CIRCUITO DE CINEMA – 14/04 A 17/04

Novo filme de Lázaro Ramos, “Medida Provisória” estreia essa quinta na Arthousebc

Estréia no Circuito de Cinema “Medida Provisória”, de Lárazo Ramos, filme brasileiro mais esperado do ano que promete surpreender o público que tiver o privilégio de assistir essa obra na tela grande do cinema, que conta com Tais Araújo, Alfred Enoch e Seu Jorge no elenco.

O filme “Esse Fim de Semana”, de Mara Pescio, indicado ao Prêmio de Novos Diretores no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián e realizado por equipe técnica e artística formada por mulheres segue em cartaz junto ao indicado ao Oscar de melhor filme internacional “A Felicidade das Pequenas Coisas”, de Pawo Choyning Dorji, é um dos destaques da programação que também conta com a produção sueca “A Ilha de Bergman”, de Mia Hansen-Løve, que faz homenagem a um dos maiores cineastas de todos os tempos, Ingmar Bergman. O pop “Eduardo e Mônica”, de René Sampaio que conta a história baseada na música de Renato Russo da banda Legião Urbana. E o documentário “Pajeú”, de Pedro Diógenes, que foi premiado como melhor filme no Olhar de Cinema, de Curitiba, e que teve sua estreia internacional no FID Marseille.

“Medida Provisória”, de Lárazo Ramos

(Drama – 81 min – 14 anos – Brasil – 2020 – Elo Company)

14/04 a 17/04 às 20h30

15/04 e 16/04 às 22h10

Sinopse: Em um futuro próximo distópico no Brasil, um governo autoritário ordena que todos os cidadãos afrodescendentes se mudem para a África – criando caos, protestos e um movimento de resistência clandestino que inspira a nação.

Curiosidade, Prêmios e Festivais: Baseado na peça “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação

Direção: Lázaro Ramos / Roteiro: Luisa Silvestre, Lázaro Ramos, Aldir Anunciação, Elísio Lopes Jr / Direção de Fotografia: Adrian Teijido / Trilha Sonora: Bernardo Adeodato / Montagem: Diana Vasconcellos

“Esse Fim de Semana”, de Mara Pescio

(Drama – 69 min – 12 anos – Argentina, Brasil – 2021- Pandora Filmes)

15/04 e 17/04 às 17h15

Sinopse: Em Esse Fim de Semana, Julia retorna para sua cidade natal após sofrer um golpe financeiro. Anos após deixar o bairro onde nasceu e cresceu, ela volta com a obrigação de assinar uma autorização para que a filha possa sair do país com o pai. Acima de tudo, ela precisa recuperar algum patrimônio que ainda possa estar lá, e isso resolveria grande parte de seus problemas atuais. Mas, este reencontro com o passado não será tão fácil quando ela esperava, e Julia precisará lidar com tudo aquilo que deixou para trás.

Curiosidade, Prêmios e Festivais: Indicado ao Prêmio de Novos Diretores no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián.

Mara Pescio / Roteiro: Mara Pescio / Direção de Fotografia: Inés Duacastella Armin Marchesini / Produção:Georgina Baisch, Santiago Carabante / Trilha Sonora: Rita Zart / Montagem: Florencia Gómez García.

“Eduardo e Mônica”, de René Sampaio

(Drama, Romance – 114 min – 14 anos – Brasil – 2020 – Downtown)

14/04 e 16/04 às 18h30

Sinopse: Em um dia atípico, situado em Brasília na década de 1980, uma série de coincidências leva Eduardo (Gabriel Leone) a conhecer Mônica (Alice Braga), tendo como pano de fundo uma festa estranha com gente esquisita. Uma curiosidade é despertada nos dois e, apesar de não serem parecidos, eles se apaixonam perdidamente. Ambos são completamente diferentes. Além da discrepância de idade entre os dois, signos diferentes e cores de cabelo diferentes, eles também têm gostos que, aos olhos de outras pessoas, são incompatíveis. Parece que o amor entre os dois nunca passará apenas de alguns meses. Depois de começarem um namoro, esse amor precisará amadurecer e aprender a superar as diferenças. Eduardo e Mônica terão também que superar o preconceito de outros que tentarão acabar com o relacionamento.

Curiosidade, Prêmios e Festivais: O filme é baseado na música homônima de Renato Russo, da banda Legião, Urbana, “Quem um dia irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração”.

