
Estreiam dois filmes nesta semana: “Maria” de Carlos Jardim, documentário que relata o dia em que a cantora Maria Bethânia completou 55 anos, e o esperado “Il Bucco” de Michelangelo Framartino, que traz uma narrativa que explora desde o mais alto edifício da Europa até a caverna mais profunda no interior da Calabria.
Seguem em cartaz: “Marte Um”, filme do brasileiro Gabriel Martins indicado ao Oscar pelo Brasil. O filme estrelado pela duas vezes ganhadora do Oscar Emma Thompson, “Boa Sorte, Leo Grande” de Sophie Hyde. “Memória”, de Apichatpong Weerasethakul, um mistério metafísico deslumbrante cujos bombardeios cósmicos reverberam com o peso da história, memória e identidade. “A Viagem de Pedro”, filme de Laís Bodanzky que narra a história de Dom Pedro I em crise, durante sua fuga do Brasil para Portugal. “Crimes do Futuro”, do cultuado diretor David Cronenberg, apresenta uma ficção científica que olha para um futuro muito familiar. E por fim, segue em cartaz, “Medida Provisória”, de Lárazo Ramos com Tais Araújo, Alfred Enoch e Seu Jorge no elenco, nada menos que o filme brasileiro mais esperado e festejado do ano que surpreendeu o público na tela grande do cinema.
“Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu”, de Carlos Jardim
(Documentário – 100 min – Livre – Brasil – 2022 – Arteplex)
15/09 e 17/09 às 19h00
Sinopse: Em um depoimento inédito e exclusivo gravado no teatro do Hotel Copacabana Palace, a cantora Maria Bethânia, que completou 55 anos de carreira em 2020, fala sobre assuntos importantes na sua trajetória. O documentário conta com a participação da atriz Fernanda Montenegro, que narra cinco textos marcantes de autores como Ferreira Gullar e Caio Fernando Abreu, sobre Bethânia, ilustrados com imagens de fãs e de arquivo, além de registros raros de ensaios e shows da cantora.
Curiosidades: Mesmos responsáveis por vencerem o Emmy Internacional de 2011 pela cobertura do Jornal Nacional na ocupação do Conjunto de Favelas do Alemão, no Rio de Janeiro.
“Il Bucco”, de Michelangelo Framartino
(Drama – 93 min – Itália – 2021 – Zeta Filmes)
16/09 e 18/09 às 20h45
Sinopse: No fundo do Abismo Bifurto, 700 metros dentro da terra, é alcançado pela primeira vez. Os exploradores passam despercebidos dos habitantes da cidade local, mas não pelo pastor do planalto Pollino, onde sua vida solitária e rotineira começa a entrelaçar com a dos viajantes.
Curiosidades: Festival de Nova York 2021, 8 Festa do Cinema Italiano 2022, Festival de Tóquio 2021.
Direção: Michelangelo Framartino / Elenco: Claudia Candusso, Paolo Cossi, Mila Costi, Carlos José Crespo, Jacopo Elia / Roteiro: Michelangelo Framartino, Giovanna Giuliani / Direção de Fotografia: Renato Berta / Produção: Philippe Bober / Som: Paolo Benvenuti / Montagem: Benni Atria / Direção de Arte: Asiyat Gamzatova
“Memória”, de Apichatpong Weerasethakul
(Drama – 136min – 12 anos – Colômbia – 2021 – O2 Play)
15/09 e 17/09 às 20h45
Sinopse: Em Memória, Jessica, uma fazendeira de orquídeas escocêsa, vai visitar sua irmã em Bogotá. Em uma manhã, Jessica é acordada por um som familiar, uma bola de pedra caindo no metal. Esse som assustador interrompe seu sono por dias, questionando sua identidade. O som, que aparentemente apenas Jessica consegue ouvir, carrega uma beleza em seu profundo que faz parte do cenário de Bogotá. Aqui, Jessica compartilha histórias com Hernan, um pescador que conta sobre o passado, o futuro e memórias daqueles que já se foram.
Curiosidades: Ganhador do Prêmio do Júri em Cannes, Memoria é um mistério metafísico deslumbrante cujos bombardeios cósmicos reverberam com o peso da história, memória e identidade.
Direção: Apichatpong Weerasethakul / Elenco: Tilda Swinton, Jeanne Balibar.
“A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzki
(Drama, Biográfico – 105 min – 14 anos – Brasil, Portugal – 2021 – Vitrine Filmes)
16/09 e 18/09 às 17h10
Sinopse: 1831, Pedro, o ex imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão que usurpou seu reino em Portugal. O filme se passa no Oceano Atlântico, a bordo de uma fragata inglesa na qual se misturam membros da corte, oficiais, serviçais e escravizados, numa babel de línguas e de posições sociais. Pedro se vê doente e inseguro. Entra na embarcação em busca de um lugar e uma pátria. Em busca de si mesmo.
Curiosidades: Melhor Filme da América no Septimus Awards, 2022 (Holanda).
