
Estreia o americano “Aquela Sensação que o Tempo de Fazer Algo Passou” e o brasileiro “Termodielétrico”
“Aquela Sensação que o Tempo de Fazer Algo Passou”, de Joanna Arnow ilustrar um quadro pouco comum para o espectador de cinema tradicional, que é o universo do BDSM, onde a protagonista Ann é a figura que tem as rédeas da situação.
A diretora Ana Costa Ribeiro exploram ritmos, luzes e paisagens urbanas e naturais, revelando sua habilidade como diretora e montadora e connsegue levar seus traços ao longa-metragem “Termodielétrico”, experimentando formas visuais e sonoras, criando um cinema marcado pela atenção aos detalhes e pela fluidez narrativa.
O filme de Rachel Lambert acerta ao se apegar a pequenos detalhes, trazendo luz a temas importantes em “A Vezes Quero Sumir” que narra a história de Fran, uma tímida funcionária que vê sua vida transformada com a chegada de um novo colega de trabalho.
“Inverno em Paris” novo filme do francês Christophe Honore, conta com premiado elenco com destaque a Paul Kircher ao lado de Juliette Binoche, em uma narrativa em que a morte de um pai muda a vida de uma familia.
O filme “Love Lies Bleeding – O Amor Sangra”, de Rose Glass, com Kristen Stewart, estreou no Festival de Sundance, reúne aspectos de suspense, terror, romance e fisioculturismo sendo considerado dentro de uma proposta alternativa, uma das melhores narrativas lgbt dos últimos anos.
“Proibido a Cães e Italianos” foi o grande vencedor do Prémio do Júri no prestigiado Festival de Annecy, uma obra onde o imaginário terno e singelo do autor se cruza com um forte componente histórico, resultando em um filme de uma vibrante complexidade.
A paraense Dira Paes, que estreia como diretora em “Pasárgada”, e conquistou de cara o Kikito de melhor desenho de som com a produção que também conta com participação de Fafá de Bélem.
INGRESSOS:
R$ 30,00 (inteira) ou R$ 15,00
(meia)
Bilheteria: A venda na bilheteria do cinema de quinta a domingo das 14h às 22h / Dinheiro, Débito, Crédito ou Pix
“Aquela Sensação que o Tempo de Fazer Algo Passou”, de Joanna Arnow
(Comédia – 87′ – 18 anos – Estados Unidos – 2024 – Synapse)
24/10 a 27/10 às 20h00
Sinopse: Ann enfrenta a estagnação em um relacionamento casual de BDSM, um emprego medíocre e uma família judaica conflituosa. Em meio à alienação crescente, ela luta para encontrar seu caminho nesta comédia autodepreciativa.
Curiosidade: Arnow, além de dirigir, ainda escreve e protagoniza a produção, e acumula mais do que funções aqui. Ela também é a responsável por ilustrar um quadro pouco comum para o espectador de cinema tradicional, que é o universo do BDSM, prática de envolvimento sexual que envolve dominação, submissão, masoquismo. Ainda mais, porque tais elementos geralmente trazem o componente masculino como dominador e agente da ação; a protagonista Ann aqui é a figura que tem as rédeas da situação. Em todos os sentidos, Aquela Sensação que o Tempo de Fazer Algo Passou é uma produção que não concessiona suas diretrizes, e isso pouco tem a ver com o sexo que o filme aborda.
Direção: Joanna Arnow / Roteiro: Joanna Arnow / Produção: Graham Swon / Elenco: Joanna Arnow, Scott Cohen, Babak Tafti, Michael Cyril Creighton / Direção de Arte: Barton Cort / Trilha Sonora: Robinson Senpauroca / Montagem: Joanna Arnow
“Termodielétrico”, de Ana Costa Ribeiro
(Documentário – 72′ – 10 anos – Brasil – 2023 – Embaúba)
24/10 e 26/10 às 15h00
Sinopse: Inspirada na vida e obra do avô Joaquim da Costa Ribeiro, pioneiro da física no Brasil, Ana investiga os mistérios do Termodielétrico, fenômeno natural descoberto por ele em 1944. Visita plantações de palmeiras, jazidas minerais e laboratórios, mesclando materiais de arquivo com paisagens atuais. Ela narra para o espectador tudo o que encontra ao longo do percurso, convergindo os campos da arte e da ciência. Esse encontro enigmático, cheio de perguntas e dúvidas, mas também de curiosidade e poesia, resulta em uma profunda reflexão sobre as mudanças de fase em nossas vidas.
