CIRCUITO DE CINEMA – 30/06 A 03/07

Produção de Orson Welles o Brasil é investigada em longa de Petrus Cariry.

A estreia da semana traz no longa documental “A Jangada de Welles”, nada menos do que Orson Welles (1915-1985), que em meio a uma tempestade rodou cenas de “It’s All True”, um dos filmes inacabados do gênio norte-americano. Estão cartaz no Circuito de Cinema da Arthousebc: Werner Herzog que assina direção, roteiro e fotografia do surpreendente “Uma História de Família”, uma fábula contemporânea com um olhar de alerta sobre uma sociedade baseada em suas aparências, ilusões e materialismo. O documentário “Amigo Secreto” da consagrada diretora Maria Augusta Ramos, mesma diretora de O Processo. O filme investiga a entrada do ex-juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. “Pureza”, de Renato Barbieri, que conta a história corajosa e real de uma mãe em busca de seu filho desaparecido. “Medida Provisória”, de Lárazo Ramos com Tais Araújo, Alfred Enoch e Seu Jorge no elenco, nada menos que o filme brasileiro mais esperado e festejado do ano que surpreendeu o público na tela grande do cinema.

“A Jangada de Welles”, de Firmino Holanda e Petrus Cariry

(Documentário – 75 min – livre – Brasil – 2020)

01/07 e 03/07 às 15h40

Sinopse: O filme narra a história de Manuel Jacaré, líder da jangada São Pedro que saiu em 1941 de Fortaleza (Ceará) com destino ao Rio de Janeiro (RJ) para apresentar uma série de reivindicações dos pescadores da região a Getúlio Vargas, ditador durante o Estado Novo. Em 1942, o célebre diretor de ‘Cidadão Kane’ (1941), Orson Welles, veio ao Brasil para fazer um filme sobre a empreitada revolucionária de 2500km pelo mar em 61 dias. No entanto, durante as filmagens, Manuel Jacaré caiu da jangada e seu corpo desapareceu, motivo pelo qual ‘It’s All True’ nunca foi concluído. ‘A Jangada de Welles’ é um filme sobre histórias silenciadas, luta por direitos trabalhistas e conservação de territórios e práticas tradicionais.

Direção: Firmino Holanda e Petrus Cariry / Roteiro: Firmino Holanda e Petrus Cariry / Elenco: Orson Welles, Helena Ignez, José Olimpio Meira (Jacaré) / Direção de Fotografia: Petrus Cariry / Música: João Victor Barroso / Montagem: Petrus Cariry e Firmino Holanda

“Uma História de Família”, de Werner Herzog

(Drama – 89 min – 14 anos – Estados Unidos – 2019 – Arteplex)

01/07 e 03/07 às 21h15

30/06 e 02/07 às 19h30

Sinopse: Yuichi Ishii é o presidente executivo da Family Romance, uma empresa que aluga humanos de substituição para todas as necessidades dos seus clientes – um membro da família para uma ocasião especial, alguém para assumir a culpa de um engano no trabalho, um estranho para ajudar a reviver o melhor momento da vida. No filme, uma mãe pede a Ishii para se fazer passar pelo marido há muito ausente e restabelecer a ligação com a filha adolescente.

Curiosidade, Prêmios e Festivais: A cena filmada na estação onde Ishii Yuichi é repreendido foi filmada de uma só vez e a equipe se dispersou após as filmagens porque estavam filmando sem permissão e a equipe de segurança estava vindo para prendê-los, e do mesmo diretor de Além do Azul Selvagem (2005).

Direção: Werner Herzog / Roteiro: Werner Herzog / