CIRCUITO DE CINEMA – 03/10 A 05/10

ESTREIAM DUAS PRODUÇÕES ESTRANGEIRAS NO CIRCUITO DE CINEMA – 03/10 A 05/10
”O Amor Sangra” de Rose Glas com Kristen Stewart, e a animação stop motion “Proibido a Cães e Italianos” entram no circuito
Seguem em cartaz os aplaudidos “O Bastardo”, “Fernanda Young Foge-me ao Controle” e “Motel Destino”

O filme “Love Lies Bleeding – O Amor Sangra”, de Rose Glass, estreou no Festival de Sundance, reúne aspectos de suspense, terror, romance e fisioculturismo sendo considerado dentro de uma proposta alternativa, uma das melhores narrativas lgbt dos últimos anos. Com Kristen Stewart que já vem de uma longa jornada de papéis dentro na narrativa de mulheres que amam mulheres e com a eletrizante presença de Katy Obrien O Amor sangra oferece uma atmosfera completa para quem procura uma história de romance com representatividade, porém fora do comum.

“Proibido a Cães e Italianos” foi o grande vencedor do Prémio do Júri no prestigiado Festival de Annecy, uma obra onde o imaginário terno e singelo do autor se cruza com um forte componente histórico, resultando em um filme de uma vibrante complexidade.

“O Diabo na Rua no Meio do Redemunho” é um filme ousado e a obra é toda gravada em preto e branco transparecendo uma passagem de tempo e de cena em belíssimos enquadramentos paisagísticos. Desperta os sentidos.

A paraense Dira Paes, que estreia como diretora em “Pasárgada”, e conquistou de cara o Kikito de melhor desenho de som com a produção que também conta com participação de Fafá de Bélem.

Através de músicos, “Terra de Ciganos” mergulha no universo dos poucos remanescentes da comunidade que ainda moram em barracas e mantém sua língua e modo de vida tradicional.

“O Dia Que te Conheci” dirigido por André Novais Oliveira foi premiado com o Critics Award de Melhor Filme Brasileiro e recebeu uma Menção Honrosa na Competição de Longas – Metragens Latino -Americanos no Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata.

“Quando Eu Me Encontrar”, dirigido por Amanda Pontes e Michelline Helena, já conquistou prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro em diversos festivais, com uma trama comovente que explora a ausência que fica para as pessoas que um deixou para trás.

O ator ganhador da Palma de Ouro por “A Caça” e protagonista do vencedor do Oscar “Druk”, estrela a ótima produção dinamarquesa “O Bastardo”, um filme de Nikolaj Arcev que narra a história do Capitão Ludvig Kahlen, uma figura importante para a coroa dinamarquesa, no século XVIII.

“Fernanda Young Foge-me ao Controle” mostra em detalhes a vida e obra da brilhante multifacetada artista.

“Motel Destino”, de Karim Aïnouz teve sua première na Croisette no Festival de Cannes, e causou burburinho pelo fato do filme tocar em temas considerados como tabu na sociedade atual, com energia sensual e febril.

INGRESSOS:

R$ 30,00 (inteira) Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! ou R$ 15,00 Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! (meia)
Bilheteria: A venda na bilheteria do cinema de quinta a domingo das 14h às 22h / Dinheiro, Débito, Crédito ou Pix

“Love Lies Bleeding – O Amor Sangra” de Rose Glass

(Romance/Thriller – 104′ – 16 anos – Estados Unidos – 2024 – Synapse)

03/10 a 05/10 às 21h00

Sinopse: Uma eletrizante história de amor entre a tímida Lou, gerente de academia, e Jackie, uma ambiciosa fisiculturista. Até que um ato de fúria impensado as colocará em uma rota fulminante de sangue e vingança.

Curiosidade: Estreado no Festival de Sundance e vencedor de diversos prêmios no International Online Cinema Awards, o longa reúne aspectos de suspense, terror, romance e fisioculturismo sendo considerado dentro de uma proposta alternativa, uma das melhores narrativas lgbt dos últimos anos. Com Kristen Stewart que já vem de uma longa jornada de papéis dentro na narrativa de mulheres que amam mulheres e com a eletrizante presença de Katy Obrien O Amor sangra oferece uma atmosfera completa para quem procura uma história de romance com representatividade, porém fora do comum.

