ABERTAS INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA RESIDÊNCIA AUDIOVISUAL

Projeto contemplado pela LICBC 2021 ajuda a transformar Balneário Camboriú em polo audiovisual

A Residência Audiovisual oferece uma série de oficinas e palestras gratuitas, acontece anualmente estimulando a produção e formação audiovisual e foi desenvolvida para empresas e profissionais do ramo audiovisual que buscam informação, atualização e melhor posicionamento no mercado audiovisual.

Para participar das atividades, que acontecem entre 23 de novembro e 14 de dezembro de 2021, basta inscrever-se através do link https://forms.gle/azMEXjzMawenXx589. As vagas são limitadas e os participantes selecionados serão notificados a para confirmar sua participação.

Os participantes receberão certificados de participação que garante posicionamento do profissional no mercado de trabalho e uma cota de vagas de 30% será destinada a pessoas de baixa renda e alunos da rede pública de ensino indicados pela Secretária de Educação de Balneário Camboriú.

OFICINAS

As oficinas acontecem entre os dias 23/11 e 14/12 de forma presencial (na Arthousebc) e/ou online, em horários determinados de acordo com cada oficina e possuem duração aproximada de 6 a 12 horas distribuídas em dois ou mais dias.

 

OFICINA 1 – “Como Escrever um Roteiro?” com Carlos Henrique Schroeder

23, 24 e 25/11 – das 19h às 22h – Online

O autor e roteirista Carlos Henrique Schroeder vai apresentar técnicas para quem quer escrever um roteiro de cinema do zero. A partir de experiências pessoais de processos criativos, a oficina aborda conceitos gerais do roteiro para cinema, como criação de personagens, estrutura narrativa e escolhas de tema e estilo.

 

OFICINA 2 – “Conceitos da Correção de Cor” com Samuel Moreira

27 e 28/11 – das 14h às 18h – Presencial na Arthousebc

Esta oficina tem como objetivo apresentar os conceitos básicos do Color Grading em produções audiovisuais. De forma breve, os participantes terão conhecimento sobre a teoria da cor e as funções de um colorista. Na sequência, aprenderão na prática, por meio do software Davinci Resolve, as etapas de correção de cor e tratamento final de um arquivo de vídeo.

 

OFICINA 3 – “Cinema Documentário” com Santiago Asef

03, 04 e 05/12 – das 14h às 17h – Presencial na Arthousebc

Através de textos , exemplos da história do cinema e práticas com a câmera, a oficina vai apresentar e responder algumas perguntas que não são tão óbvias: O que é um documentário e como realizar? Como levar essa linguagem mais além do discurso informativo? Como narrar a verdade desde a própria subjetividade? Podemos criar poesia com a realidade?

 

OFICINA 4 – “Encontros de Direção em Cinema” com Caroline Leone

04, 05, 11 e 12/12 – das 19h às 22h – Online

Pensar a emoção no cinema: um olhar sobre as janelas da construção narrativa. Discorre sobre métodos de processos criativos, desenvolvimento de roteiro, pesquisa de locação, preparação de atores, análise de Cenas, decupagem do roteiro, desafios de produção / equipe, análise de cenas de filmes, decupagem, montagem e desenho de som.

 

OFICINA 5 – “O Novo Cinema Independente Brasileiro entre o Regionalismo, a Guerrilha e a Cinefilia” com André Gatti

04, 05, 11 e 12/12 – das 19h às 22h – Online

Novo cinema independente brasileiro em 5 lições é uma oficina que pretende dar um breve panorama da mais recente e rica produção cinematográfica local. Pretende-se fazer uma apanhado histórico e estético dos elementos que permitiram o surgimento da Primavera do novo cinema brasileiro independente, este que tem conquistado o respeito da crítica, do público e dos curadores de festivais nacionais e internacionais.

 

OFICINA 6 – “Conceitos de Som e Trilha Sonora para Cinema” com Fliblio Ferreira

07, 08 e 09/12 – das 18h30 às 21h30 – Online

Nesse curso estudaremos algumas da principais abordagens teóricas e técnicas de como se dá a associação entre som e imagem e de que forma esses se complementam e se transformam. A função e as formas de música para cinema bem como as técnicas envolvidas na criação musical para imagens em movimento são o tema central dos encontros. Porém, o curso também traz um viés prático, em que os participantes terão a oportunidade de compor a trilha sonora de uma cena audiovisual.
Pré-requisitos: Para participantes ativos: algum conhecimento musical prévio e um computador.

