PROGRAMAÇÃO DE 04/11 A 07/11

Estreia o longa-metragem “Marighella” de Wagner Moura, o filme que causou polêmica durante a tentativa de lançamento antes do fechamento dos cinemas por motivo do covid-19 retoma seu lançamento nacional em Circuito de Cinema e apresenta um filme de posicionamentos transparentes que envolvem o espectador em uma história sobre Marighella, revolucionário morto por militares.

Seguem também em cartaz outros cinco filmes:

“O Homem que Vendeu sua Pele”, de Kaouther Ben Hania, foi um dos cinco finalistas ao Oscar de filme estrangeiro em 2021. Yahya Mahayni, o protagonista, ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Veneza 2020. Subvertendo todas as convenções, o filme entra no universo da arte de uma maneira muito particular e é tratado como uma verdadeira joia do cinema atual.

O mexicano “Sanctorum”, de Joshua Gil. O segundo longa-metragem de ficção do diretor foi vencedor do prêmio de Melhor Filme do Júri Oficial do Festival INDIE 2020 e fala sobre a desigualdade social e a violência que existe no México.

O filme brasileiro “Taís e Taiane”, de Augusto Sevá que aborda três dias uma aventura de duas jovens garotas muito diferentes que são obrigadas a conviver de carona em carona.

“Cicatrizes”, de Miroslav Terzić, que mostra a realidade da vida na Belgrado dos dias atuais, e “Retablo”, de Álvaro Delgado-Aparicio, visita as tradições culturais da vida de comunidades peruanas das montanhas.

“Marighella”, de Wagner Moura

(Drama – 145 min – 16 anos – Brasil – 2021 – Paris Filmes)

04/11 a 07/11 às 20h30

06/11 e 07/11 às 16h00

Sinopse: Neste filme biográfico, acompanhamos a história de Carlos Marighella, em 1969, um homem que não teve tempo pra ter medo. De um lado, uma violenta ditadura militar. Do outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação. Marighella era político, escritor e guerrilheiro contra à ditadura militar brasileira.

Curiosidade, Prêmios e Festivais: Estreia de Wagner Moura na direção. Selecionado para a mostra Competition da 69ª edição do Festival de Berlim.

Direção: Wagner Moura / Roteiro: Felipe Braga e Wagner Moura / Direção de Fotografia: Adrian / Elenco: Seu Jorge, Adriana Esteves, Bruno Gagliasso

“O Homem Que Vendeu a Pele”, de Kaouther Ben Hania

(Drama – 104 min – 14 anos – Tunísia – 2020 – Pandora Filmes)

04/11 e 06/11 às 18h30

Sinopse: O filme acompanha Sam Ali, um jovem sírio sensível e impulsivo que trocou seu país pelo Líbano para escapar da guerra. Para poder viajar para a Europa e recuperar o amor de sua vida, ele aceita ter suas costas tatuadas por um dos artistas contemporâneos mais cultuados do mundo. Transformando seu próprio corpo em uma obra de arte de prestígio, Sam perceberá, entretanto, que sua decisão pode significar qualquer coisa, menos liberdade.

Direção: Kaouther Ben Hania / Roteiro: Kaouther Ben Hania / Direção de Fotografia: Christopher Aoun / Elenco: Yahya Mahayni, Dea Liane, Koen De Bouw.

“Sanctorum”, de Joshua Gil

(Drama/Ficção Científica – 83 min – 14 anos – México – 2019 – México – Zeta Filmes )

05/11 e 06/11 às 23h00

Sinopse: Em uma pequena e isolada cidade, cercada por montanhas cobertas de árvores, vive um menino e sua mãe. A vida tradicional foi extirpada desde que a cidade foi pega no fogo cruzado da guerra entre militares e os cartéis. Com poucas oportunidades de trabalho e sem dinheiro suficiente para se mudar para outro lugar, a mãe arruma um emprego cultivando maconha para os cartéis. Um dia, ela não volta do trabalho. Tomada pela tristeza, a avó diz ao menino que vá para a floresta e reze ao sol, ao vento e à água para que eles façam sua mãe retornar ilesa.

