
Duas estreias na programação do Circuito de Cinema na Arthousebc.
Esta semana estreiam os filmes “Cicatrizes”, de Miroslav Terzić, que mostra a realidade da vida na Belgrado dos dias atuais, e “Retablo”, de Álvaro Delgado-Aparicio, visita as tradições culturais da vida de comunidades peruanas das montanhas. Segue em cartaz o brasileiro “O Silêncio da Chuva”, de Daniel Filho, um filme policial, que utiliza o humor para desenrolar sua trama surpreendente. Também continuam em exibição os estrangeiros “O Bom Doutor”, de Tristan Séguéla, uma comédia leve mas que nos traz grandes reflexões, o filme norte-americano “Knives and Skin”, de Jennifer Reeder, que estreou em festivais como Berlim e Tribeca, “De Volta Para Casa”, de Wayne Wang, um filme premiadíssimo em festivais, “Edifício Gagarine”, de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh, que nos mostra que em meio ao caos, há sempre uma dose de esperança.
“Cicatrizes”, de Miroslav Terzić
(Ficção – 97 min – 16 anos – Sérvia – 2019 – Arteplex)
22/10 e 24/10 às 21h10
Sinopse: Inspirado em fatos e ambientado na Belgrado dos dias atuais, o longa revela a jornada de Ana, uma mulher que acredita que, há 18 anos, seu filho recém-nascido foi roubado, ao contrário da versão que contaram a ela na época, de que o bebê havia morrido. De forma obsessiva e persistente, ela luta contra a polícia, a burocracia do hospital e até mesmo contra a própria família para descobrir a verdade.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: Selecionado na 44ª mostra Internacional de Cinema em São Paulo na competição “Novos Diretores”.
“Retablo”, de Álvaro Delgado-Aparicio
(Drama – 101 min – 16 anos – Peru – 2017 – Arteplex)
21/10 e 23/10 às 21h00
Sinopse: No alto das remotas montanhas do Peru, Segundo, um garoto de 14 anos, está se preparando para seguir os passos profissionais do pai. Trabalhando como artesão, ele produz retábulos, tradicionais caixas coloridas que retratam cenas religiosas e eventos cotidianos. O menino reverencia o ofício, mas se depara com um chocante segredo do pai, que acaba por revelar a paisagem profundamente religiosa e conservadora que o cerca.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: Selecionado para estrear na mostra Generation do Festival de Berlim e um dos selecionados para a 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
O Bom Doutor, de Tristan Séguéla
(Comédia – 90 min – 12 anos – França – 2021 – Pandora Filmes)
21/10 e 23/10 às 17h40
Sinopse: Serge é um dos únicos médicos plantonistas em Paris na véspera do Natal. Ele está exausto e com dores nas pernas depois de uma injeção aplicada incorretamente. Quando seu caminho cruza com o de um entregador de comida por aplicativo, Serge tem a ideia de pedir ao jovem sem experiência para substitui-lo até o fim do plantão. Através de um fone de ouvido, o médico real dá as instruções necessárias ao falso doutor. O que poderia dar errado?
Curiosidade, Prêmios e Festivais: Montpellier Mediterranean Film Festival 2019: Seleção Oficial.
Direção: Tristan Séguéla / Roteiro: Jim Birmant, Tristan Séguéla / Direção de Fotografia: Frédéric Noirhomme / Montagem: Grégoire Sivan/ Elenco: Michel Blanc, Hakim Jemili, Solène Rigot, Chantal Lauby, Franck Gastambide, Victor Artus Solaro.
