FILMES

“O Babadook”, de Jennifer Kent
(Terror, Suspense, Drama – 94 min – 16 anos – Austrália – 2014 – Madman Entertainment)
Sinopse: Seis anos já se passaram desde a morte de seu marido, mas Amelia (Essie Davis) ainda não superou a trágica perda. Ela tem um filho pequeno, o rebelde Samuel (Noah Wiseman), e tem dificuldades para amá-lo. O garoto sonha diariamente com um monstro terrível e ao encontrar um livro chamado “The Babadok” reconhece imediatamente seu pesadelo. Certo de que Babadok deseja matá-lo, o menino começa a agir irracionalmente, para desespero de Amélia.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: A diretora Jennifer Kent detém os direitos do filme. Quando perguntada se haveria uma sequência, ela disse: “Eu nunca permitirei que nenhuma sequência seja feita, porque não é esse tipo de filme. Não me importo com o quanto me ofereçam, simplesmente não vai acontecer.
Direção: Jennifer Kent / Elenco: Essie Davis, Noah Wiseman, Daniel Henshall / Roteiro: Jennifer Kent / Direção de Fotografia: Radek Ladczuk / Direção de Arte: Karen Hannaford, Alex Holmes / Montagem: Simon Njoo / Som: Jed Kurzel
Trailer: https://youtu.be/ibHErzMzp2g

“Berberian Sound Studio”, de Peter Strickland
(Terror, Drama, Suspense – 92 min – 16 anos – Reino Unido, Alemanha – 2012 – Curzon Artificial Eye)
Sinopse: Gilderoy (Toby Jones) é um engenheiro de som que chega a Itália para trabalhar no que ele acredita ser um filme sobre cavalos. Porém, ele logo percebe que a obra na verdade se trata de um violento terror, com cenas cada vez mais pesadas. Com sua saúde mental seriamente afetada pelo trabalho, ele começa a perder o controle de suas ações, em um aterrorizante caso de quando a vida imita a arte.
Curiosidades: O título do estúdio fictício refere-se a Cathy Berberian, a soprano norte-americana que se casou com Luciano Berio, um pioneiro da música eletrônica e uma influência fundamental no filme de Strickland.
Direção: Peter Strickland / Elenco: Toby Jones, Tonia Sotiropoulou, Cosimo Fusco / Roteiro: Peter Strickland / Direção de Fotografia: Nicholas D. Knowland / Direção de Arte: Sarah Finlay / Montagem: Chris Dickens / Som: Broadcast
Trailer: https://youtu.be/nEhc8UrPRVs

“A Bruxa”, de Robert Eggers
(Terror – 93 min – 16 anos – Canadá, Estados Unidos – 2015 – Universal Pictures)
Sinopse: Nova Inglaterra, década de 1630. O casal William e Katherine leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Teria sido devorado por um lobo? Sequestrado por uma bruxa? Enquanto buscam respostas à pergunta, cada membro da família enfrenta seus piores medos e seu lado mais condenável.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: De acordo com o diretor de fotografia Jarin Blaschke, o filme foi rodado principalmente com luz natural e disponível.
Direção: Robert Eggers / Elenco: Anya Taylor-Joy, Ralph Ineson, Kate Dickie / Roteiro: Robert Eggers / Direção de Fotografia: Jarin Blaschke / Direção de Arte: Derek Connell, Andrea Kristof / Montagem: Louise Ford / Som: Mark Korven
Trailer: https://youtu.be/dfur3ThfJbA