Curiosidade, Prêmios e Festivais: O vencedor do Melhor Filme do Júri Oficial do INDIE 2020.

Direção: Joshua Gil / Roteiro: Joshua Gil / Direção de Fotografia: Fotografia: Mateo Guzmán, Joshua Gi / Elenco: Erwin Antonio Pérez Jiménez, Javier Bautista González, Nereyda Pérez Vásquez, Virgen Vázquez Torres.

“Taís e Taiane”, de Augusto Sevá

(Aventura/Drama – 116 min – 14 anos – Brasil – 2021 – Pandora Filmes)

04/11 às 16h30

Sinopse: Duas jovens garotas muito diferentes entre si são obrigadas a conviver em um ambiente inóspito, de carona em carona. Taís sabe bem o que quer, Taiane apenas sobreviver. Mas até que ambas encontrem seus destinos, viverão por três dias, uma aventura inesquecível.

Curiosidade, Prêmios e Festivais: United Latino Festival 2019: Melhor filme de Ficção Latino-Americano. Caribean Sea International Film Festival 2019: Seleção Oficial. Indian Cine Film Festival 2019: Melhor Atriz (para Gabriella Vergani e Yasmim Santos). Prima Award 2019: Seleção Oficial. Indian World Filme Festival 2020: Melhor Filme. Dada Saheb Phalke Film Festival 2020: Melhor Roteiro.

Direção: Augusto Sevá / Roteiro: Augusto Sevá / Direção de Fotografia: André Portioli, Fabio Burtin / Elenco: Gabriella Vergani, Yasmim Santos, Jairo Mattos, André Bankoff.

“Cicatrizes”, de Miroslav Terzić

(Ficção – 97 min – 16 anos – Sérvia – 2019 – Arteplex)

05/11 às 16h30

Sinopse: Inspirado em fatos e ambientado na Belgrado dos dias atuais, o longa revela a jornada de Ana, uma mulher que acredita que, há 18 anos, seu filho recém-nascido foi roubado, ao contrário da versão que contaram a ela na época, de que o bebê havia morrido. De forma obsessiva e persistente, ela luta contra a polícia, a burocracia do hospital e até mesmo contra a própria família para descobrir a verdade.

Curiosidade, Prêmios e Festivais: Selecionado na 44ª mostra Internacional de Cinema em São Paulo na competição “Novos Diretores”.

“Retablo”, de Álvaro Delgado-Aparicio

(Drama – 101 min – 16 anos – Peru – 2017 – Arteplex)

05/11 e 07/11 às 18h30

Sinopse: No alto das remotas montanhas do Peru, Segundo, um garoto de 14 anos, está se preparando para seguir os passos profissionais do pai. Trabalhando como artesão, ele produz retábulos, tradicionais caixas coloridas que retratam cenas religiosas e eventos cotidianos. O menino reverencia o ofício, mas se depara com um chocante segredo do pai, que acaba por revelar a paisagem profundamente religiosa e conservadora que o cerca.

Curiosidade, Prêmios e Festivais: Selecionado para estrear na mostra Generation do Festival de Berlim e um dos selecionados para a 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

INFORMAÇÕES

O Circuito de Cinema traz para a tela da Arthousebc filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz no circuito brasileiro de salas de cinema. A programação fica disponível ao público todas semanas, de quinta-feira a domingo, em diferentes horários com foco na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.

Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC

Ingresso: R$ 28,00 (inteira) ou R$ 14,00 (meia) a venda na bilheteria do cinema

Bilheteria: de quarta a sexta das 15:00 às 21:00 e sábados e domingos das 15h às 23:00 / Dinheiro, Débito ou Crédito

Realização: Arthousebc / Comunica