ANALOGIC WONDERLAND – Fotografia Analógica: Preservação Teórica e Prática

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINA DE FOTOGRAFIA ANALÓGICA EM PRETO E BRANCO

 

O projeto tem como objetivo a preservação e difusão dos conhecimentos teóricos e práticos sobre a Fotografia Analógica com foco em películas preto e branco.

A oficina “Analogic Wonderland – Fotografia Analógica: Preservação Teórica e Prática” foi criado com o objetivo de oferecer um caminho possível para artistas e entusiastas que buscam conhecimento para se expressar através desta forma de arte e que almejam descobrir novos caminhos ou se iniciar na produção artística através da fotografia analógica.

Contando com a supervisão e tutoria de Brianne Lee espera-se que ao final do curso os participantes tenham noção clara dos aspectos básicos de iluminação e composição de imagens, bem como dos processos de revelação e ampliação e estejam aptos a dar continuidade aos conhecimentos e saberes da fotografia analógica.

Os encontros acontecerão no período de 4 dias, em Março e Abril, quando serão realizadas aulas teóricas e práticas, totalizando cerca de 20 horas/aula que são oferecidas gratuitamente, incluindo todos os insumos para a realização das práticas. 

Como resultado do projeto será realizado uma exposição gratuita das obras produzidas pelos participantes da oficina

.

A lista com os selecionados e segunda chamada será divulgada no dia 24 de março.

As inscrições estão abertas até o dia 23 de março e podem ser feitas no link abaixo:


CONTEÚDO E PROGRAMAÇÃO:

Aula 01 (26 de Março): Fotografia

  • A história da fotografia
  • Origem da fotografia, principais percursores e fotógrafos, imagens que mudaram o mundo.
  • A câmera fotográfica e filmes 35mm
  • Conhecendo a câmera analógica: peculiaridades, diferentes tipos/formatos e seu funcionamento. O que é e como funcionam as películas 35mm: Colorido e preto e branco.
  • A composição de uma imagem. Parte 1: Estudos sobre as imagens mais importantes na história da humanidade: Composição, formato, iluminação e comunicação não verbal. Parte 2: Criando composições com objetos.

Aula 02 (27 de Março): Iluminação

  • Estudos sobre iluminação
  • Diferentes tipos de luz e equipamentos.
  • Execução e testes de iluminação em objetos em ambientes internos e externos.
  • Exercícios de captação fotográfica – externa e estúdio
  • Exercícios de aplicação dos conhecimentos sobre iluminação e composição.

Aula 03 (02 de Abril): Laboratório

  • O Laboratório: Processos de Revelação. Parte 1: Equipamentos, químicos e como funciona o processo. Parte 2: Prática de revelação das imagens produzidas com base nos conhecimentos dos encontros anteriores.
  • O Laboratório: Processos de Ampliação. Parte 1: Equipamentos e como funciona o processo. Parte 2: Prática de revelação das imagens produzidas com base nos conhecimentos dos encontros anteriores.

Aula 04 (03 de Abril): Conservação e Exposição

  • Conservação de películas e ampliações
  • Quais os principais materiais e forma de conservação.
  • A fotografia como obra de arte
  • Análise da presença de fotografia em locais artísticos e a sua aplicabilidade e reconhecimento na sociedade.
  • Desenvolvimento de projeto de exposição fotográfica
  • Estudo de casos de exposições e mostras de fotografia.

VAGAS E INSCRIÇÕES:

Nota sobre as vagas:
 Em consonância com as políticas públicas de igualdade, as 12 vagas serão assim dispostas:
- 6 vagas diretas (por mérito e seleção de interesse, conhecimento em fotografia e portfolio, com paridade garantida: 3 mulheres e 3 homens)
- 2 vagas para estudantes (ambos devem estar devidamente matriculados e com frequência igual ou superior a 75% das aulas, com paridade garantida: 1 mulher e 1 homem) 
- 1 vaga indicada pela FCBC para artistas que busquem desenvolver ou aprimorar sua linguagem e desenvolvimento dentro da fotografia analógica (desde que os indicados sejam maiores de 18 anos e com trabalho artístico consistente)
- 1 vaga garantida para artista negro (caso não haja inscritos negros, reverte-se para vaga direta)
- 1 vaga garantida para artista indígena (caso não haja inscritos indígenas, reverte-se para vaga direta)
- 1 vaga garantida para artista trans (caso não haja inscritos trans, reverte-se para vaga direta)