 

OFICINA 7 – “O Mercado da Distribuição de Filmes” com Barbara Sturm

09 e 10/12 – das 17h às 19h30 – Online

A oficina foi concebida com a experiência de Barbara Sturm em curadoria, aquisições e planejamento estratégico nas empresas Pandora Filmes, Cine Belas Artes, Pipoca Digital e Elo Company para criar uma aproximação ao mundo internacional do cinema e de estratégias de comunicação. Dentro do curso será apresentada a cadeia do mercado passando por festivais, mercados, agentes de vendas, distribuidor e exibidor; cases de sucesso; tendências e dados do mercado brasileiro. Será apresentado detalhadamente o lançamento do filme ‘Que horas ela volta?’, por isso como é dever de casa essencial que o mesmo seja (re)assistido antes do início do curso.

 

PALESTRAS

As palestras acontecem entre os dias 07 e 13/12 de forma presencial (na Arthousebc) e online simultaneamente, sempre a partir das 18h e possuem duração aproximada de 30 a 60 minutos.

07/12 – O Trabalho do Diretor de Cinema com André Gevaerd

08/12 – Direção de Fotografia de Baixo Orçamento com Santiago Asef

09/12 – Caminhos da Produção Cinematográfica fora do Eixo com André Piero Gatti

10/12 – Realidade Virtual: Qual é a Novidade? com Filipe Maliska

11/12 – Selo Elas: As Mulheres no Audiovisual com Barbara Sturm

12/12 – Edição de Imagens como Profissão com Samuel Moreira

13/12 – Adaptação de Obra Literária para Cinema com Carlos Henrique Schroeder

 

SOBRE OS PROFISSIONAIS

 

ANDRÉ FELIPE GEVAERD NEVES nasceu em Balneário Camboriú, Santa Catarina, e iniciou carreira trabalhando com cineastas como Beto Brant, Walter Sales, Sérgio Bianchi, Marcia Faria, entre outros. Atua na indústria audiovisual há mais de 15 anos, roteirizando, produzindo, editando e dirigindo filmes para cinema, televisão e internet. Foi selecionado para o 11º Berlinale Talent Campus e 5 vezes ao Producers Network. Entre suas realizações estão produções como os longa-metragens “Oração do Amor Selvagem” (Locarno 2015 / Montagem e Produção), “Cores” (San Sebastian 2012 / Montagem e Produção), “Trabalhar Cansa” (Cannes 2011 / Produção Associada) e os curta-metragens “Valentina” (Berlim Shorts 2017 / Direção), “Estação” (Cannes 2010 / Coprodução) e “Rua Mão Única” (Lakino, Cinema City 2010 / Direção).

ANDRÉ PIERO GATTI é pesquisador, professor e historiador do cinema brasileiro. O mesmo tem formação em Letras, larga experiencia curatorial de cineclubes e salas culturais. Fez mestrado na Eca e doutora no IA/Unicamp, onde se especializou em questões do mercado cinematográfico brasileiro. É professor titular de Cinema Brasileiro, do curso de cinema da Faap. Desde 2011 tem desenvolvido carreira no novo cinema independente brasileiro, atuando como ator, diretor , roteirista e produtor.

BARBARA STURM atua no mercado de comercialização de filmes desde 2007. Formada em cinema, participou dos programas internacionais CICAE Training e Berlinale Talent Campus. Atuou como programadora no Cine Belas Artes, como diretora de aquisições na Pandora Filmes, onde foi responsável pela aquisição e estratégia de lançamento no Brasil de 34 filmes brasileiros e internacionais – entre eles Que horas ela volta?, de Anna Muyalert, com 500 mil ingressos. Passou pela agência de marketing Pipoca Digital, e em 2017 assumiu como diretora de conteúdo na Elo Company, responsável pelos projetos especiais PROJETA ÁS 7 e Selo ELAS. É professora do curso Planejamento Estratégico em Cinema, articulista do Portal Exibidor e parte do coletivo ASAS.