O Silêncio da Chuva, de Daniel Filho
(Ação – 96 min – 14 anos – Brasil – 2020 – Elo Company)
21/10 e 23/10 às 19h20
Sinopse: Quando o executivo Ricardo (Guilherme Fontes) é encontrado morto a tiros no banco de seu carro sem maiores suspeitas, o detetive Espinosa (Lázaro Ramos) e a policial Daia (Thalita Carauta) são encarregados do caso e logo começam a investigar as pessoas mais próximas da vítima. Mas quando todos os envolvidos no caso começam a sumir misteriosamente, a situação toma proporções inesperadas.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: Prêmio de Melhor Atriz no BRICS Film Festival para Thalita Carauta
Direção: Daniel Filho / Roteiro: Lusa Silvestre / Direção de Fotografia: Felipe Reinheimer / Direção de Arte: Mario Monteiro / Montagem: Diana Vasconcellos / Elenco: Lázaro Ramos, Cláudia Abreu, Mayana Neiva, Thalita Carauta, Otavio Muller, Guilherme Fontes, Anselmo Vasconcellos, Pedro Nercessian, Bruno Gissoni, Peter Brandão, Raquel Fabbri, Késia Estácio
De Volta Para Casa, de Wayne Wang
(Drama – 86 min – 12 anos – Coreia do Sul – 2019 – Zeta Filmes)
24/10 às 16h00
Sinopse: O jovem escritor Chang-rae começa seu dia cuidando sozinho de sua mãe com câncer, enquanto, ao longo de um dia, prepara para a família um jantar tradicional do Ano Novo coreano que aprendeu com ela. Logo as emoções e memórias começam a vir à tona, levando-o de volta a momentos decisivos, de quando enfrentou as expectativas e planos de seus pais para ele e se impôs. Antes de seu pai e sua irmã voltarem para casa, uma visita inesperada e encontros em seu bairro em São Francisco desafiam seus sentimentos de ser o filho de seus pais. Suas habilidades culinárias serão suficientes para demonstrá-lo?
Curiosidade, Prêmios e Festivais: Toronto Film Festival 2019. Busan IFF 2019. Tallinn Black Nights 2019.
Direção: Wayne Wang / Roteiro: Wayne Wang, Chang-Rae Lee / Direção de Fotografia: Richard Wong / Montagem: Deirdre Donald Young Slevin, Ashley Pagan / Elenco: Justin Chon, Jackie Chung, Christina July Kim, John Lie.
Edifício Gagarine, de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh
(Drama, ficção – 98 min – França – 2021 – Vitrine Filmes)
22/10 e 24/10 às 17h40
Sinopse: Youri, 16 anos, cresceu no Cité Gagarine, enorme conjunto habitacional de tijolos vermelhos em Ivry-sur-Seine, onde sonha em se tornar um cosmonauta. Ao tomar conhecimento de que o lugar onde mora está ameaçado de demolição, Youri decide se somar a um movimento de resistência. Com a cumplicidade de Diana, Houssam e dos moradores, ele se atribui a missão de salvar o conjunto habitacional, transformado na sua “nave espacial”.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: Cannes Film Festival, 2020 (França) – Seleção oficial. 19º Cinedays Festival of European Film, 2020 (Macedônia) – Prêmio Estrela de Ouro de Melhor Filme. Athens International Film Festival, 2020 (Grécia) – Prêmio City οf Athens de Melhor Diretor.
Direção: Fanny Liatard e Jérémy Trouilh / Roteiro: Fanny Liatard, Jérémy Trouilh e Benjamin Charbit / Direção de Fotografia: Victor Seguin / Montagem: Daniel Darmon / Elenco: Alséni Bathily, Lyna Khoudri, Jamil McCraven, Finnegan Oldfield, Farida Rahouadj, Denis Lavant.
Knives and Skin, de Jennifer Reeder
(Drama – 112 min – 16 anos – Estados Unidos – 2019 – Zeta Filmes)
22/10 e 24/10 às 19h20
Sinopse: Na área rural de Illinois, o desaparecimento da jovem Carolyn traumatiza os moradores de uma pequena cidade. Os segredos começam a ser revelados, algumas relações são destruídas e outras se fortalecem. Três meninas, Charlotte, Laurel e Joanna, criam fortes laços após a tragédia.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: Berlin International Film Festival 2019. Tribeca Film Festival 2019. Toronto Inside Out LGBT Film Festival 2019
Direção: Annabel Jankel / Roteiro: Jennifer Reeder / Roteiro: Jennifer Reeder / Direção de Fotografia: Christopher Rejano / Montagem: Mike Olenick / Elenco: Marika Engelhardt, Kate Arrington, Grace Smith, Ireon Roach, Kayla Carter, Ty Olwin, Tim Hopper.
INFORMAÇÕES
O Circuito de Cinema traz para a tela da Arthousebc filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz no circuito brasileiro de salas de cinema. A programação fica disponível ao público todas semanas, de quinta-feira a domingo, em diferentes horários com foco na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.
Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC
Ingresso: R$ 28,00 (inteira) ou R$ 14,00 (meia) a venda na bilheteria do cinema
Bilheteria: de quarta a domingo das 17:00 às 20:00 / Dinheiro, Débito ou Crédito
Realização: Arthousebc / Comunica