Entre a Escrita e a Imagem – conto_ argumento_roteiro

Entre Marco e Abril de 2021

O curso: “Entre a escrita e a imagem” (50 horas) é uma experiência centrada na produção de contos e na sua adaptação para a linguagem audiovisual, seja de curta ou longa-metragem. Em um primeiro momento, os participantes produzem contos assessorados pelo facilitador, que serão analisados à luz da teoria literária e da escrita criativa, e depois serão adaptados à linguagem audiovisual (argumento e roteiro), com assessoria do facilitador. Ao final, será publicado um livro virtual para servir de mostra da produção local.

Duração: 50 horas.

Vagas: 15.

Regras Covid-19: uso de máscara obrigatório, distanciamento social, álcool gel e proibido o empréstimo de materiais.

Local de realização: Arthouse BC, R. São Paulo, 581-1 – Estados, Balneário Camboriú – SC, 88339-025.

Datas:

Sábados e domingos, nos meses, dias e horários abaixo:

Março: 13, 14, 20, 21, 27 e 28

Abril: 10 e 11.

Das 14h às 17h e das 17h30min às 20h45min.

O projeto foi selecionado pelo PRÊMIO DE FOMENTO À CULTURA – LEI EMERGENCIAL ALDIR BLANC N° 006/2020, executado com recursos do Governo Federal.

Facilitador/mentor: Carlos Henrique Schroeder (1978, SC)  é autor de Ensaio do vazio (7Letras, 2007), adaptado para os quadrinhos; da coletânea de contos As certezas e as palavras (Editora da Casa, 2010), vencedora do Prêmio Clarice Lispector, da Fundação Biblioteca Nacional, e do romance As fantasias eletivas (Record, 2014), em adaptação cinematográfica e lançado na Espanha pela Maresia Libros. Este livro também foi leitura indicada nos vestibulares UFSC, UDESC e Acafe nos anos de 2016 e 2017. Publicou também História da chuva (Record, 2015), obra contemplada pela bolsa Petrobras Cultural. Em 2020 lançou “Aranhas” (Record), com narrativas breves inspiradas em espécies de aranhas. Já palestrou e debateu sobre sua obra em diversos países, com destaque para França (Sorbonne Université), Espanha (Casa Amèrica Catalunya) e México (FIL Guadalajara). Tem contos traduzidos para o inglês, alemão, espanhol e islandês. 

No cinema, Schroeder foi um dos vinte selecionados para a oficina de roteiro da Festa Literária Internacional de Paraty, em 2008, e teve aulas com a cineasta argentina Lucrecia Martel e com o brasileiro Sérgio Machado. Foi produtor executivo, professor e assessor de roteiro dos cinco curta-metragens finalizados no projeto Jaraguá em Curtas, em parceria com o Escritório de Cinema, em 2010. Em 2018, assessorou a adaptação de um dos seus textos para curta-metragem, resultando no curta Copi, atualmente em circuito de festivais. Coautor do roteiro do longa-metragem As fantasias eletivas, baseado em seu romance homônimo, e vencedor do Prêmio Catarinense de Cinema 2018. Desenvolve projetos de longa-metragem e séries com diversas produtoras catarinenses.

Projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura –Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Inscrições: de 10 a 28 de fevereiro pelo formulário: https://forms.gle/KfmSGGrp1FAa4tGaA

Resultado com os 15 selecionados: 1.º de março no site arthousebc.com

Para mais informações, clique aqui.