CAROLINE LEONE escreveu e dirigiu o aclamado longa metragem “Pela Janela”, além de dois premiados curtas metragens “Dalva” e “Joyce”.
“Pela Janela”, seu primeiro longa metragem, foi reverenciado pela crítica internacional ao ganhar o prêmio Fipresci no Festival de Rotterdam 2017. O filme foi selecionado para mais de 20 festivais internacionais, ganhando outros importantes prêmios, como o de “Contribuição Artística” no Festival de Havana, Prêmio do Júri no Festival de Washington, entre outros. O filme foi lançado comercialmente na Argentina e no Brasil em 2018, sendo muito bem recebido por crítica e público. Paralelamente ao seu trabalho como diretora e roteirista, Caroline trabalha como montadora de longas, documentários, curtas e publicidade. Atualmente, Caroline trabalha no projeto, captação e desenvolvimento de seu segundo filme de longa metragem “De Guiné”. O projeto acaba de ganhar o prêmio de desenvolvimento do Hubert Bals Fund, na Holanda, além de ter sido selecionado para o laboratório de desenvolvimento de roteiros 3 Puertos Australab, a ser realizado em Maio e Junho de 2019.

CARLOS HENRIQUE SCHROEDER é autor de Ensaio do vazio (7Letras, 2007), adaptado para os quadrinhos; da coletânea de contos As certezas e as palavras (Editora da Casa, 2010), vencedora do Prêmio Clarice Lispector, da Fundação Biblioteca Nacional, e do romance As fantasias eletivas (Record, 2014), em adaptação cinematográfica e lançado na Espanha pela Maresia Libros. Este livro também foi leitura indicada nos vestibulares UFSC, UDESC e Acafe nos anos de 2016 e 2017. Publicou também História da chuva (Record, 2015), obra contemplada pela bolsa Petrobras Cultural. Em 2020 lançou “Aranhas” (Record), com narrativas breves inspiradas em espécies de aranhas. Tem contos traduzidos para o inglês, alemão, espanhol e islandês.

FILIPE MALISKA formou-se em Licenciatura/Música pela UDESC e cursou conservatório L’Aula de Música Moderna y Jazz del Conservatori Liceu em Barcelona, Espanha. Como músico e produtor da banda Entrevero Instrumental gravou 3 discos, um DVD e realizou um documentário; Excursionou por mais de 60 cidades do Brasil, França, Espanha, Itália, Portugal, Argentina e Uruguai; Recebeu prêmios como Prêmio Funarte de Música Brasileira e Itaú Rumos; Participou de festivais como Savassi Festival e Jazz a La Calle. Foi responsável por toda a parte de programação no projeto Entrevero Instrumental +, criando um patch no software Pure Data que possibilita que o músico possa controlar os algoritmos com movimentos corporais através do hardware Kinect.

FLIBLIO FERREIRA é vencedor de alguns importantes prêmios de composição erudita do país, entre eles o Prêmio Funarte de Composição Clássica e o Prêmio Nacional de Composição Música Hoje. Graduou-se no Curso Superior de Composição e Regência e em Licenciatura em Música, EMBAP. Concluiu o Bacharelado e a Licenciatura em Letras, ambos na UFPR, e se especializou em Análise Musical pela EMBAP.  É mestre em música e tecnologia pela UNESP e doutorando em música e tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

SANTIAGO ASEF é diretor de cinema e roteirista, nascido em La Plata, Argentina e residente em Bombinhas, Santa Catarina, Brasil. Formado em Realização Cinematográfica (UNLP) em 2003. Funda na Argentina a produtora Viracocha Cine e produz cinema e publicidade, se destacando os filmes “Fingir” (2004, 56’), “8 Jinetes” (2013, 102’) e “Lá vem nós” (2018, 70’). Desde 2013 reside em Santa Catarina e assina como diretor os filmes da Tramela Produções “Antes do Inverno” (2013, 27’), “Camaroeiros” (2014, 10’), “A linha invisível” (2014, 15’), “Abrindo as janelas do tempo” (2018, 62’).

SAMUEL MOREIRA, 35 anos. Editor de áudio e vídeo profissional desde 2007, formado em Produção Audiovisual na Univali (Itajaí/SC), formado em Dir. de Fotografia pela Academia Internacional de Cinema (SP), certificado em correção de cores e realização de curta-metragem pela Inspiratorium (SP). Produziu e dirigiu o premiado curta-metragem documentário “Nossa Terra” e o premiado curta-metragem documentário “Sentidos”. Produziu e dirigiu também os curtas-metragens acadêmicos “8”, “Leia um livro”, “Ao vivo” e “Percussão Social”. Atualmente trabalha na TV Câmara de Itajaí (SC) e é freelancer em diversas produções audiovisuais.

