CIRCUITO DE CINEMA – 25/05 A 28/05

Filme com Paulo Miklos, melhor ator no festival de gramado, estreia na Sala Cinefilia dia 25/05

“O Homem Cordial” narra a história de um astro do rock que é “cancelado” após defender um adolescente negro de uma falsa acusação de roubo. O longa parte do conceito do livro de Sérgio Buarque de Holanda, e aplica em situações contemporâneas vividas por personagens que representam um país traumatizado.

Filmes festejados como “Close”, “Aftersun” e “Dançando no Silêncio”, além dos ótimos filmes nacionais “Jair Rodrigues: Deixa que Digam” e “Bem-Vinda, Violeta”, estão em cartaz na Sala Cinefilia da Arthousebc!

“Bem-Vinda, Violeta” narra a história de uma escritora em busca de um final para seu livro, mas que ao invés disso encontra uma nova personagem que toma conta de sua rotina.

O filme “Close” traz um retrato sincero sobre a adolescência e os resultados que o preconceito pode trazer para a vida de uma pessoa e de sua família.

O Argelino “Dançando no Silêncio” leva para as telas a experiência multissensorial de uma dançarina que não encontra limites para sua expressão.

O emocionante “Aftersun” aborda a relação de pai e filha em uma atmosfera nostálgica e misteriosa.

O documentário “Jair Rodrigues: Deixa que Digam”, explora a trajetória artística e pessoal de Jair Rodrigues, e a construção de seu estilo único.

“O Homem Cordial”, de Iberê Carvalho

(Drama – 83 min – 14 anos – Brasil – 2023 – O2Play)

25 e 27/05 as 20h15

26 e 28/05 as 18h30

Sinopse: Um vocalista, de 60 anos, de uma banda de punk rock de sucesso nos anos 1990 se vê no meio de uma controvérsia após a divulgação de um vídeo na Internet que o envolve na morte de um policial.

Curiosidades: Filme baseado no texto O Homem Cordial de Sergio Buarque de Holanda

 

Direção: Iberê Carvalho / Elenco: Paulo Myklos, Dandara Moraes, Thayde / Produção: Rodrigo Sarti Werthein / Direção de Fotografia: Pablo Baião / Direção de Arte: Maíra Carvalho / Montagem: Nina Galanternick / Trilha Sonora: Sascha Kratzer

“Dançando no Silêncio” de Mounia Meddour

(Drama – 98 min – 14 anos – Argélia – 2023 – Pandora)

25 e 27/05 às 18h30

26 e 28/05 as 20h15

Sinopse:Uma jovem apaixonada por balé passa por um trauma, conhece outras mulheres que passaram por situações semelhantes e encontram uma forma criativa de perseguir sua paixão.

Direção: Mounia Meddour / Elenco: Lyna Khoudri / Produção: Xavier Gens / Direção de Fotografia: Leo Lefèvre / Montagem: Damien Keyeux / Trilha Sonora: Yasmine Medour e Maxence Dussère

“Close”, de Lukas Dhont

(Drama – 104 min – 10 anos – Bélgica, Holanda – 2023 – Mubi)

25 e 27/05 às 16h40

Sinopse: Com 13 anos, Léo e Rémi são inseparáveis; eles passam cada momento juntos, brincando nos campos de flores e dormindo na casa um do outro. Porém, ao começarem um novo ano letivo, as pressões do início da adolescência desafiam seu vínculo com consequências inesperadas e significativas.

Curiosidades: O filme foi inscrição oficial da Bélgica para a categoria de ‘Melhor Longa-Metragem Internacional’ do 95º Oscar em 2023. No final das contas, foi indicado ao Oscar.

Lukas Dhont / Roteiro: Lukas Dhont, Angelo Tijssens / Elenco: Eden Dambrine, Gustav De Waele, Emilie Dequenne / Produção: Dirk Impens / Direção de Fotografia: Frank van den Eeden / Direção de Arte: Ruben Hermans / Montagem: Alain Dessauvage / Som: Vincent Sinceretti, Yanna Soentjens / Trilha Sonora: Valentin Hadjadj

“Aftersun”, de Charlotte Wells

(Drama – 102 min – 14 anos – 2022 – Reino Unido, Estados Unidos – Mubi)

26 e 28/05 as 16h40

Sinopse: Em um resort decadente, Sophie, de 11 anos, aproveita o raro tempo com seu pai amoroso e idealista, Calum. Vinte anos depois, as lembranças de Sophie de suas últimas férias se tornam um retrato poderoso e doloroso do relacionamento deles.