Marcela Lordy / Roteiro: Laís Bodanzky / Elenco: Cauã Reymond, Luise Heyer, Victoria Guerra, Isabél Zuaa, Rita Wainer, Francis Magee, Welket Bunguê, João Lagarto, Luísa Cruz, Isac Graça, Luiza Gattai, Dirce Thomas, Marcial Mancome, Sergio Laurentino, Calvin Denangowe / Direção de Fotografia: Pedro J. Marquez / Direção de Arte: Adrian Cooper / Montagem: Eduardo Gripa / Som: Jorge Rezende, Miguel Moraes Cabral
“Crimes do Futuro”, de David Cronenberg
(Ficção científica, Suspense, Terror, Drama – 107 min – 14 anos – Canadá, Grécia, França, Reino Unido – 2021 – O2 Play)
15/09 e 17/09 às 17h10
Sinopse: Em um futuro próximo, os humanos terão que aprender a conviver e se adaptar ao seu ambiente sintético. Isso faz com que a espécie tenha que ir mais além do que seu estado natural e ir para metamorfose, o que causa uma mudança em seu DNA. Enquanto alguns abraçam o potencial ilimitado do trans-humanismo, outros tentam policiá-lo. De qualquer modo, a Síndrome da Evolução Acelerada está se espalhando rapidamente. Saul Tenser é um artista mundialmente amado que abraçou esse novo estado de ser, resultando em alterações no seu corpo, como novos orgãos. Junto com Caprice, Tenser transformou a remoção desses órgãos em um espetáculo para seus fiéis seguidores se maravilharem no teatro em tempo real. Com uma subcultura e uma sociedade obcecada pelo artista, Timlin, uma investigadora do National Organ Registry, rastreia cautelosamente seus movimentos, e deseja usar a notoriedade de Saul para espalhar para o mundo as consequências desse experimento.
Curiosidades: Filme indicado no Festival de Cannes, Foi o primeiro filme de David Cronenberg em trinta e cinco anos a não ter sua irmã Denise Cronenberg servindo como figurinista. Denise faleceu no verão de 2020.
Direção: David Cronenberg / Roteiro: David Cronenberg / Elenco: Viggo Mortensen, Léa Seydoux, Scott Speedman, Kristen Stewart, Welket Bungué, Don McKellar / Direção de Arte: Dimitris Katsikis / Montagem: Christopher Donaldson / Som: Howard Shore
“Marte Um”, de Gabriel Martins
(Drama – 115 min – 16 anos – Brasil – 2022 – Embaúba Filmes)
15/09 e 17/09 às 15h00
16/09 e 18/09 às 22h15
Sinopse: A família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente extremista de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.
Curiosidades: Vencedor Prêmios do Público, Melhor Filme Narrativo de Gabriel Martins no San Francisco International Film Festival 2022.
Direção: Gabriel Martins / Roteiro: Gabriel Martins / Elenco: Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Souza / Direção de Fotografia: Leonardo Feliciano / Direção de Arte: ? / Montagem: Gabriel Martins, Thiago Ricarte / Som: Daniel Simitan
“Boa Sorte, Leo Grande” de Sophie Hyde
(Comédia – 94 min – 16 anos – Reino Unido – 2022 – Paris)
16/09 e 18/09 às 19h00
Sinopse: Nancy, professora aposentada interpretada pela premiada Emma Thompson, resolve romper com seus tabus. Para se redescobrir, ela contrata o jovem Leo Grande, interpretado por Daryl McCormack, um profissional do sexo. E a história se desenrola quando Nancy revela nunca ter tido um orgasmo ou uma relação íntima com prazer, pois seu casamento era estável, mas chato e sem emoção. Superar essas barreiras internas será necessário muito mais do que uma sessão com seu “terapeuta sexual”.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: Boa sorte, Leo Grande retrata sobre a quebra de tabus, ênfase no prazer feminino e conexão humana. Emma Thompson e Daryl McCormack dão vida a Nancy e Leo, onde o telespectador vivencia a profunda conexão e excelente atuação entre os dois.
Direção: Sophie Hyde / Roteiro: Katy Brand / Música: Stephen Rennicks / Elenco: Emma Thompson e Daryl McCormack / Produção: Adrian Politowski e Debbie Gray / Fotografia: Bryan Mason
“Medida Provisória”, de Lárazo Ramos
(Drama – 81 min – 14 anos – Brasil – 2020 – Elo Company)
16/09 e 18/09 às 15h30
Sinopse: Em um futuro próximo distópico no Brasil, um governo autoritário ordena que todos os cidadãos afrodescendentes se mudem para a África – criando caos, protestos e um movimento de resistência clandestino que inspira a nação.
Curiosidade, Prêmios e Festivais: Baseado na peça “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação
Direção: Lázaro Ramos / Roteiro: Luisa Silvestre, Lázaro Ramos, Aldir Anunciação, Elísio Lopes Jr / Direção de Fotografia: Adrian Teijido / Trilha Sonora: Bernardo Adeodato / Montagem: Diana Vasconcellos
INFORMAÇÕES
O Circuito de Cinema traz para a tela da Sala Cinefilia, espaço dedicado ao cinema na Arthousebc, filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz no circuito brasileiro de salas de cinema. A programação fica disponível ao público de quinta-feira a domingo, em diferentes horários com foco na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.
Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC
Ingressos Circuito de Cinema: R$ 30,00 (inteira) ou R$ 15,00 (meia) a venda na bilheteria do cinema
Bilheteria: de quarta a domingo das 16:00 às 22:00 / Dinheiro, Débito ou Crédito
Realização: Arthousebc / Comunica