulher que entrar no café onde se encontram – quem chega é Lizzy (Léa Seydoux). A suspeita de infidelidade e a visível atração de Lizzy por Dedin (Louis Garrel) ameaçam condenar o capitão à loucura.

Curiosidade: Adaptação de The Story of My Wife

Direção: Ildikó Enyedi / Roteiro: Ildikó Enyedi, Milám Füst/ Elenco: Léa Seydoux, Gijs Naber, Louis Garrel / Produção: Maren Ade / Direção de Fotografia: Marcell Rév / Direção de Arte: Beatrix Petõ / Montagem: Károly Szalai / Som: Noemi Hampel

“Bem-vindos de novo”, de Marcos Yoshi

(Welcome Back, Farewell – documentário – 105 min – Livre – Brasil – 2023 – Embaúba Filmes)

07/07 e 09/07 às 19h00

Sinopse: Na virada do milênio, os descendentes de japoneses Yayoko e Roberto Yoshisaki foram tentar uma vida melhor no Japão, enquanto seus três filhos ficaram no Brasil com os avós. O casal retorna 13 anos depois, e a família passa por uma complexa reconstrução afetiva, documentada pelo filho Marcos Yoshi. A história de uma família dividida entre a necessidade de garantir o sustento e o desejo de permanecer junta.

Direção: Marcos Yoshi / Direção de Fotografia: Gabriel Barrella e Marcos Yoshi / Montagem: Yuri Amaral / Som: Chris Matos

“Urubus”, de Claudio Borrelli

(Drama – 113 min – 16 anos – Brasil – 2023 – O2 PLAY)

06/07 e 08/07 às 21h00

Sinopse: Em Urubus, na quarta maior cidade do mundo, São Paulo, onde a pichação cobre mais muros e prédios do que qualquer outro lugar no planeta, Trinchas (Gustavo Garcez) comanda um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Mas, quando Trinchas conhece Valéria (Bella Camero), uma estudante de pós-graduação em arte, uma paixão surge entre os dois. Os mundos distintos do casal colidem, resultando na invasão da 28ª Bienal de São Paulo. A partir de então, a pichação ocupa lugar no mundo da arte e o grupo de jovens invisíveis de periferia, torna-se protagonista de um polêmico debate cultural.

Curiosidade: Foi vencedor da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nas categorias do Público como Melhor Filme de Ficção Brasileiro e da Crítica como Melhor Filme Brasileiro.

Direção: Claudio Borrelli / Roteiro: Cláudio Borrelli, Vera Egito / Elenco: Gustavo Garcez, Bella Camero, Julio Martins / Produção: Fernando Meirelles

“Derrapada”, de Pedro Amorim

(Drama, Romance – 103 min – 14 anos – Brasil – 2023 – Manequim)

06/07 e 08/07 às 19h00

Sinopse: A vida de Samuca parecia pela primeira vez estar dando certo quando descobre que a namorada Alicia está grávida. Além das consequências que isso traz para qualquer adolescente, Samuca está inconformado por repetir a mesma “derrapada” de sua mãe, que engravidou dele também aos 16 e precisou lidar com a realidade de criar o filho de um pai irresponsável e ausente.

Curiosidades: O filme é uma adaptação do livro SLAM, de Nick Hornby.

Pedro Amorim / Roteiro: Izabella Faya, Ana Pacheco / Elenco: Matheus Costa, Heslaine Vieira, Nanda Costa / Produção: Fernanda Reznik e Izabella Faya / Direção de Fotografia: Dante Belluti / Direção de Arte: Dany Espinelli / Montagem: Walter Peruchi / Som: Fernando Aranha, A3pS

“Três Mulheres: Uma Esperança” de Saskia Diesing

(Lost Transport – Drama – 100 min – 14 anos – Holanda – 2023 – A2filmes)

07/06 e 09/07 às 14h20

Sinopse: Na primavera de 1945, um trem que deportava centenas de prisioneiros judeus fica encalhado perto de uma pequena vila alemã ocupada pelo Exército Vermelho. Condenados um ao outro em um contexto de profunda desconfiança, desespero e vingança, surge uma inesperada amizade entre a atiradora russa Vera, a aldeã Winnie e a judia holandesa Simone.

Direção e Roteiro: Saska Diesing / Elenco: Hanna van Vliet, Eugénia Anselin, Anna Bachmann / Produção: Hanneke Niens, Hans de Wolf, Bady Minck, Alexander Dumreicher-Ivanceanu, Christine Kiauk, Herbert Schwering / Direção de Fotografia: Aage Hollander / Direção de Arte: Jo Hattenhauer / Montagem: Axel Skovdal Roelofs / Som: Sander den Broeder / Trilha Sonora: Paul Eisenach, Jonas Hofer

”Meu Vizinho Adolf” de Leon Prudovsky

(Comédia – 96 min – 14 anos – Polônia, Israel e Colombia – 2022 – A2 Filmes)

06/07 e 08/07 às 14h20

Sinopse: América do Sul, 1960. Um solitário e mal-humorado sobrevivente do Holocausto se convence de que seu novo vizinho não é outro senão Adolf Hitler. Não sendo levado a sério, ele inicia uma investigação independente para provar sua afirmação, mas quando as evidências ainda parecem inconclusivas, Polsky é forçado a se envolver em um relacionamento com o inimigo para obter provas irrefutáveis.

Direção: Leon Prudovsky / ROTEIRO: Dmitry Malinsky, Leon Prudovsky / PRODUÇÃO: Stanislaw Dziedzic, Haim Mecklberg, Klaudia Smieja, Estee Yacov-Mecklberg / ELENCO: David Hayman, Udo Kier, Danharry Colorado, Jaime Correa, Kineret Peled, Olivia Silhavy, Jan Szugajew

“O Último Ônibus”, de Gillies MacKinnon

(Road Movie – 86 min – 12 anos – Reino Unido – 2021 – Pandora)

07/07 e 09/07 às 16h00

Sinopse: Um velho viúvo usa seu passe de ônibus gratuito para viajar para o outro lado do Reino Unido, onde ele e sua esposa moravam, carregando as cinzas dela em uma pequena mala.

Curiosidade: Road movie pela Inglaterra com ótimo elenco, diálogos e cenários inesquecíveis.

Direção: Gillies MacKinnon / Roteiro: Joe Ainsworth / Elenco: Timothy Spall, Phyllis Logan e Grace Calder / Produção: Solon Papadopoulos, Roy Boulter / Trilha Sonora: Nicholas Lloyd Webber

INFORMAÇÕES

O Circuito de Cinema da Arthousebc apresenta filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz em salas de cinema ao redor do Brasil, para exibição na tela da Sala Cinefilia.

A programação é atualizada semanalmente, sempre entre segunda e quarta feira, e fica disponível ao público com sessões de quinta-feira a domingo, em diferentes horários.

Nossa curadoria foca na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.

Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo Nº 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC
Ingresso: R$ 30,00 (inteira) ou R$ 15,00 (meia) a venda na bilheteria do cinema
Bilheteria: de quinta a domingo das 14h às 22h / Dinheiro, Débito, Crédito ou Pix
Realização: Arthousebc / Comunica