
“A Garota Radiante”, filme da diretora francesa Sandrine Kiberlain estreia na Arthousebc.
“A Garota Radiante”, é o primeiro longa da estreante como diretora, mas atriz reconhecida, Sandrine Kimberlain, que trás uma narrativa em que suas personagens vivem em um mundo romântico e inocente que está prestes a deixar de existir.
Seguem em cartaz:
Aclamado em festivais de cinema “Medusa”, da diretora estreante Anita Rocha da Silveira, está chamando a atenção com uma narrativa que une mitologia e o horror de viver nos tempos atuais.
Gabriel Di Giacomo criou um importante documentário que mostra de fato por que não podemos esquecer dos efeitos e feitos da ditadura militar em “Memória Sufocada”. (Sessão de sábado será acompanhada de debate)
É sobre as tradições nos tempos modernos que o filme “Um Samurai em São Paulo”, de Debora Mamber, narra a história de um dos pioneiros da disseminação em escala mundial, das antigas artes da batalha japonesas.
“O Rio do Desejo”, dirigido por Sérgio Machado, adapta para o cinema o livro de Milton Hatoum e coloca grandes atores como Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira, Gabriel Leone e Rômulo Braga, em personagens que revelam muito sobre a natureza humana.
“A Porta ao Lado”, de Julia Rezende, discute a forma das relações amorosas em um longa metragem, com Letícia Colin, Dan Ferreira, Bárbara Paz e Túlio Starling.
“Muco: Contradição na Tradição”, de Oberon, leva expressivo público interessado no tema da tradição do yoga para as telas.
“Marte Um”, filme do brasileiro Gabriel Martins indicado ao Oscar pelo Brasil.
“A Garota Radiante”, de Sandrine Kiberlain
(Drama – 98 min – 14 anos – França – 2021 – Pandora)
06/04 e 08/04 às 21h50
07/03 e 09/04 às 20h15
Sinopse: Irene é uma jovem judia de 19 anos cheia de energia. Sua família a observa descobrir o mundo, seus amigos, seu novo amor e sua paixão pelo teatro. Irene quer ser atriz e vive a vida com a despreocupação característica da juventude. Porém, ela não sabe que seus dias podem estar contados.
Curiosidades: É o primeiro longa dirigido por Sandrine Kiberlain.
Direção: Sandrine Kiberlain / Roteiro: Sandrine Kiberlain / Elenco: Rebecca Marder, André Marcon, Anthony Bajon, Françoise Widhoff, India Hair / Produção: Olivier Delbosc, Pauline Duhault / Direção de Fotografia: Guillaume Schiffman / Direção de Arte: Cristina Teulier / Montagem: François Gédigier / Som: Jean-Pierre Duret, Cyril Holtz / Trilha Sonora: Patrick Desremaux, Marc Marder
“Medusa”, de Anita Rocha da Silveira
(Fantasia, Terror – 128 min – 16 anos – Brasil – 2023 – Vitrine)
07/04 e 09/04 às 18h00
Sinopse: Há muitos e muitos anos, a bela Medusa foi severamente punida por Atena, a deusa virgem, por não ser mais pura. Hoje, a jovem Mariana pertence a um mundo em que deve se esforçar ao máximo para manter a aparência de uma mulher perfeita. Para não caírem em tentação, ela e suas amigas se esforçam ao máximo para controlar tudo e todas à sua volta. Porém, há de chegar o dia em que a vontade de gritar será mais forte.
Curiosidades: Recebeu prêmios em festivais como Sitges Film Festival (Melhor Direção), Tromsø Int. Film Festival (Melhor Filme), IndieLisboa (Prêmio Especial do Júri), Raindance Film Festival (Melhor Filme Internacional), Palm Springs Int. Film Festival (Menção Honrosa). No Brasil, o filme foi o grande vencedor da Première Brasil do Festival do Rio, com os prêmios de Melhor Filme, além de ter recebido os prêmios de Melhor Direção e Melhor Atriz Coadjuvante para Lara Tremouroux.
