CLUBE DO LIVRO CELEBRA AUTORAS CONTEMPORÂNEAS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ
O projeto “Lendo Elas” foi premiado pela LIC-BC, distribuirá livros e oferece oito encontros gratuitos, aos domingos, na Arthousebc

Há um movimento de resgate por parte de pesquisadores da literatura na produção literária escrita por mulheres escamoteadas pelo cânone literário brasileiro na tentativa de pluralizar uma visão acerca da cultura e, consequentemente, da formação do itinerário social. É neste sentido que “Lendo Elas – Narrativas da Contemporaneidade” cria um Clube do Livro para a divulgação e discussão de obras da literatura brasileira contemporânea escrita por mulheres através de oito encontros, que acontecem na cidade de Balneário Camboriú, dias 18/06, 09/07, 30/07, 20/08, 10/09, 01/10, 22/10, 05/11 sempre a partir das 17h, na Arthousebc, Rua São Paulo 581 – 1, Bairro dos Estados. Para compor a programação foram selecionadas oito obras de autoras contemporâneas, abrangendo todos os gêneros, desde a poesia ao romance, sendo que uma obra será discutida a cada encontro realizado, sob seus vários aspectos estético-literários e em suas relações e implicações político-sociais.

Os encontros são todos gratuitos e abertos ao público, e as discussões serão mediadas por acadêmicos de literatura e filosofia, tendo em sua equipe grandes nomes da literatura local como Louise Salomé, escritora, artista visual, performer, modelo vivo, filósofa e doutora em literatura ,e Lucas Gabriel Soares, escritor, poeta, pesquisador e doutorando em literatura.

Quem tiver interesse em participar, basta preencher o formulário no link para receber mais informações, ou simplesmente comparecer ao evento no local, datas e horários marcados.

Para os inscritos, serão reservados cinco livros de cada obra para aqueles que queiram participar das discussões, mas que tenham dificuldades na aquisição.

O projeto tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC) por meio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú e Prefeitura de Balneário Camboriú, e foi contemplado pelo edital LIC BC 2022.

PROGRAMAÇÃO

“PEQUENA COREOGRAFIA DO ADEUS” 

Romance

ESCRITORA: Aline Bei

SINOPSE: Julia é filha de pais separados: sua mãe não suporta a ideia de ter sido abandonada pelo marido, enquanto seu pai não suporta a ideia de ter sido casado. Sufocada por uma atmosfera de brigas constantes e falta de afeto, a jovem escritora tenta reconhecer sua individualidade e dar sentido à sua história, tentando se desvencilhar dos traumas familiares.
Entre lembranças da infância e da adolescência, e sonhos para o futuro, Julia encontra personagens essenciais para enfrentar a solidão ao mesmo tempo que ensaia sua própria coreografia, numa sequência de movimentos de aproximação e afastamento de seus pais que lhe traz marcas indeléveis.
Escrito com a prosa original que fez de Aline Bei uma das grandes revelações da literatura brasileira contemporânea, Pequena coreografia do adeus é um romance emocionante que mostra como nossas relações moldam quem somos.

“RISQUE ESTA PALAVRA” 

Romance

ESCRITORA: Ana Martins Marques

SINOPSE: A poesia de Ana Martins Marques atesta que as palavras são capazes de tudo: de absorver o que está ao redor – na tentativa de compreender o mundo –, mas, sobretudo, de criar novos mundos. Em seus versos, que nascem da observação e da curiosidade, a linguagem às vezes serve para pensar. Outras vezes, as palavras são deixadas de lado e dão lugar a um “buraco/ cheio de silêncio”. E então a poeta conclui: “um poema não é mais/ do que uma pedra que grita”.
Em Risque esta palavra, uma das vozes mais celebradas da literatura hoje cria uma espécie de inventário de experiências afetivas. Com clareza, inquietação e extrema habilidade, Ana Martins Marques mapeia os encontros e desencontros, a paixão e o luto, e prova que “quase só de palavras/ se faz o amor”.

Finalista do Prêmio Oceanos 2022

“TUDO É RIO” 

Romance

ESCRITORA: Carla Madeira

SINOPSE: Tudo é rio conta a história de um triângulo amoroso marcado pela infelicidade. Lucy é a prostituta mais famosa da pequena cidade. Ela é a própria subversão, uma Geni, a puta que gosta que gosta de ser puta. “Para toda a cidade isso era uma provocação sem tamanho, qualquer pessoa de bem tolera as putas, com a condição de sentir pena delas”

Finalista do Prêmio Faz Diferença 2022

“AMORA” 

Contos

ESCRITORA: Natália Borges Polesso

SINOPSE:O livro Amora, lançado pela Não Editora em 2015, é composto de 33 contos que se configuram como uma surpresa a cada página virada. De uma forma muito sensível e madura, os contos conseguem alcançar a dimensão da experiência real das relações homossexuais estabelecidas entre as mulheres.

