MOSTRA SESC DE CINEMA NA ARTHOUSEBC EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Dias 18, 19 e 20 apresenta filmes em sessões gratuitas na Arthousebc

Balneário Camboriú está entra as 25 cidades catarinenses recebem a III Mostra Sesc de Cinema, projeto de apoio a produção audiovisual brasileira recente. Com representantes das cinco regiões do país, a mostra procura ampliar o acesso da população a uma filmografia que expresse a diversidade da produção nacional contemporânea.

PROGRAMAÇÃO
A programação é gratuita e segue o cronograma:

DIA 18
09h30 – Sessão Juvenil – Panorama Infantojuvenil
14h30 – Sessão 3 – Panorama Estadual
15h00 – Sessão 2 – Panorama Estadual

DIA 19
09h30 – Sessão Infantil 1 – Panorama Infantojuvenil
14h30 – Sessão Infantil 2 – Panorama Infantojuvenil

DIA 20
19h00 – Sessão 4 – Panorama Estadual
20h00 – Sessão 1 – Panorama Estadual

Nesta terceira edição da Mostra, o Sesc recebeu a inscrição de 1.200 filmes, de 210 cidades. Desse total, 390 audiovisuais foram selecionados para serem exibidos em três panoramas: o Brasil (32 filmes), o infantojuvenil (10 filmes) e o estadual (348 filmes). Os filmes dos panoramas Brasil e infantojuvenil serão exibidos em todo o território nacional, enquanto os selecionados para os panoramas estaduais ficarão circunscritos apenas nessas localidades. O panorama estadual, que será exibido em Santa Catarina, é composto por sete filmes do Estado: “Apenas o que você precisa saber sobre mim”, de Maria Augusta V. Nunes (Florianópolis); “O espiral de contos de Deolindo Flores”, de Rodrigo Araújo e Thiago L. Soares (Florianópolis); “Domingos Bugreiro”, de Sander Hahn (Criciúma); “Miragem do Porto”, de Silvana Leal (Florianópolis); “Nossa Terra”, de Samuel Moreira (Itajaí); “Juventus F.C..”, de Alexandre Manoel (Florianópolis); e “A coroa”, de Gringo Starr (Florianópolis).O objetivo do projeto Mostra Sesc de Cinema é promover a difusão de obras cinematográficas que estão fora do mercado exibidor brasileiro. “Ao proporcionar a vivência desta diversidade de temas e lugares, ratificamos a ideia de que o cinema pode ser um caminho possível para se levantar discussões. A Mostra Sesc de Cinema se apresenta como um vigoroso instrumento de fomento de obras e de diálogos entre as pessoas”, declaram os organizadores.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

**Dia 18/11 às 09h30 – Sessão Juvenil – Panorama Infantojuvenil – Duração: 55 min Classificação: 14 anos**

*Poética de Barro (Minas Gerais – 6 min – Livre)*
Bucólico, delicado e sensível, o curta-metragem Poética de barro, animado em stop motion com argilas brasileiras, retrata a saga de uma pequena criatura que precisa sobreviver às vicissitudes da vida. Se todas as barreiras serão transpostas, apenas assistindo para descobrir.

*Cravo, Lírio e Rosas (Rio de Janeiro – 20 min – 14 anos)*
Cê, uma menina de oito anos, tropeça no cadáver de uma adolescente. A aparição do corpo muda drasticamente a vida de Cê e de sua irmã mais velha, Sara. A mais nova se comunica com os mortos como válvula de escape para a solidão, enquanto a mais velha tem que lidar com assédio e com a vulnerabilidade de seu corpo.

*Parda (Rio de Janeiro – 29 min – Livre)*
Um regime autoritário planeja restaurar a supremacia branca no Brasil. Sua primeira medida é exigir a volta ao país de todos os brasileiros brancos vivendo no exterior. Em meio ao caos político, Tai precisa provar que não é branca, mas se depara com a própria incerteza sobre sua identidade racial. O filme desbrava o território ambíguo do conceito de raça no Brasil, seguindo rastros deixados pelo passado colonial e pela história familiar da diretora. Uma viagem exploratória entre a ficção e o documental.

**Dia 18/11 às 14h30 – Sessão 3 – Panorama Estadual – Duração: 30 min Classificação: Livre**

*Nossa Terra (Itajaí – 20 min – Livre)*
“Nossa Terra” é um documentário que mostra o fortalecimento dos índios Xokleng por meio do resgate cultural, educação qualificada e o ensino da língua materna dentro do currículo escolar.

*Juventus F.C. (Florianópolis – 10 min – Livre)*
Juventus FC conta a história da relação de Laura e Antônio, filha e pai respectivamente, em dois momentos das suas vidas: no primeiro, onde Laura era criança e estava sob os cuidados de seu pai distante, e o segundo, onde Antônio agora com mal de Alzheimer está sob os cuidados da filha.