Direção: Rose Glass / Roteiro: Rose Glass / Produção: Andrea Cornwell / Elenco: Kristen Stewart, Katy O’Brian, Ed Harris, Anna Baryshnikov, Dave Franco e Jena Malone / Direção de Fotografia: Ben Fordesman / Direção de Arte: Katie Hickman / Trilha Sonora: Clint Mansell / Montagem: Mark Towns

“Proibido a Cães e Italianos”, de Alain Ughetto

(Drama/Família – 70′ – 12 anos – França, Itália e Bélgica – 2022 – Risi Film e Gal Cultural)

03/10 a 05/10 às 19h45

Sinopse: A família Ughetto abandona Itália por uma vida melhor. Transcendendo todas as provações, encontrarão em França o seu porto seguro. Uma viagem no tempo, uma carta de amor aos antepassados do realizador, Luigi e Cesira Ughetto, provenientes da região de Piemonte em Itália e forçados a emigrar.

Curiosidade: O filme de animação Proibido para Cães e Italianos de Alain Ughetto já recebeu vários prêmios, incluindo: Prémio do Júri no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, Prémio para Longa-metragem de Animação Europeia nos European Film Awards e Prémio Cineuropa

Direção: Alain Ughetto / Roteiro: Alain Ughetto / Produção: Alexandre Cornu, Luis Correia, Enrica Capra, Mathieu Courtois, Nicolas Flory, Cédric Iland, Jean-François Le Corre, Manuel Poutte, Bastien Sirodot, Ilan Urroz / Elenco: Animação / Direção de Fotografia: Fabien Drouet, Sara Sponga / Direção de Arte: Fabien Drouet / Trilha Sonora: Nicola Piovani / Montagem: Denis Leborgne

“O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, de Bia Lessa

(Drama – 127′ – 16 anos – Brasil – 2024 – Filmes do Estação e Bretz)

05/10 às 15h45

Sinopse: O filme é narrado por Riobaldo, que nos transporta para sua vida como jagunço e compartilha suas experiências e conflitos. Ao longo da trama, ele se envolve com diversos bandos e líderes carismáticos, entre os quais o temido Hermógenes. O coração de Riobaldo é conquistado por Diadorim, um jovem valente e misterioso que se torna o amor de sua vida. Através da narrativa de Riobaldo, o autor explora as complexidades da alma humana, mergulhando na dualidade entre o bem e o mal. Adaptação da aclamada obra-prima “Grande Sertão: Veredas”, escrita por Guimarães Rosa.

Curiosidade: Experimental e teatral a obra é toda gravada em preto e branco transparecendo uma passagem de tempo e de cena em belíssimos enquadramentos paisagísticos, especialmente nas cenas do rio e dos pássaros. A obra foi exibida pelo Festival do Rio.

Direção: Bia Lessa / Roteiro: Bia Lessa / Produção: 2+3 Produções / Elenco: Caio Blat, Luiza Lemmertz, Luiza Arraes, Leo Miggiorin, Clara Lessa, José Maria Rodrigues, Daniel Passi, Lucas Oranmian / Direção de Fotografia: José Roberto Eliezer / Direção de Arte: Toni Vanzoline / Trilha Sonora: Egberto Gismonti, O Grivo / Montagem: Sérgio Mekler, Renata Catharino

“Pasárgada”, de Dira Paes

(Drama – 71′ – 16 anos – Brasil – 2023 – Bretz)

03/10 e 05/10 às 18h00

Sinopse: Irene é uma ornitóloga, solitária em seus 50 anos que, durante seu projeto de pesquisa no meio da floresta, redescobre sua tropicalidade após conhecer Manuel, um jovem guia que fala a língua dos pássaros e traz à tona seus dilemas como mulher, mãe e profissional.

Curiosidade: A paraense Dira Paes, que estreou como diretora em “Pasárgada”, já conquistou de cara o Kikito de melhor desenho de som com a produção. No longa, além da direção, Dira atuou como a personagem principal, Irene. A obra conta ainda com a participação de Fafá de Belém na trilha sonora

Direção: Dira Paes / Roteiro: Dira Paes / Produção: Muiraquitã Filmes, Ímã Filmes, Baderna Filmes e Globo Filme / Elenco: Dira Paes, Humberto Carrão, Cássia Kis, Peter Ketnath e Ilson Gonçalves / Direção de Fotografia: Pablo Baião / Direção de Arte: Pedro von Tiesenhausen / Trilha Sonora: O Grivo / Montagem: André Sampaio

“O Bastardo”, de Nikolaj Arcel

(Aventura Histórica – 124′ – 16 anos – Dinamarca – 2024 – Pandora)

