
O Circuito de Cinema estréia mais dois longas metragem que fazem parte da programação disponível ao público de quinta-feira a domingo, na Arthousebc. Os filmes “Os Melhores Anos de Uma Vida”, do experiente e imperdível diretor francês Claude Lelouch, estreia ao lado de “O Diabo Branco”, de Ignacio Rogers que recebeu prêmios de melhor roteiro nos festivais de Havana e Bogotá. Os filmes reforçam a programação junto a filmes como “Dr Gama”, de Jefferson De, “Piedade” de Cláudio Assis, “Druk – Mais uma Rodada”, do aclamado diretor Thomas Vinterberg e “Rodantes”, de Lucas Camargo de Barros.
Os Melhores Anos de Uma Vida, de Claude Lelouch
(Drama/ romance – 90 min – 12 anos – França – 2021 – Pandora Filmes)
19 e 21/08 às 20h00
Sinopse: Em Os Melhores Anos de uma Vida, mais de 50 anos depois de viverem uma arrebatadora história de amor, o destino faz com que os caminhos de Anne (Anouk Aimée) e Jean-Louis (Jean-Louis Trintignant) se cruzem novamente. Hoje, o ex-piloto de corridas não consegue se achar em suas próprias memórias. Para ajudá-lo, seu filho procura o grande amor de seu pai, a mulher que seu pai deixou escapar e conta suas histórias constantemente. Agora, Anne e Jean-Louis se reunem para relembrar o passado e, quem sabe, continuar sua história da onde parou.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: Os Melhores Anos de uma Vida, dirigido por Claude Lelouch, estreiou nos cinemas brasileiros em junho. O filme, que foi exibido na Seleção Oficial do Festival de Cannes, acompanha os personagens Jean-Louis Duroc (Jean-Louis Trintignant) e Anne Gauthier (Anouk Aimée) mais de cinquenta anos depois do primeiro filme, o clássico francês UM HOMEM, UMA MULHER, de 1966, vencedor do Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira e de Melhor Roteiro – e que também teve uma continuação em 1986, Um Homem, Uma Mulher – 20 anos depois.
Direção: Claude Lelouch
Roteiro: Claude Lelouch
Elenco: Jean-Louis Trintignant, Anouk Aimée, Anne Gauthier, Souad Amidou, Françoise Gauthier, Antoine Sire, Antoine Duroc, Marianne Denicourt, Monica Bellucci
O Diabo Branco, de Ignacio Rogers
(Terror – 83 min – 14 anos – Brasil / Argentina – 2021 – Pandora Filmes)
20 e 22/08 às 20h00
Sinopse: Em uma viagem de carro pelo interior da Argentina, um grupo de quatro amigos têm um estranho encontro com um misterioso homem quando chegam para pernoitar em uma pousada local. As férias ideais dos amigos são arruinadas quando eles acabam se tornando reféns de uma antiga lenda maligna que assombra a cidade.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: O filme ganhou menção especial no Festival do Insólito, em Lima, e o prêmio melhor roteiro no BAM, na Colômbia, e em Havana.
Direção: Ignacio Rogers
Roteiro: Ignacio Rogers, Paula Manzone e Santiago Fernandez
Direção de Fotografia: Ezequiel Díaz, Violeta Urtizberea, Julián Tello, Martina Juncadella, William Prociuk, Nicola Siri
Rodantes, de Leandro Lara
(Drama – 100 min – 16 anos – Brasil – 2019 – Zeta Filmes )
19 e 21/08 às 18h10
Sinopse: Rodantes narra a vida de três personagens: Tatiane, uma jovem garota que foge para tentar se reinventar após um passado traumático; Odair, fruto da explosão migratória rondoniense do início dos anos 90, é um rapaz que em meio a descobertas sexuais corre riscos ao se desprender da casa dos pais; e Henry, um imigrante haitiano que, após a morte de sua mulher, luta com seus dois filhos pequenos para sobreviver em meio ao progresso e à miséria brasileira. Vidas em ebulição no caos, se esbarram por aí em momentos ocasionais sem envolvimento maior do que sua própria condição de ambulantes.