Curiosidade: Première Brasileira no Festival do Rio e Première Internacional no IDFA
Direção: Ana Costa Ribeiro / Empresa Produtora: Gaivota Studio / Roteiro: Ana Costa Ribeiro / Direção De Fotografia: Ana Costa Ribeiro, Pepê Schettino / Som Direto: Danilo Carvalho / Desenho De Som: O Grivo / Montagem: Ana Costa Ribeiro
“As Vezes Quero Sumir” de Rachel Lambert
(Romance/Drama – 94′ – 12 anos – Estados Unidos – 2024 – Synapse)
24/10 e 26/10 às 16h15
Sinopse: Sucesso no Festival de Sundance. A tímida Fran (Daisy Ridley) vê sua vida transformada com a chegada de um novo colega de trabalho. Uma conexão inesperada surge entre eles, ela terá que se reinventar para, enfim, embarcar na aventura de viver.
Curiosidade: Adaptada da peça teatral “Killers” de Kevin Armento (que escreve o roteiro junto a Stefanie Abel Horowitz e Katy Wright Mead), a obra é dramática / cômica / romântica ao mesmo tempo. A direção de Rachel Lambert se pauta na manutenção desse sentimento ambíguo, que nos faz simpatizar (e talvez até nos identificar em algum momento) com Fran, ainda que pouco saibamos sobre ela.
Direção: Rachel Lambert / Roteiro: Stefanie Abel Horowitz, Kevin Armento / Produção: Lori Abrams, Lisa D’Ambrosio / Elenco: Daisy Ridley, Dave Merheje, Parvesh Cheena / Direção de Fotografia: Ryan Kendrick / Direção de Arte: Roberto Brecko / Trilha Sonora: Dabney Morris / Montagem: Ryan Kendrick
“Inverno em Paris” de Christophe Honoré
(Drama – 123′ – 16 anos – França – 2022 – Pandora)
24/10 e 26/10 às 17h55
Sinopse: Lucas, de 17 anos, está no último ano de internato quando a morte súbita de seu pai destrói tudo o que ele tinha como garantido. Cheio de raiva e desespero, ele visita seu irmão mais velho em Paris para buscar consolo na nova cidade.
Curiosidade: Vencedor do prêmio César de Melhor Ator Principal por seu papel como Lucas em “Inverno em Paris” e ganhador de melhor ator emergente no Festival de Veneza (2024), Paul Kircher se destaca neste drama, ao lado de Juliette Binoche, que já acumula mais de 40 prêmios ao longo de sua carreira consagrada no cinema. Vincent Lacoste também contribui significativamente para o elenco, conhecido por seu trabalho em filmes como “Ilusões Perdidas” (Illusions Perdues, 2021) e tendo uma parceria de longa data com Christophe Honoré, protagonizando três outros filmes do diretor.
Direção: Christophe Honoré / Roteiro: Christophe Honoré / Produção: Philippe Martin e David Thion / Elenco: Paul Kircher, Vincent Lacoste, Juliette Binoche e Erwan Kepoa Falé / Direção de Fotografia: Rémy Chevrin / Direção de Arte: Jéremy Streliski / Trilha Sonora: Yoshihiro Hanno / Montagem: Chantal Hymans
“Love Lies Bleeding – O Amor Sangra” de Rose Glass
(Romance/Thriller – 104′ – 16 anos – Estados Unidos – 2024 – Synapse)
25/10 e 27/10 às 17h55
Sinopse: Uma eletrizante história de amor entre a tímida Lou, gerente de academia, e Jackie, uma ambiciosa fisiculturista. Até que um ato de fúria impensado as colocará em uma rota fulminante de sangue e vingança.