04/10 às 15h45

Sinopse: No século XVIII, na Dinamarca, o Capitão Ludvig Kahlen (Mads Mikkelsen) – um herói de guerra orgulhoso, ambicioso, mas empobrecido – embarca em uma missão para domar uma vasta terra inóspita na qual aparentemente nada pode crescer. Ele busca cultivar colheitas, construir uma colônia em nome do Rei e conquistar um título nobre para si mesmo. Essa área bela, porém hostil, também está sob o domínio do impiedoso Frederik De Schinkel, um nobre vaidoso que percebe a ameaça que Kahlen representa para seu poder. Lutando contra os elementos e bandidos locais, Kahlen é acompanhado por um casal que fugiu das garras do predatório De Schinkel. À medida que esse grupo de desajustados começa a construir uma pequena comunidade neste lugar inóspito, De Schinkel jura vingança, e o confronto entre ele e Kahlen promete ser tão violento e intenso quanto esses dois homens.

Curiosidade: O Bastardo explora temas de desigualdade social e luta pessoal trazendo esses temas para o contexto contemporâneo. O filme foi apresentado no Festival de Cinema de Cannes, onde recebeu elogios por sua adaptação inovadora e pela performance do elenco, recebendo o prêmio de melhor adaptação.

Direção: Nikolaj Arcel / Roteiro: Nikolaj Arcel / Produção: Louise Vesth / Elenco: Mads Mikkelsen e Amanda Collin / Direção de Fotografia: Rasmus Videbæk / Direção de Arte: Jette Lehmann / Trilha Sonora: Dan Romer / Montagem: Olivier Bugge Coutté

“Terra de Ciganos”, de Naji Sidki 

(Drama musical – 90′ – 12 anos – Brasil – 2024 – Pandora)

04/10 às 18h00

Sinopse: Brasil é o lar da terceira maior população cigana do mundo, com aproximadamente 800 mil membros. O diretor Naji Sidki explora a vida de várias comunidades ciganas pelo país, mostrando como preservam suas tradições enquanto se integram à sociedade brasileira, com um olhar especial para os desdobramentos na música.

Curiosidade: O filme, que teve sua estreia na competição nacional do 16° Festival Internacional do Documentário Musical, retrata o povo cigano em uma viagem pelas diversas paisagens do Brasil, buscando os poucos remanescentes da comunidade que ainda moram em barracas e mantém sua língua e modo de vida tradicional. Através de músicos ciganos, o longa faz uma viagem por essa cultura enigmática e resiliente.

Direção: Naji Sidki / Roteiro: Kátia Coelho e Naji Sidki / Produção: Veríssimo Produções / Elenco: Nicolas Ramanush, Ingrid Ramanush, Buda Nascimento, Denis Rudah, Rogerio Loebel, Breno Cigano, Ronaldo Carlos, Batista Cigano, Erasmo Ferraz, Ferreirinha e Dodó. / Direção de Fotografia: Naji Sidki / Direção de Arte: Naji Sidki / Trilha Sonora: Vitsa Ramanush, Nicolas Ramanush, Ingrid Ramanush, Buda Nascimento, Denis Rudah e Rogerio Loebel, Breno Cigano, Ronaldo Carlos, Batista Cigano, Erasmo Ferraz, Ferreirinha, Dodó Fabiano e Bruno Cigano / Montagem: Daniel Souza

“O Dia Que te Conheci”, de André Novais Oliveira

(Comédia – 71′ – 14 anos – Brasil – 2023 – Malute)

04/10 às 14h25

Sinopse: Todo dia Zeca tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil. Há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia Zeca conhece Luísa.

Curiosidade: O filme “O Dia em Que Te Conheci”, dirigido por André Novais Oliveira, continua a impressionar públicos e críticos ao redor do mundo. Em 2023, o longa foi premiado com o Critics Award de Melhor Filme Brasileiro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e recebeu uma Menção Honrosa na Competição de Longas – Metragens Latino -Americanos no Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata. O filme também está sendo exibido no Jeonju International Film Festival em 2024 e no Munich Film Festival, solidificando sua posição como uma obra de destaque no cenário cinematográfico internacional.

Direção: André Novais Oliveira / Roteiro: André Novais Oliveira / Produção: Filmes de Plástico / Elenco: Grace Passô, Renato Novaes, Fabrício FBC / Direção de Fotografia: Ronaldo Dimer / Direção de Arte: Esther Az / Trilha Sonora: Dan Romer / Montagem: Ana Rio

“Motel Destino”, de Karim Aïnouz

(Thriller – 112′ – 18 anos – Alemanha e Brasil – 2024 – Pandora)

03/10 às 16h00

Sinopse: Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.