**Dia 18/11 às 15h00 – Sessão 2 – Panorama Estadual – Duração: 45min Classificação: 14 anos**

*Miragem do Porto (Florianópolis – 30min – 10 anos)*
Realidade e ficção se mesclam no filme Miragem do Porto, um documentário que utiliza a linguagem ficcional para dar vida à memória de pessoas que vivem em uma cidade portuária, e tem ou tiveram suas vidas ligadas ao porto. Três personagens reais em épocas diferentes dão inspiração a personagens ficcionais: o poeta (1960), que assiste e conta essas histórias, Maria do Cais (1970) a prostituta, personagem popular e folclórico, e Judite (1930), a louca de amor, que passou toda a sua vida a espera de seu amado. Compondo-se de versos visuais “Miragem do Porto” é um cine-poema. O porto como metáfora do sonho, o mar como mito, a mulher como espera, o amor como loucura, o poeta como transcendência.

*Apenas o que Você Precisa Saber Sobre Mim (Florianópolis – 15min – 14 anos)*
Os adolescentes Laura e Fábio se conhecem em uma pista de skate e a amizade logo se transforma em algo além. Mas um dia Laura desaparece sem dizer nada.

**Dia 19/11 às 09h30 – Sessão Infantil 1 – Panorama Infantojuvenil – Duração: 45min Classificação: Livre**

*Vivi Lobo e o quadro mágico (Paraná – 13 min – Livre – Paraná)**
Muito prazer! Meu nome é Vivi Lobo. Esta história é sobre as portas que devemos abrir ao longo da vida, enquanto humanos, enquanto meninas.

*Icamiabas (Pará – 12 min – Livre)*
Um explorador comercial inveterado, o Bio Pirata, foi até a feira do Veropa para pilhar bem no dia em que as Icamiabas tinham ido fazer a feira para Tupam. Derrotado, ele decide se vingar juntando as duas inocentes criaturas, o Mapim e o Guari, em uma enorme e destruidora força de comer que pode acabar com a Feira do Veropa rapidinho, o insaciável Mapimguari!

*Hornzz (Rio de Janeiro – 5 min – Livre)*
Hornzz é um curta de animação 2d de Lena Franzz. A inspiração de experiências pessoais da autora é contada por meio de uma linguagem surrealista.

*Lily’s hair (Goiás – 15 min – Livre)*
Lily é uma garota negra que mora com sua família no Conjunto Vera Cruz, bairro da periferia de Goiânia. Ela se orgulha muito de sua negritude, mas não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, faz de tudo para conseguir fazer com que seus cabelos fiquem do jeito que sempre sonhou.

**Dia 19/11 às 14h30 – Sessão Infantil 2 – Panorama Infantojuvenil – Duração: 57 min Classificação: Livre**

*Clandestino (Sergipe – 24 min – Livre)*
Tereza é uma garota comum com uma imaginação incomum. No caminho para encontrar sua mãe e entregar uma encomenda muito preciosa, sua imaginação corre livre pelas paisagens do interior. O que poderia ser mais uma viagem de ônibus em companhia de sua avó se torna uma grande aventura.

*A Câmera de João (Goiás – 22 min – Livre)*
O filme acompanha a jornada do garoto João que traz consigo as heranças e memórias de seu avô Zeca retratadas por meio da curiosidade e paixão pela fotografia. Curioso, João interage com as lembranças da cidade e com as memórias dos seus avós.

*O Malabarista (Goiás – 11 min – Livre)*
Documentário em animação sobre o cotidiano dos malabaristas de rua, que colorem a rotina monótona das grandes cidades.

**Dia 20/11 19h00 – Sessão 4 – Panorama Estadual – Duração: 39min Classificação: 18 anos**

*Domingos Bugreiro (Criciúma – 20 min – 16 anos)*
No início do séc. XX o interior de Santa Catarina é palco do conflito entre os nativos da tribo Xokleng e os imigrantes europeus. Os bugreiros, homens contratados pelo governo da província para assentar imigrantes e dizimar milhares de nativos. Antônio decide buscar vingança.

*A Coroa (Florianópolis – 19 min – 18 anos)*
Um torturador e um jornalista criam intimidades nos porões da ditadura.

**Dia 20/11 às 20h00 – Sessão 1 – Panorama Estadual – Duração: 1h24 Classificação: 12 anos**

*O Espiral de Contos de Deolindo Flores (Florianópolis – 84 min – 12 anos)*
O Espiral de Contos de Deolindo Flores é uma antologia de suspense e terror dívida em três partes narrados pelo personagem título. Deolindo é um boêmio contador de histórias que, segundo ele mesmo afirma, são contos reais que desafiam a mente humana devido ao seu conteúdo grotesco e aterrorizante. Todas as histórias são ambientadas dentro da mística Florianopolitana, bruxas, festas fantasmagóricas, casas assombradas, possessões e muito mais elementos permeiam a mente insalubre e horrenda de Deolindo Flores.

INFORMAÇÕES
Endereço: Cineramabc Arthouse / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú
Ingresso:Gratuito
Site: www.arthousebc.com