PREMIÈRE “EDIFÍCIO GAGARINE

Exibição inaugura a exibição do longa-metragem premiado

Filme da seleção oficial do Festival de Cannes terá première no dia 15/09 a partir das 20h, na Arthousebc (Rua São Paulo 581, Baln. Camboriú).


 

“Crítica: ‘Edifício Gagarine’ tem delicadeza ímpar em trato com personagens.” Esquina da Cultura

“Poucos tem qualidade desta mistura entre drama, romance, comédia e ficção científica.” Papo de Cinema

“Edifício Gagarine é um belo retrato imaginativo que, mesmo flertando com a ficção e a fantasia em sua forma e estética, nunca se esquece que está intimamente conectado a circunstâncias reais.” Persona


Edifício Gagarine, de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh (Drama, ficção – 98 min – França – 2021 – Vitrine Filmes)
Sinopse: Youri, 16 anos, cresceu no Cité Gagarine, enorme conjunto habitacional de tijolos vermelhos em Ivry-sur-Seine, onde sonha em se tornar um cosmonauta. Ao tomar conhecimento de que o lugar onde mora está ameaçado de demolição, Youri decide se somar a um movimento de resistência. Com a cumplicidade de Diana, Houssam e dos moradores, ele se atribui a missão de salvar o conjunto habitacional, transformado na sua “nave espacial”.

Curiosidade, Prêmios e Festivais: Cannes Film Festival, 2020 (França) – Seleção oficial. 19º Cinedays Festival of European Film, 2020 (Macedônia) – Prêmio Estrela de Ouro de Melhor Filme. Athens International Film Festival, 2020 (Grécia) – Prêmio City οf Athens de Melhor Diretor.

Direção: Fanny Liatard e Jérémy Trouilh / Roteiro: Fanny Liatard, Jérémy Trouilh e Benjamin Charbit / Direção de Fotografia: Victor Seguin / Montagem: Daniel Darmon / Elenco: Alséni Bathily, Lyna Khoudri, Jamil McCraven, Finnegan Oldfield, Farida Rahouadj, Denis Lavant.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE O FILME

Iuri Gagárin deu nome ao conjunto e esteve presente em pessoa no lançamento do gigantesco edifício —Gagarine é a transcrição francesa do seu nome, mantida na versão brasileira do filme.

“Edifício Gagarine”, dos realizadores estreantes na direção de um longa-metragem, é muito mais do que uma simples trama ficcional sobre um marco História da França, e sim uma crítica-crônica, intimista, do micro para o macro, da situação desse país, que mergulhou em uma recessão imobiliária à beira do colapso, capitalizada por uma gentrificação, motivada pela desindustrialização da França.”

 

SOBRE A DISTRIBUIDORA

Criada por Silvia Cruz em 2010, a Vitrine Filmes é uma distribuidora independente com dez anos de atuação no mercado audiovisual brasileiro. Nessa primeira década de vida, a Vitrine cresceu e se renovou, acumulando um catálogo de mais de 150 lançamentos e se afirmando no cenário audiovisual do país como uma das principais promotoras da circulação de produções independentes e autorais.

Após uma década de experiências acumuladas, a partir de 2020 a Vitrine Filmes conta com um novo sócio, Felipe Lopes, que chegou com a missão de contribuir para um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as novas ações estão a disponibilização do catálogo no site da distribuidora para aluguel em streaming; a criação do primeiro braço internacional (a Vitrine Espanha); a ampliação do catálogo de produções estrangeiras, e atuação também na produção.

INFORMAÇÕES 

Data e Horário: 15/09 às 20h
Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC

Ingresso: R$ 28,00 (inteira) ou R$ 14,00 (meia) a venda na bilheteria do cinema

Bilheteria: 30 minutos antes da sessão / Dinheiro, Débito ou Crédito

Realização: Arthousebc / Comunica / Barbarella Café

Bilheteria: de quarta a domingo das 16:00 às 22:00 / Dinheiro, Débito ou Crédito

Realização: Arthousebc / Comunica / Barbarella Café