Direção: Anita Rocha da Silveira / Roteiro: Anita Rocha da Silveira / Elenco: Mari Oliveira, Lara Tremourox, Joana Medeiros, Felipe Frazão, Thiago Fragoso, Bruna Linzmeyer, Carol Romano / Produção: Mayra Faour Auad, Tarcila Jacob, Vania Catani, Fernanda Thuran / Direção de Fotografia: João Atala / Direção de Arte: Dina Salem Levy / Montagem: Marilia Moraes / Som: Bernardo Uzeda, Evandro Lima / Trilha Sonora: Bernardo Uzeda
“O Rio do Desejo”, Sergio Machado
(Drama, Romance – 107 min – 16 anos – Brasil – 2023 – Gullane)
06/04 e 08/04 às 20h00
Sinopse: Ao se apaixonar pela bela e misteriosa Anaíra, Dalberto abandona seu trabalho na polícia e se torna comandante de um barco. O casal passa a viver na casa que Dalberto divide com os dois irmãos, às margens do Rio Negro, mas quando Dalberto é obrigado a se arriscar em uma longa viagem rio acima, desejos proibidos vêm à tona. Enquanto Dalmo, o irmão mais velho, luta para controlar a atração que sente pela cunhada, Anaíra e Armando, o caçula, se aproximam. A volta de Dalberto reúne, sob o mesmo teto, os três irmãos apaixonados pela mesma mulher.
Curiosidades: O filme é inspirado no conto “O Adeus do Comandante” de Milton Hatoum
Direção: Sergio Machado / Roteiro: Sergio Machado, George Walker Torres, Maria Camargo, Milton Hatoum / Elenco: Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira, Gabriel Leone, Rômulo Braga, Jorge Paz, Coco Chiarella / Produção: Rodrigo Castellar, Pablo Torrecillas, Caio Gullane, Fabiano Gullane, Ana Saito, Daniela Antonelli Aun / Direção de Fotografia: Adrian Tejido / Direção de Arte: Adrian Cooper / Montagem: Ricardo Farias / Som: Luciano Raposo / Trilha Sonora: Beto Villares
“A Porta ao Lado”, de de Julia Rezende
(Drama, Romance – 113 min – 16 anos – Brasil – 2023 – Vitrine)
06/04 e 08/04 às 18h00
Sinopse: Mari e Rafa vivem um relacionamento tradicional, estável e sem altos e baixos. O casamento segue tranquilo até o dia em que se muda para o apartamento ao lado o casal Isis e Fred. Os novos vizinhos vivem um relacionamento aberto, separam sexo de amor e decidiram não ter filhos. O encontro dos dois casais irá provocar desejos, dúvidas, inseguranças, mentiras e transformações nos quatro, fazendo com que cada um reavalie suas escolhas.
Curiosidades: O Filme foi exibido na 46ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no 24º Festival do Rio e no 50º Festival de Cinema de Gramado, no qual concorreu ao troféu Kikito, prêmio máximo do evento.
Direção: Julia Rezende / Roteiro: Patricia Corso, L.G. Bayão, Leonardo Moreira / Elenco: Letícia Colin, Bárbara Paz, Dan Ferreira, Túlio Starling, Louise Cardoso, Dani Ornellas / Produção: Mariza Leão, Tiago Rezende, Cacala Carvana, Samantha Queiroz / Direção de Fotografia: Dante Belluti, Nonato Estrela / Direção de Arte: Marghê Pennacchi / Montagem: Maria Rezende / Som: Tomás Alem, Bernardo Uzeda / Trilha Sonora: Berna Ceppas
“Memória Sufocada”, de Gabriel Di Giacomo
(Documentário – 75 min – 14 anos – Brasil – 2021 – Embaúba)
06/04 e 08/04 às 16h45
Sinopse: Coronel Ustra (1932-2015) é o único militar condenado como torturador durante a ditadura. Hoje, ele é exaltado como um herói. Mas qual é a verdade? Por meio de buscas pela internet, o passado do Brasil vai sendo reconstruído e esbarra no presente.