Curiosidade: Estreado no Festival de Sundance e vencedor de diversos prêmios no International Online Cinema Awards, o longa reúne aspectos de suspense, terror, romance e fisioculturismo sendo considerado dentro de uma proposta alternativa, uma das melhores narrativas lgbt dos últimos anos. Com Kristen Stewart que já vem de uma longa jornada de papéis dentro na narrativa de mulheres que amam mulheres e com a eletrizante presença de Katy Obrien O Amor sangra oferece uma atmosfera completa para quem procura uma história de romance com representatividade, porém fora do comum.
Direção: Rose Glass / Roteiro: Rose Glass / Produção: Andrea Cornwell / Elenco: Kristen Stewart, Katy O’Brian, Ed Harris, Anna Baryshnikov, Dave Franco e Jena Malone / Direção de Fotografia: Ben Fordesman / Direção de Arte: Katie Hickman / Trilha Sonora: Clint Mansell / Montagem: Mark Towns
“Proibido a Cães e Italianos”, de Alain Ughetto
(Drama/Família – 70′ – 12 anos – França, Itália e Bélgica – 2022 – Risi Film e Gal Cultural)
25/10 e 27/10 às 15h00
Sinopse: A família Ughetto abandona Itália por uma vida melhor. Transcendendo todas as provações, encontrarão em França o seu porto seguro. Uma viagem no tempo, uma carta de amor aos antepassados do realizador, Luigi e Cesira Ughetto, provenientes da região de Piemonte em Itália e forçados a emigrar.
Curiosidade: O filme de animação Proibido para Cães e Italianos de Alain Ughetto já recebeu vários prêmios, incluindo: Prémio do Júri no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, Prémio para Longa-metragem de Animação Europeia nos European Film Awards e Prémio Cineuropa
Direção: Alain Ughetto / Roteiro: Alain Ughetto / Produção: Alexandre Cornu, Luis Correia, Enrica Capra, Mathieu Courtois, Nicolas Flory, Cédric Iland, Jean-François Le Corre, Manuel Poutte, Bastien Sirodot, Ilan Urroz / Elenco: Animação / Direção de Fotografia: Fabien Drouet, Sara Sponga / Direção de Arte: Fabien Drouet / Trilha Sonora: Nicola Piovani / Montagem: Denis Leborgne
“Pasárgada”, de Dira Paes
(Drama – 71′ – 16 anos – Brasil – 2023 – Bretz)
25/10 e 27/10 às 16h15
Sinopse: Irene é uma ornitóloga, solitária em seus 50 anos que, durante seu projeto de pesquisa no meio da floresta, redescobre sua tropicalidade após conhecer Manuel, um jovem guia que fala a língua dos pássaros e traz à tona seus dilemas como mulher, mãe e profissional.
Curiosidade: A paraense Dira Paes, que estreou como diretora em “Pasárgada”, já conquistou de cara o Kikito de melhor desenho de som com a produção. No longa, além da direção, Dira atuou como a personagem principal, Irene. A obra conta ainda com a participação de Fafá de Belém na trilha sonora
Direção: Dira Paes / Roteiro: Dira Paes / Produção: Muiraquitã Filmes, Ímã Filmes, Baderna Filmes e Globo Filme / Elenco: Dira Paes, Humberto Carrão, Cássia Kis, Peter Ketnath e Ilson Gonçalves / Direção de Fotografia: Pablo Baião / Direção de Arte: Pedro von Tiesenhausen / Trilha Sonora: O Grivo / Montagem: André Sampaio
INFORMAÇÕES
O Circuito de Cinema da Arthousebc apresenta filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz em salas de cinema ao redor do Brasil, para exibição na tela da Sala Cinefilia.
A programação é atualizada semanalmente, sempre entre segunda e quarta feira, e fica disponível ao público com sessões de quinta-feira a domingo, em diferentes horários.
Nossa curadoria foca na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.
Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo Nº 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC
Realização: Arthousebc / Comunica
INGRESSOS:
R$ 30,00 (inteira) ou R$ 15,00
(meia)
Bilheteria: A venda na bilheteria do cinema de quinta a domingo das 14h às 22h / Dinheiro, Débito, Crédito ou Pix