1ª MOSTRA CINE BUSCH DE CINEMA CATARINENSE

 

Neste mês de outubro, a Mostra Cine Busch de Cinema Catarinense exibe um recorte da produção de filmes recentes realizados em Santa Catarina. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece em seis diferentes cidades da região do Vale do Itajaí: Itajaí (dias 8 e 9); Indaial (10 e 11); Timbó (15 e 16); Balneário Camboriú (17 e 18); Blumenau (19 e 20) e Brusque (22 e 23).

A mesma programação será apresentada em cada uma das cidades, sendo 3 sessões de curtas-metragens (uma infanto-juvenil e duas  contemporâneas temáticas), e 1 oficina de Introdução ao Roteiro de Cinema, ministrada pelo cineasta Cleiton Schlindwein, e contando com tradução de libras. Além disso, haverá 1 debate pós-sessão com Christopher Faust, curador da mostra, discutindo as temáticas e narrativas dos mais de 20 filmes exibidos e versando sobre a pluralidade da produção atual realizada no estado.

É o cinema feito por catarinenses para catarinenses.

Quinta-Feira (17)

17h30
Oficina de Introdução ao Roteiro
de Cinema

20h
Sessão Lugares: Realidade e Fantasia

Sexta-Feira (18)

15h
Sessão Infanto-Juvenil

19h
Sessão Narrativas: Passado e Presente (com debate pós-sessão)

Sessão Infanto-Juvenil

Na sessão infanto-juvenil, o rural e o urbano se apresentam como possibilidades de crianças e adolescentes se conectarem com o mundo, com pessoas e a comunidade. Entre diversões e primeiros sentimentos, aparece a importância da família e o surgimento de novas amizades. É uma sessão que aborda temas difíceis como o medo, a solidão e o luto, em filmes divertidos que passam também pelo amor ao futebol, a gatos, pares de tênis, além da tentativa de fugir de monstros, sejam eles externos ou internos. São oito curtas-metragens que, em conjunto, refletem a montanha-russa que é ser criança.

Sessão Lugares: Realidade e Fantasia

Lugares, espaços e cidades, não são apenas molduras para o que vemos na tela, eles pesam nas ações, nos contextos e nas narrativas. E o que acontece quando a realidade e a (possibilidade de) fantasia se misturam e se confundem? Nessa sessão, nos impactamos com diferentes lugares: sendo eles espaços físicos (plantações, um ritual teatral, a praia, o caminho de terra, uma casa de cultura) em diferentes cidades que mudam a maneira de olhar as histórias e personagens; ou sendo lugares em que a ficção se mistura com a realidade (na mente de cineastas, no cinema de gênero, na embriaguez, nos mistérios que perpassam documentários), em filmes onde vemos como é o possível o cinema fabular a arte, enquanto reflete a vida.

Sessão Narrativas: Presente e Passado

A Sessão Narrativas começa na ficção para chegar ao documentário histórico. Olhar para o passado, para a história, para as mudanças da nossa comunidade e do nosso estado, é também entender dramas e conflitos do presente. Enquanto surgem amizades improváveis entre personagens à margem da sociedade, é também tempo de compreender de onde viemos, de se deparar e lidar com as materialidades do passado e pensar como isso afeta os povos, as terras e as relações de hoje. A consciência política e social, porém, não nos impede de sonhar e de querer mudar. O futuro está logo ali.

INFORMAÇÕES

Quando: Dias 17 e 18 Outubro de 2024
Onde: Auditório Livre da Arthousebc
Ingressos: Gratuitos