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

A Residência Audiovisual oferece entre 160 e 320 vagas para uma série de oficinas e debates, além de 2000 vagas para as palestras, todas gratuitas e realizadas nas modalidades remota, em canal exclusivo, ou presencial, na Arthousebc, espaço que contribui intensamente com o desenvolvimento de um centro de produção cinematográfica na região e garante sustentabilidade ao projeto.

 

ARTHOUSEBC

A Arthousebc é o espaço capaz de oferecer essa experiência para a Residência Audiovisual. O referido espaço é um dos mais ativos centros artísticos e culturais de Santa Catarina, e tem capacidade de receber até 200 pessoas, mas para atividades presenciais trabalharemos com apenas 10% do máximo da ocupação total (20 pessoas: os 15 oficineiros, 1 mentor, 1 produtor executivo e 1 produtor local), em respeito à segurança dos participantes durante a passagem de recente Pandemia.

 

VAGAS

Oficinas: Serão disponibilizadas entre 15 e 30 vagas por oficina.
Critérios de seleção das vagas: Os critérios de seleção para as vagas diretas são: currículo do aluno, conhecimento específico da área, motivação.

 

REGRAS

Todos os participantes assinarão um termo de aceite de regras da Residência (horários de descanso, barulho, frequência integral, medidas preventivas do Covid-19) para uma convivência harmoniosa e para evitar que haja qualquer infração (consumo de substâncias ilícitas, atos libidinosos) que possa recair sobre o projeto. O descumprimento das regras implicará na expulsão do envolvido, responsabilização individual e possível enquadramento legal.

 

FORMA DE INSCRIÇÃO

Fazer inscrição através do formulário disponível informando nome completo, data de nascimento, nº de CPF, telefone, e-mail, breve curriculum e carta de intenção do aluno além de assinar o termo de compromisso e participação na oficina(s) e/ou palestra(s) escolhida(s).

 

DATA

Entre dias 23 de novembro a 14 dezembro de 2020 (data prevista e sujeita a mudanças)

 

O QUE LEVAR?

Após a inscrição o aluno receberá informações específicas sobre as necessidades de cada curso e oficina escolhidos.

 

FILMES SUGERIDOS (Não obrigatórios)

A lista abaixo compõe alguns poucos filmes que são indicados, porém não obrigatórios, para que o aluno tenha conhecimento prévio.

  • Cidadão Kane, de Orson Welles
  • Parasita, de Bong Joon Ho
  • Sindicato de Ladrões, de Elia Kazan
  • O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla
  • Metropolis, de Fritz Lang
  • O Poderoso Chefão I, de Francis Ford Coppola
  • O Clube da Luta, de David Fincher
  • Taxi Driver, de Martin Scorsese
  • Era uma Vez em Tokio, de Yasujiro Ozu
  • Gosto de Cereja, de Abbas Kiarostami
  • O Invasor, de Beto Brant
  • Paris Texas, de Win Wenders
  • Nostalgia da Luz, de Patricio Guzman
  • Roda do Tempo, de Werner Herzog

 

MISSÃO

Educar, informar, capacitar e disseminar o pensamento fílmico, e promover a produção de um curta metragem como experiência profissional.

 

VALORES

  • Responsabilidade social;
  • Incentivo ao trabalho em equipe;
  • Respeito à pluralidade de ideias;
  • Integração entre teoria e prática;
  • Inovação;
  • Interdisciplinaridade;
  • Respeito à diversidade, com estímulo ao pensamento crítico e ao relacionamento multicultural;
  • Posicionamento;
  • Busca constante de melhorias;
  • Organização das oficinas;
  • Organização técnico-administrativa;
  • Respeito à legislação;
  • Relações com instituições educacionais públicas, governamentais e não-governamentais, no Brasil e no exterior;
  • Inclusão social;
  • Disseminação do espírito empreendedor;
  • Desenvolver nos alunos a capacidade de empreender e produzir um produto audiovisual.