CIRCUITO DE CINEMA – 26/09 A 29/09

4 ESTREIAS NA PROGRAMAÇÃO DO CIRCUITO DE CINEMA – 26/09 A 29/09

Seguem em cartaz os aplaudidos “O Bastardo”, “Fernanda Young Foge-me ao Controle”, ”O Último Pub” e “Motel Destino”

“O Diabo na Rua no Meio do Redemunho” é um filme ousado e a obra é toda gravada em preto e branco transparecendo uma passagem de tempo e de cena em belíssimos enquadramentos paisagísticos. Desperta os sentidos.

A paraense Dira Paes, que estreia como diretora em “Pasárgada”, e conquistou de cara o Kikito de melhor desenho de som com a produção que também conta com participação de Fafá de Bélem.

Através de músicos, “Terra de Ciganos” mergulha no universo dos poucos remanescentes da comunidade que ainda moram em barracas e mantém sua língua e modo de vida tradicional.

“O Dia Em Que te Conheci” dirigido por André Novais Oliveira foi premiado com o Critics Award de Melhor Filme Brasileiro e recebeu uma Menção Honrosa na Competição de Longas – Metragens Latino -Americanos no Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata.

“Quando Eu Me Encontrar”, dirigido por Amanda Pontes e Michelline Helena, já conquistou prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro em diversos festivais, com uma trama comovente que explora a ausência que fica para as pessoas que um deixou para trás.

O ator ganhador da Palma de Ouro por “A Caça” e protagonista do vencedor do Oscar “Druk”, estrela a ótima produção dinamarquesa “O Bastardo”, um filme de Nikolaj Arcev que narra a história do Capitão Ludvig Kahlen, uma figura importante para a coroa dinamarquesa, no século XVIII.

“Fernanda Young Foge-me ao Controle” mostra em detalhes a vida e obra da brilhante multifacetada artista.

”O Último Pub”, o experiente e mundialmente respeitado Ken Loach entrega mais uma obra-prima da cinematografia Inglesa, e não apenas é capaz e entregar uma história humana e emocionante, mas também abre a janela para questões que permeiam nossa sociedade com um todo.

“Motel Destino”, de Karim Aïnouz teve sua première na Croisette no Festival de Cannes, e causou burburinho pelo fato do filme tocar em temas considerados como tabu na sociedade atual, com energia sensual e febril.

INGRESSOS:

R$ 30,00 (inteira) Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! ou R$ 15,00 Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! (meia)
Bilheteria: A venda na bilheteria do cinema de quinta a domingo das 14h às 22h / Dinheiro, Débito, Crédito ou Pix

“O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, de Bia Lessa

(Drama – 127′ – 16 anos – Brasil – 2024 – Filmes do Estação e Bretz)

26/09 e 28/09 às 20h30

Sinopse: O filme é narrado por Riobaldo, que nos transporta para sua vida como jagunço e compartilha suas experiências e conflitos. Ao longo da trama, ele se envolve com diversos bandos e líderes carismáticos, entre os quais o temido Hermógenes. O coração de Riobaldo é conquistado por Diadorim, um jovem valente e misterioso que se torna o amor de sua vida. Através da narrativa de Riobaldo, o autor explora as complexidades da alma humana, mergulhando na dualidade entre o bem e o mal. Adaptação da aclamada obra-prima “Grande Sertão: Veredas”, escrita por Guimarães Rosa.

Curiosidade: Experimental e teatral a obra é toda gravada em preto e branco transparecendo uma passagem de tempo e de cena em belíssimos enquadramentos paisagísticos, especialmente nas cenas do rio e dos pássaros. A obra foi exibida pelo Festival do Rio.