Curiosidade, Prêmios e Festival: Cannes Film Festival, Toronto International Film Festival e International Film Festival Rotterdam

Direção: Charlotte Wells. / Roteiro: Charlotte Wells. / Elenco: Paul Mescal, Franckie Corio, Celia Rowlson-Hall, Sally Messham, Spike Fearn, Ethan Smith, Roby Tomphson. / Produção: Adele Romanski, Lizzie Francke, Amy Jackson, Barry Jenkins, Tim Headington, Lia Buman / Direção de Fotografia: Gregory Oke. / Montagem: Blair McClendon / Música: Oliver Coates

“Bem Vinda, Violeta”, de Fernando Fraiha

(Drama – 109 min – 16 anos – Brasil – 2023 – Vitrine)

25 e 27/05 às 15h00

Sinopse: Para escrever o romance “Violeta”, Ana ingressa em um famoso laboratório literário na Cordilheira dos Andes. Lá ela conhece Holden, criador de um método no qual os escritores abandonam suas próprias vidas para viver como seus personagens. Intrigada pela sua investigação artística, Ana mergulha no método e passa a viver como Violeta, até que sua ficção sai do controle.

Direção: Fernando Fraiha / Roteiro: Fernando Fraiha e Inés Bortagaray / Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha, Karen Castanho, Rodrigo / Teixeira / Coprodução: Nicolás Grosso / Direção de Fotografia: Gustavo Hadba, ABC / Produção Executiva: Justine Otondo, Nicolás Grosso / Design de Produção: Mariela Rípodas / Direção de Arte: Catalina Oliva / Maquiagem: Beatushka Wojtowicz / Edição: Sabrina Wilkins, Amc, Fernando Fraiha, Fernando Epstein / Som: Miriam Biderman, ABC, Ricardo Reis, ABC / Compositor: O Grivo / Assistente de Pordução: Amanda Toni / Diretor Assistente: Mariano Turek / Figurino: Liliana Piekar / Continuísta: Gwenn Joyaux / Empresa Produtora: Biônica Filmes, RT Features e Le Tiro Cine

“Jair Rodrigues: Deixa que Digam”, de Rubens Rewald

(Documentário – 98 min – 10 anos – Brasil – 2020 – Elo Studios)

26 e 28/05 às 15h00

Sinopse: O documentário Jair Rodrigues: Deixa Que Digam se dedica a explorar à trajetória artística e pessoal de Jair Rodrigues, e a construção de seu estilo único. Desde os primeiros passos no samba, até a consagração por “Disparada”, o filme também aborda a relação do artista com a política nacional.

Curiosidade: Prêmios e Festival: O filme Jair Rodrigues – Deixa que digam tem título alusivo ao refrão de Deixa isso pra lá (Edson Menezes e Alberto Paz, 1964), música gravada pelo cantor há mais de 50 anos. Um dos maiores sucessos da discografia de Jair, a música Deixa isso pra lá foi gravada com a letra parcialmente falada – peculiaridade que levaria o cantor a propagar que gravou “o primeiro rap brasileiro”, embora, a rigor, o canto falado de Deixa isso pra lá nada tenha a ver com o ritmo e a prosódia do universo do hip hop.

Direção: Rubens Rewald / Roteiro: Rodolfo Moreno, Rubens Rewald / Elenco: Jair Oliveira, Armando Pittigliani, Bruno Baronetti, Carlinhos Creck, Claudine Rodrigues, Cristiane Paoli Quito, Giba Favery, Hermeto Pascoal / Produção: Fernanda Lomba, Rodolfo Moreno, Rubens Rewald / Direção de Fotografia: Sergio Roizenblit / Direção de Arte: Carla Caffé / Montagem: Alexandre Lima, Guta Pacheco, Willem Dias / Som: João Godoy / Trilha Sonora: Jair Rodrigues

INFORMAÇÕES

O Circuito de Cinema traz para a tela da Sala Cinefilia, espaço dedicado ao cinema na Arthousebc, filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz no circuito brasileiro de salas de cinema. A programação fica disponível ao público de quinta-feira a domingo, em diferentes horários com foco na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.

Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC

Ingressos Circuito de Cinema: R$ 30,00 (inteira) ou R$ 15,00 (meia) a venda na bilheteria do cinema

Bilheteria: de quinta a domingo das 14:30 às 21:00 / Dinheiro, Débito ou Crédito

Realização: Arthousebc / Comunica