A obra consegue transpor clichês e estereótipos e trabalhar com a temática do amor homoafetivo de uma forma rica e complexa, representando personagens diversos e conseguindo explorar em cada um deles as suas personalidades e particularidades. O livro é, antes de tudo, um mosaico que representa a própria vivência contemporânea do amor, das relações, dos desejos e das impossibilidades.

Prêmio Jabuti de 2016

“COMO SE ESTIVÉSSEMOS EM PALIMPSESTO”

Romance

ESCRITORA: Elvira Vigna

SINOPSE: Dois estranhos se encontram num verão escaldante no Rio de Janeiro. Ela é uma designer em busca de trabalho, ele foi contratado para informatizar uma editora moribunda. O acaso junta os protagonistas numa sala, onde dia após dia ele relata a ela seus encontros frequentes com prostitutas. Ela mais ouve do que fala, enquanto preenche na cabeça as lacunas daquela narrativa. Uma das grandes escritoras brasileiras da atualidade, Elvira Vigna parte desse esqueleto para criar um poderoso jogo literário de traições e insinuações, um livro sobre relacionamentos, poder, mentiras e imaginação.

Prêmio APCA de Literatura 2017

“REDEMOINHO EM DIA QUENTE” 

Contos

ESCRITORA: Jarid Arraes

SINOPSE:Focando nas mulheres da região do Cariri, no Ceará, os contos de Jarid desafiam classificações e misturam realismo, fantasia, crítica social e uma capacidade ímpar de identificar e narrar o cotidiano público e privado das mulheres.
Uma senhora católica encontra uma sacola com pílulas suspeitas e decide experimentar um delírio que a leva até o padre Cícero, uma lavadeira tenta entender os desejos da filha, uma mototáxi tenta começar um novo trabalho e enfrenta os desafios que seu gênero representa ― Jarid Arraes narra a vida de mulheres com exatidão, potência e uma voz única na literatura brasileira contemporânea.

Prêmio Biblioteca Nacional de 2022

“ENTERRE SEUS MORTOS”

Romance

ESCRITORA: Ana Paula Maia

SINOPSE:Edgar Wilson é “um homem simples que executa tarefas”. Trabalha no órgão responsável por recolher animais mortos em estradas e levá-los para um depósito onde são triturados num grande moedor. Seu colega de profissão, Tomás, é um ex-padre excomungado pela Igreja Católica que distribui extrema unção aos moribundos vítimas de acidentes fatais que cruzam seu caminho.

Prêmio São Paulo de Literatura de 2019

“UM ÚTERO É DO TAMANHO DE UM PUNHO” 

Poesia

ESCRITORA: Angélica Freitas

SINOPSE:Um útero é do tamanho de um punho tem a mulher como centro temático: procurando definir que figura feminina é essa que nossa cultura trata de desenhar e que se desconstrói incessantemente, a autora questiona de um lado o mundo, de outro a própria identidade.

Finalista do Prêmio Portugal Telecom 2013 e Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte de 2012

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

Foram selecionadas oito obras de autoras contemporâneas, abrangendo todos os gêneros, desde a poesia ao romance, que serão discutidas sob seus vários aspectos estético-literários e em suas relações e implicações político-sociais. As autoras selecionadas fazem parte de espaços geográficos distintos do Estado brasileiro, imprimindo em suas obras seu “lugar de fala” na reivindicação dos direitos das mulheres e na problematização interseccional entre raça e classe em nossa composição étnico-social. A pluralidade de vozes que compõe esse tecido de narrativas e de expressões estéticas, muitas vezes invisibilizadas, é parte fundamental da partilha do sensível da sociedade, onde confrontar-se com qualquer regime heteronômico é crucial para a formação do próprio sujeito e para sua emancipação. Porque ao ler mulheres em um local de encontro novas formas subjetivas de percepção, de reconhecimento e legitimidade podem surgir em nosso horizonte.

O projeto concentra-se em autoras contemporâneas que tenham contribuído de alguma maneira com a investigação das identidades sociais, seja por meio de personagens, seja por questões temáticas. O contato com realidades diferentes potencializa nossa compreensão de mundo e contribui com nossa capacidade de identificação, sobretudo das mazelas e das múltiplas violências que circundam nossa sociedade.

OFICINA COMPLEMENTAR SERÁ OFERECIDA GRATUITAMENTE

No segundo semestre de 2023 será oferecida uma oficina complementar de escrita literária como contrapartida. Os participantes serão assim chamados a buscar desenvolver formas próprias de expressão de si mesmos.

INFORMAÇÕES

Quando: 18/06, 09/07, 30/07, 20/08, 10/09, 01/10, 22/10, 05/11 sempre a partir das 17h
Endereços: Balneário Camboriú – Arthouse, Rua São Paulo 581-1, Bairro dos Estados
Ingresso: Gratuito 30 minutos antes do início do encontro ou através do preenchimento do formulário
Informações: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfF07V4u_GNFjZ_BxxJzN8ZkCKyzOhwrgZrKQryi_bZATrmRw/viewform