Direção: Bia Lessa / Roteiro: Bia Lessa / Produção: 2+3 Produções / Elenco: Caio Blat, Luiza Lemmertz, Luiza Arraes, Leo Miggiorin, Clara Lessa, José Maria Rodrigues, Daniel Passi, Lucas Oranmian / Direção de Fotografia: José Roberto Eliezer / Direção de Arte: Toni Vanzoline / Trilha Sonora: Egberto Gismonti, O Grivo / Montagem: Sérgio Mekler, Renata Catharino

“Pasárgada”, de Dira Paes

(Drama – 71′ – 16 anos – Brasil – 2023 – Bretz)

26/09 e 28/09 às 19h15

Sinopse: Irene é uma ornitóloga, solitária em seus 50 anos que, durante seu projeto de pesquisa no meio da floresta, redescobre sua tropicalidade após conhecer Manuel, um jovem guia que fala a língua dos pássaros e traz à tona seus dilemas como mulher, mãe e profissional.

Curiosidade: A paraense Dira Paes, que estreou como diretora em “Pasárgada”, já conquistou de cara o Kikito de melhor desenho de som com a produção. No longa, além da direção, Dira atuou como a personagem principal, Irene. A obra conta ainda com a participação de Fafá de Belém na trilha sonora

Direção: Dira Paes / Roteiro: Dira Paes / Produção: Muiraquitã Filmes, Ímã Filmes, Baderna Filmes e Globo Filme / Elenco: Dira Paes, Humberto Carrão, Cássia Kis, Peter Ketnath e Ilson Gonçalves / Direção de Fotografia: Pablo Baião / Direção de Arte: Pedro von Tiesenhausen / Trilha Sonora: O Grivo / Montagem: André Sampaio

“O Bastardo”, de Nikolaj Arcel

(Aventura Histórica – 124′ – 16 anos – Dinamarca – 2024 – Pandora)

27/09 e 29/09 às 20h30

Sinopse: No século XVIII, na Dinamarca, o Capitão Ludvig Kahlen (Mads Mikkelsen) – um herói de guerra orgulhoso, ambicioso, mas empobrecido – embarca em uma missão para domar uma vasta terra inóspita na qual aparentemente nada pode crescer. Ele busca cultivar colheitas, construir uma colônia em nome do Rei e conquistar um título nobre para si mesmo. Essa área bela, porém hostil, também está sob o domínio do impiedoso Frederik De Schinkel, um nobre vaidoso que percebe a ameaça que Kahlen representa para seu poder. Lutando contra os elementos e bandidos locais, Kahlen é acompanhado por um casal que fugiu das garras do predatório De Schinkel. À medida que esse grupo de desajustados começa a construir uma pequena comunidade neste lugar inóspito, De Schinkel jura vingança, e o confronto entre ele e Kahlen promete ser tão violento e intenso quanto esses dois homens.

Curiosidade: O Bastardo explora temas de desigualdade social e luta pessoal trazendo esses temas para o contexto contemporâneo. O filme foi apresentado no Festival de Cinema de Cannes, onde recebeu elogios por sua adaptação inovadora e pela performance do elenco, recebendo o prêmio de melhor adaptação.

Direção: Nikolaj Arcel / Roteiro: Nikolaj Arcel / Produção: Louise Vesth / Elenco: Mads Mikkelsen e Amanda Collin / Direção de Fotografia: Rasmus Videbæk / Direção de Arte: Jette Lehmann / Trilha Sonora: Dan Romer / Montagem: Olivier Bugge Coutté

“Terra de Ciganos”, de Naji Sidki 

(Drama musical – 90′ – 12 anos – Brasil – 2024 – Pandora)

27/09 e 29/09 às 19h00

Sinopse: Brasil é o lar da terceira maior população cigana do mundo, com aproximadamente 800 mil membros. O diretor Naji Sidki explora a vida de várias comunidades ciganas pelo país, mostrando como preservam suas tradições enquanto se integram à sociedade brasileira, com um olhar especial para os desdobramentos na música.