EQUIPE:

Brianne Lee tem cerca de 11 anos de experiência nas áreas de fotografia e audiovisual.
Em 2011 participou da sua primeira exposição como fotógrafa, onde foi a única participante a utilizar da técnica de captura por câmera analógica, o que lhe resultou a capa do convite. No ano seguinte criou o Analogic Wonderland, evento que reunia artistas e simpatizantes para mostrar seus trabalhos e discutir sobre artes. No mesmo ano participou de sua primeira exposição internacional. Ao longo dos próximos anos foi capa para o livro de poesias do escritor Lucas Schlemper, lançado em Portugal, conduziu a Whatever Feira de Artes em parceria com Mauricio Kehl, tornou-se representante da Câmara Setorial de Artes Visuais e vice-presidente do Conselho Municipal de Politicas Culturais de Balneário Camboriú. Em 2021 criou o projeto Conheça Um Artista e ArteBC.com através da Lei Aldir Blanc. Dentre sua carreira, destacam-se os trabalhos prestados a bandas por meio da produção de capas de álbuns virtuais, CDs e vinis para diversos segmentos da música. Atualmente vem direcionando suas forças e atenção para a concretização de seu maior sonho: o Analogic Wonderland Lab.

André Gevaerd: Graduado em Comunicação Social com ênfase em Cinema pela FAAP, fundador da produtora Cineramabc e diretor do Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, é profissional da indústria cinematográfica há mais de 15 anos e trabalha como produtor, diretor e montador de filmes de longa- metragem. Participou do Producer’s Network do Festival de Cannes na França em 2011, 2012 e 2013 e foi selecionado para o Berlinale Talent’s na Alemanha em 2012. Foi produtor associado em diversas produções a nível nacional, além dos filmes que realizou através de sua produtora – citados no perfil da companhia. Atualmente desenvolve projetos com o objetivo de levar novas histórias para as salas de cinema e teatro. Criou a CIA ARTHOUSEBC DE TEATRO, que realiza encontros mensais e desenvolve novo olhar para a dramaturgia teatral. É responsável pela criação e manutenção da Arthousebc, uma casa artístico-cultural inovadora com sede na cidade de Balneário Camboriú – litoral agitado de Santa Catarina – que apresenta ao público uma programação completa composta por projeções, apresentações e exposições das mais variadas áreas artísticas (Cinema, Música, Artes Cênicas, Dança, Literatura, Fotografia, Artes Visuais, etc).

Ton Lux: Depois de sair da sua cidade natal aos 18 anos, foi em Curitiba/PR que ele encontrou seu engajamento no meio artístico depois com seu encontro com Cintia Ribas, que foi a sua primeira referência mais próxima dentro das artes visuais, esse encontro lhe trouxe mais segurança e estimulo para voltar aos processos criativos que desenvolveu desde a infância com papel, arame, luz e penas, ele chamava suas esculturas de Mobiles. Depois de um tempo, Ton, conseguiu dar atenção total as duas esculturas, em 2020 ele retornou para Balneário Camboriú/SC e trouxe consigo suas esculturas, ele fazia festas em casa para convidar e conhecer artistas da cidade e mostrar também suas peças. Um ano depois, em 2021, vendeu seu primeiro projeto, um cenário para um ensaio fotográfico de um editorial de moda de Marcio Albani, o mar de Vênus. No final de 2021 conheceu a Arthousebc onde começou a trabalhar como assistente de produção; desde então já participou de algumas formações de diferentes línguas no campo arte, através da residência audiovisual, recebeu formação através de oficinas de roteiro, direção, cinema documentário, edição de cor e vídeo.

INFORMAÇÕES 

Quando: Dias 26 e 27 de Março e 02 e 03 de Abril das 14h às 19h

Onde: Analogic Wonderland e Arthousebc (Rua São Paulo 581-1, Bairro dos Estados, Balneário Camboriú/SC.

Inscrições Gratuitas: Até dia 23/03 pelo link https://forms.gle/QTDmxdpWnctWkDmd6

Patrocínio: Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura

Informações: www.arthousebc.com e www.briannstorm.com/lab2021