Curiosidades: Vencedor do prêmio especial do júri no Festival de Cinema Espanhol de Málaga, em 2022
Direção: Gabriel Di Giacomo / Roteiro: Gabriel Di Giacomo / Produção: Marcelo Botta, Gabriel Di Giacomo / Direção de Fotografia: Bruno Graziano / Direção de Arte: / Montagem: Gabriel Di Giacomo / Som: Maria Isabel Abduch / Trilha Sonora: Cauê Bravim
“Um Samurai em São Paulo”, de Debora Mamber”
(Documentário, Artes Marciais – 70 min – Livre – Brasil – 2022 – Elo Studios)
07/04 e 09/04 às 16h45
Sinopse: O japonês Taketo Okuda foi um dos grandes mestres de karatê dos nossos tempos. Marcado pela infância na Segunda Guerra e preparado para ser um guerreiro pronto para matar ou morrer, Okuda foi enviado ao Brasil para difundir a arte marcial das mãos vazias. Sua trajetória, de professor de campeões a um mestre em busca da transcendência, é narrada por uma de suas alunas, uma brasileira neta de sobreviventes do Holocausto. Esse encontro de dois personagens tão distintos investiga os significados profundos da arte marcial e da autodefesa diante de um mundo ameaçador.
Curiosidades: Seleção oficial do 12º FICBC
Direção: Débora Mamber Czeresnia / Roteiro: Débora Mamber Czeresnia / Narração: Debora Mamber / Entrevistados: Ari Timerman, José Augusto Lima de Sá, Bernardo Grandin, Carlos Rocha, Celso Oliveira, Claudia Correia, Daniel Feffer, Daniel Flores Nunes, Diego Fort, Eduardo de Jesus Pereira, Frank Seiji Kaduoka, Keiko Okuda, Luciana Resende Lima, Marcio Chaer, Nélia Fores, Paulo Caffarelli, Paulo Kaduoka, Pedro Okuyama, Roberto Sant’anna / Produção: Débora Mamber Czeresnia / Direção de Fotografia: Guilherme Ribeiro / Montagem: Joaquim Castro e Yuri Amaral / Som: Akira Band, Juliano Zoppi, Mohamad Ahmad Hanjoura, Tales Manfrinat, Tamis Haddad e Tiago Gigliarano
“Muco: Contradição na Tradição”, de Oberom Silva
(Documentário – 109 min – 12 anos – Brasil, Índia – 2022 – Maha)
07/04 e 09/04 às 14h45
Sinopse: O documentário Muco: Contradição na Tradição apresenta dois irmãos brasileiros que viajam à Índia a fim de entender primeiros princípios éticos do Yoga (Yamas) e as implicações que esta prática milenar tem em nossa sociedade. Do norte da Índia ao sul, da costa oeste à costa leste, a equipe viajou por quatro meses visitando centros espirituais (ashrams), eventos populares, lugares considerados sagrados para a fé local e documentando pontos sensíveis que afetam a saúde da população por conta da degradação ambiental. Ao longo da jornada desvelam-se verdades ocultas da Índia que colocam em xeque a própria tradição do Yoga.
Curiosidades: Austria international Film Festival & Docs Without Borders Film Festival
Direção: Oberom Silva / Produção: Céu Bittencourt, Oberom Silva e Orlando Chavatta
“Marte Um”, de Gabriel Martins
(Drama – 115 min – 16 anos – Brasil – 2022 – Embaúba Filmes)
06/04 e 08/04 às 14h40
Sinopse: A família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente extremista de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.
Curiosidades: Vencedor Prêmios do Público, Melhor Filme Narrativo de Gabriel Martins no San Francisco International Film Festival 2022
Direção: Gabriel Martins / Roteiro: Gabriel Martins / Elenco: Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Souza / Direção de Fotografia: Leonardo Feliciano / Montagem: Gabriel Martins e Thiago Ricarte / Som: Daniel Simitan
INFORMAÇÕES
O Circuito de Cinema traz para a tela da Sala Cinefilia, espaço dedicado ao cinema na Arthousebc, filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz no circuito brasileiro de salas de cinema. A programação fica disponível ao público de quinta-feira a domingo, em diferentes horários com foco na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.
Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC
Ingressos Antecipados:
Bilheteria: de quinta a domingo das 13:30 às 22:00 / Dinheiro, Débito ou Crédito
Realização: Arthousebc / Comunica
