Curiosidade: O filme, que teve sua estreia na competição nacional do 16° Festival Internacional do Documentário Musical, retrata o povo cigano em uma viagem pelas diversas paisagens do Brasil, buscando os poucos remanescentes da comunidade que ainda moram em barracas e mantém sua língua e modo de vida tradicional. Através de músicos ciganos, o longa faz uma viagem por essa cultura enigmática e resiliente.

Direção: Naji Sidki / Roteiro: Kátia Coelho e Naji Sidki / Produção: Veríssimo Produções / Elenco: Nicolas Ramanush, Ingrid Ramanush, Buda Nascimento, Denis Rudah, Rogerio Loebel, Breno Cigano, Ronaldo Carlos, Batista Cigano, Erasmo Ferraz, Ferreirinha e Dodó. / Direção de Fotografia: Naji Sidki / Direção de Arte: Naji Sidki / Trilha Sonora: Vitsa Ramanush, Nicolas Ramanush, Ingrid Ramanush, Buda Nascimento, Denis Rudah e Rogerio Loebel, Breno Cigano, Ronaldo Carlos, Batista Cigano, Erasmo Ferraz, Ferreirinha, Dodó Fabiano e Bruno Cigano / Montagem: Daniel Souza

“O Dia Que te Conheci”, de André Novais Oliveira

(Comédia – 71′ – 14 anos – Brasil – 2023 – Malute)

26/09 e 28/09 às 18h00

Sinopse: Todo dia Zeca tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil. Há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia Zeca conhece Luísa.

Curiosidade: O filme “O Dia em Que Te Conheci”, dirigido por André Novais Oliveira, continua a impressionar públicos e críticos ao redor do mundo. Em 2023, o longa foi premiado com o Critics Award de Melhor Filme Brasileiro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e recebeu uma Menção Honrosa na Competição de Longas – Metragens Latino -Americanos no Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata. O filme também está sendo exibido no Jeonju International Film Festival em 2024 e no Munich Film Festival, solidificando sua posição como uma obra de destaque no cenário cinematográfico internacional.

Direção: André Novais Oliveira / Roteiro: André Novais Oliveira / Produção: Filmes de Plástico / Elenco: Grace Passô, Renato Novaes, Fabrício FBC / Direção de Fotografia: Ronaldo Dimer / Direção de Arte: Esther Az / Trilha Sonora: Dan Romer / Montagem: Ana Rio

“Motel Destino”, de Karim Aïnouz

(Thriller – 112′ – 18 anos – Alemanha e Brasil – 2024 – Pandora)

27/09 e 29/09 às 15h00

Sinopse: Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.

Curiosidade: O oitavo filme de ficção do cineasta abriu o Festival de Gramado após grande repercussão e reverência da crítica internacional na Riviera Francesa, onde o diretor também exibiu ‘Firebrand’, seu primeiro projeto em língua inglesa, no ano passado.

Direção: Karim Aïnouz / Roteiro: Wislan Esmeraldo, Maurício Zacharias / Produção: Janaina Bernardes, Fabiano Gullane e Caio Gullane / Elenco: Fabio Assunção, Nataly Roch e Iago Xavier / Direção de Fotografia: Hélène Louvart / Direção de Arte: Marcos Pedroso / Trilha Sonora: ? / Montagem: Nelly Quettier

“O Último Pub”, de Ken Loach 

(Drama – 113′ – 14 anos – Reino Unido – 2023 – Synapse)

27/09 e 29/09 às 17h00

Sinopse: No último filme de Ken Loach, o dono de um pub luta para manter seu negócio vivo em uma cidade decadente. Quando refugiados sírios começam a ocupar as casas vazias da região, a tensão aumenta e a união dos habitantes locais é colocada à prova.