Direção René Sampaio / Roteiro: Gabriel Bortolini, Jessica Candal, Michele Frantz, Claudia Souto, Matheus Souza / Direção de Fotografia: Gustavo Hadba / Direção de Arte: Tiago Marques / Elenco: Gabriel Leone, Alice Braga, Victor Lamoglia, Otávio Augusto, Juliana Carneiro da Cunha, Fabrício Boliveira.

“A Ilha de Bergman”, de Mia Hansen-Løve

(Drama- 112 min – 14 anos – Alemanha, Bélgica, França, México, Suécia – 2021 – Pandora Filmes)

14/04 e 16/04 às 16h30

Sinopse: No filme, um casal de cineastas, Chris (Vicky Krieps, de “Trama Fantasma”) e Tony (Tim Roth), viaja à ilha, onde ele participará de alguns eventos, enquanto ela tenta superar uma crise criativa, e escrever um novo roteiro.

Curiosidade, Prêmios e Festivais: Participou da seleção oficial do Festival de Cannes 2021 em competição.

Direção: Mia Hansen-Løve / Roteiro: Mia Hansen-Løve / Direção de fotografia: Denis Lenoir / Trilha Sonora: Paul Heymans / Montagem: Marion Monnier

“A Felicidade das Pequenas Coisas”, de Pawo Choyning Dorji

(Dramédia – 110 min – 10 anos – Butão – 2019 – Pandora Filmes)

15/04 e 17/04 às 18h30

Sinopse: Um jovem professor butanês, Ugyen, foge de suas obrigações enquanto planeja ir para a Austrália no intuito de tornar cantor. Como reprimenda, seus superiores o enviaram à escola mais remota do mundo, uma aldeia glacial do Himalaia chamada Lunana, para completar seu serviço. Ele se encontra exilado de seu conforto ocidentalizado após uma árdua jornada de 8 dias para chegar à longínqua localidade. Lá, ele não encontra eletricidade, pouco material didático e nem mesmo um quadro-negro. Embora pobres, os aldeões dão as boas-vindas ao seu novo professor, mas ele enfrenta a difícil tarefa de ensinar as crianças da aldeia contando com poucos recursos. Ugyen quer desistir e voltar para casa, mas começa a aprender sobre as dificuldades na vida das lindas crianças a que ensina e começa a ser transformado por meio da incrível força espiritual dos moradores.

Curiosidade, Prêmios e Festivais: Selecionado na categoria de Melhor Filme Internacional pelo Butão – Oscar 2022

Direção: Pawo Choyning Dorji / Roteiro: Pawo Choyning Dorji / Direção de Fotografia: Jigme Tenzing / Trilha Sonora: Yi-Chen Chiang / Montagem: Hsiao-Yun Ku

“Pajeú”, de Pedro Diógenes

(Documentário – 73 min – 12 anos – Brasil – 2020 – Embaúba)

15/04 e 17/04 às 16h00

Sinopse: Maristela está sendo atormentada por um sonho constante: uma criatura emergindo das águas do Riacho Pajeú. A estranheza e insistência do pesadelo começam a atrapalhar o sono e o cotidiano de Maristela que, procurando uma solução para seu problema, inicia uma pesquisa sobre o Riacho, sua história e seu desaparecimento. Os pesadelos não param. Sonho e realidade se misturam. Pessoas próximas a Maristela começam a desaparecer, assim como o Pajeú desapareceu. A angústia dela aumenta junto com o medo de também sumir.

Curiosidades: World Premiere – FID Marseille e Melhor Filme Brasileiro no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba 2020

Direção: Pedro Diógenes / Roteiro: Pedro Diógenes / Direção de fotografia: Victor de Melo / Trilha Sonora: Vitor C. / Montagem: Guto Parente e Victor Costa Lopes

INFORMAÇÕES

O Circuito de Cinema traz para a tela da Sala Cinefilia, espaço dedicado ao cinema na Arthousebc, filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz no circuito brasileiro de salas de cinema. Medidas de distanciamento e prevenção foram adotadas devido ao Covid-19. A programação fica disponível ao público de quinta-feira a domingo, em diferentes horários com foco na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.

Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC

Ingresso: R$ 25,00 (inteira) ou R$ 12,50 (meia) a venda na bilheteria do cinema

Bilheteria: de quarta a domingo das 17:00 às 20:00 / Dinheiro, Débito ou Crédito

Realização: Arthousebc / Comunica