Direção: Leandro Lara
Roteiro: Lucas Camargo de Barros
Direção de Fotografia: Adolpho Veloso
Direção de Arte: Marcelo Larrea
Montagem: Fernando Stutz
Elenco: Caroline Abras, Félix Smith, Jonathan Well, Murilo Grossi, Fernando Alves Pinto, Clara Chevaux, Rodolfo Vaz, Suzana Vieira Gonçalves, Acauã Sol, Daniel Infantini, Lívia Deschermayer, Benki Ashaninka, Angetona Dorgilus
Druk – Mais uma Rodada, de Thomas Vinterberg
(Drama/ comédia – 117 min – 16 anos – Dinamarca – 2021 – Vitrine Filmes)
20 e 22/08 às 18h00
Sinopse: Mais uma Rodada é a história de quatro professores com problemas em suas vidas, testando a teoria de que ao manter um nível constante de álcool em suas correntes sanguíneas, suas vidas irão melhorar. De início, os resultados são animadores, porém, no decorrer da experiência, eles percebem que nem tudo é tão simples assim.
Curiosidade: Oscar, 2021 – Melhor Filme Internacional, Globo de Ouro, 2021 – Indicado a Melhor Filme Estrangeiro
Direção: Thomas Vinterberg
Roteiro: Thomas Vinterberg, Tobias Lindholm
Direção de Fotografia: Sturla Brandth Grovlen
Direção de Arte: Thales Junqueira
Montagem: Janus Billeskov Jansen, Anne Osterud
Elenco: Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Magnus Millang, Lars Ranthe, Maria Bonnevie, Helene Reingaard Neumann, Susse Wold, Magnus Sjorup, Silas Cornelius Van
Dr Gama, de Jefferson De
(Drama – 80 min – 14 anos – Brasil – 2021 – Elo Company)
20 e 22/08 às 16h20
Sinopse: Luiz Gama era filho de uma africana livre e de um português, foi vendido por seu pai para mercadores aos 10 anos. Com 18, conquistou a própria liberdade e aprendeu a ler com a ajuda de um estudante de Direito.
Curiosidade: Doutor Gama mostra a importância da figura de Luiz Gama na construção da história de uma nação e as dificuldades que precisou enfrentar até o século 19, ao viver em um país imperial.
Direção: Jeferson De
Roteiro: Luiz Antonio
Direção de Fotografia: Cris Conceição
Direção de Arte: Thales Junqueira
Montagem: Jeferson De
Elenco: César Mello, Ângelo Fernandes, Pedro Guilherme, Mariana Nunes, Isabél Zuaa
Piedade, de Cláudio Assis
(Drama – 99 min – 16 anos – Brasil – 2019 – ArtHouse)
19 e 21/08 às 16h20
Sinopse: Praia da Saudade, Piedade. Conhecido por sua deliciosa moqueca de cação e cerveja gelada, e gerido por Dona Carminha (Fernanda Montenegro) e seu filho Omar (Irandhir Santos), o bar Paraíso do Mar é um dos focos da resistência local contra o avanço predatório da corporação petroleira Petrogreen. Quando o executivo Aurélio (Matheus Nachtergaele) chega representando os interesses da empresa, o cotidiano da família é abalado, trazendo à tona segredos há muito escondidos e uma inusitada conexão com Sandro (Cauã Reymond), dono de um cinema pornô do outro lado da cidade.
Curiosidade: 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – Pr6emio de Melhor Ator Coadjuvante (Cauã Reymond), Direção de Arte, Prêmio Especial do Júri, para o diretor Cláudio Assis
Direção: Cláudio Assis
Roteiro: Hilton Lacerda, Anna Carolina Francisco e Dillner Gomes
Direção de Fotografia: Marcelo Durst
Direção de Arte: Carla Sarmento
Montagem: Karen Harley, EDT
Elenco: Fernanda Montenegro, Irandhir Santos, Matheus Nachtergaele, Cauã Reymond, Mariana Ruggiero, Gabriel Leone, Francisco de Assis Moraes
INFORMAÇÕES
O Circuito de Cinema traz para a tela da Arthousebc filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz no circuito brasileiro de salas de cinema. A programação fica disponível ao público todas semanas, de quinta-feira a domingo, em diferentes horários com foco na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.
Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC
Ingresso: R$ 25,00 (inteira) ou R$ 12,50 (meia) a venda na bilheteria do cinema
Bilheteria: de quarta a domingo das 17:00 às 20:00 / Dinheiro, Débito ou Crédito
Realização: Arthousebc / Comunica