Curiosidade: O oitavo filme de ficção do cineasta abriu o Festival de Gramado após grande repercussão e reverência da crítica internacional na Riviera Francesa, onde o diretor também exibiu ‘Firebrand’, seu primeiro projeto em língua inglesa, no ano passado.

Direção: Karim Aïnouz / Roteiro: Wislan Esmeraldo, Maurício Zacharias / Produção: Janaina Bernardes, Fabiano Gullane e Caio Gullane / Elenco: Fabio Assunção, Nataly Roch e Iago Xavier / Direção de Fotografia: Hélène Louvart / Direção de Arte: Marcos Pedroso / Trilha Sonora: ? / Montagem: Nelly Quettier

“Quando Eu me Encontrar”, de Amanda Pontes e Michelline Helena

(Drama – 77′ – 16 anos – Brasil – 2023 – Embaúba)

05/10 às 14h25

Sinopse: A partida de Dayane se desenrola na vida daqueles que ela deixou para trás. Sua mãe, Marluce, faz de tudo para não demonstrar o choque que a partida da filha lhe causou. A irmã mais nova, Mariana, enfrenta alguns problemas na nova escola onde está estudando. Antônio, seu noivo, se vê num vazio diante da partida dela e busca obsessivamente por respostas.

Curiosidade: O aclamado filme brasileiro “Quando Eu Me Encontrar”, dirigido por Amanda Pontes e Michelline Helena, já conquistou prêmios significativos, incluindo Melhor Filme e Melhor Roteiro no Festival Olhar de Cinema e o Troféu Vitória de Melhor Longa-metragem no Festival de Cinema de Vitória. A trama comovente explora a partida de Dayane e o impacto profundo que sua ausência tem nas pessoas que ela deixou para trás, abordando temas como abandono e os desafios enfrentados por muitas famílias brasileiras. Não perca esta poderosa narrativa que reflete de forma sensível e impactante as complexidades da vida e das relações familiares.

Direção: Amanda Pontes e Michelline Helena / Roteiro: Amanda Pontes e Michelline Helena / Produção: Caroline Louise / Elenco: Luciana Souza, David Santos, Pipa, Di Ferreira, Adna Oliveira, Lucas Limeira, Larissa Goes, Lis Sutter, Claudia Pires, Alisson Emanoel, Bruno Kunk, Patricia Dawsom, Rafael Martins, Caru Lina / Direção de Fotografia: Victor de Melo / Direção de Arte: Thais de Campos / Trilha Sonora: Vitor Cozilos e João Victor Barroso / Montagem: Mariana Nunes Gomes

“Fernanda Young Foge-me ao Controle”, de Susanna Lira 

(Documentário – 90′ – 12 anos – Brasil – 2024 – Synapse)

03/10 às 14h25

Sinopse: De insana a consciente, de feminista punk a mãe apaixonada. “Os Normais”, “Saia Justa” e todas as faces da artista Fernanda Young, que sacudiu a televisão brasileira e se tornou uma das vozes mais importantes da sua geração.

Curiosidade: O documentário que não se limita a uma narrativa tradicional utiliza uma abordagem não convencional buscando por colagens disruptivas de arquivo, paisagens visuais e sonoras de momentos íntimos da vida de Fernanda. O filme ganhou o prêmio de Melhor Montagem no Festival “É Tudo Verdade” e de crítica no Festival de Paraty

Direção: Susanna Lira / Roteiro: Beto Passeri e Bruno Passeri / Produção: Susanna Lira e Tito Gomes / Elenco: Fernanda Young, Maria Ribeiro, Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães / Direção de Fotografia: Ivo Lopes / Direção de Arte: Thais de Campos / Trilha Sonora: Flavia Tyge / Montagem: Italo Rocha

INFORMAÇÕES

O Circuito de Cinema da Arthousebc apresenta filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz em salas de cinema ao redor do Brasil, para exibição na tela da Sala Cinefilia.

A programação é atualizada semanalmente, sempre entre segunda e quarta feira, e fica disponível ao público com sessões de quinta-feira a domingo, em diferentes horários.

Nossa curadoria foca na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.

Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo Nº 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC
Realização: Arthousebc / Comunica

INGRESSOS:
R$ 30,00 (inteira) Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! ou R$ 15,00 Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! (meia)
Bilheteria: A venda na bilheteria do cinema de quinta a domingo das 14h às 22h / Dinheiro, Débito, Crédito ou Pix