Curiosidade: A obra foi exibida em Cannes, foi premiada no Locarno International Film Festival e nomeada como filme do ano no BAFTA awards

Direção: Ken Loach / Roteiro: Paul Laverty / Produção: Rebecca Obrien / Elenco: Dave Turner, Ebla Mari e Claire Rodgerson / Direção de Fotografia: Robbie Ryan / Direção de Arte: Fergus Clegg / Trilha Sonora: George Fenton / Montagem: Jonathan Morris

“Quando Eu me Encontrar”, de Amanda Pontes e Michelline Helena

(Drama – 77′ – 16 anos – Brasil – 2023 – Embaúba)

26/09 e 28/09 às 17h15

Sinopse: A partida de Dayane se desenrola na vida daqueles que ela deixou para trás. Sua mãe, Marluce, faz de tudo para não demonstrar o choque que a partida da filha lhe causou. A irmã mais nova, Mariana, enfrenta alguns problemas na nova escola onde está estudando. Antônio, seu noivo, se vê num vazio diante da partida dela e busca obsessivamente por respostas.

Curiosidade: O aclamado filme brasileiro “Quando Eu Me Encontrar”, dirigido por Amanda Pontes e Michelline Helena, já conquistou prêmios significativos, incluindo Melhor Filme e Melhor Roteiro no Festival Olhar de Cinema e o Troféu Vitória de Melhor Longa-metragem no Festival de Cinema de Vitória. A trama comovente explora a partida de Dayane e o impacto profundo que sua ausência tem nas pessoas que ela deixou para trás, abordando temas como abandono e os desafios enfrentados por muitas famílias brasileiras. Não perca esta poderosa narrativa que reflete de forma sensível e impactante as complexidades da vida e das relações familiares.

Direção: Amanda Pontes e Michelline Helena / Roteiro: Amanda Pontes e Michelline Helena / Produção: Caroline Louise / Elenco: Luciana Souza, David Santos, Pipa, Di Ferreira, Adna Oliveira, Lucas Limeira, Larissa Goes, Lis Sutter, Claudia Pires, Alisson Emanoel, Bruno Kunk, Patricia Dawsom, Rafael Martins, Caru Lina / Direção de Fotografia: Victor de Melo / Direção de Arte: Thais de Campos / Trilha Sonora: Vitor Cozilos e João Victor Barroso / Montagem: Mariana Nunes Gomes

“Fernanda Young Foge-me ao Controle”, de Susanna Lira 

(Documentário – 90′ – 12 anos – Brasil – 2024 – Synapse)

26/09 e 28/09 às 14h30

Sinopse: De insana a consciente, de feminista punk a mãe apaixonada. “Os Normais”, “Saia Justa” e todas as faces da artista Fernanda Young, que sacudiu a televisão brasileira e se tornou uma das vozes mais importantes da sua geração.

Curiosidade: O documentário que não se limita a uma narrativa tradicional utiliza uma abordagem não convencional buscando por colagens disruptivas de arquivo, paisagens visuais e sonoras de momentos íntimos da vida de Fernanda. O filme ganhou o prêmio de Melhor Montagem no Festival “É Tudo Verdade” e de crítica no Festival de Paraty

Direção: Susanna Lira / Roteiro: Beto Passeri e Bruno Passeri / Produção: Susanna Lira e Tito Gomes / Elenco: Fernanda Young, Maria Ribeiro, Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães / Direção de Fotografia: Ivo Lopes / Direção de Arte: Thais de Campos / Trilha Sonora: Flavia Tyge / Montagem: Italo Rocha

INFORMAÇÕES

O Circuito de Cinema da Arthousebc apresenta filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz em salas de cinema ao redor do Brasil, para exibição na tela da Sala Cinefilia.

A programação é atualizada semanalmente, sempre entre segunda e quarta feira, e fica disponível ao público com sessões de quinta-feira a domingo, em diferentes horários.

Nossa curadoria foca na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.

Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo Nº 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC
Realização: Arthousebc / Comunica

INGRESSOS:
R$ 30,00 (inteira) Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! ou R$ 15,00 Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! (meia)
Bilheteria: A venda na bilheteria do cinema de quinta a domingo das 14h às 22h / Dinheiro, Débito, Crédito ou Pix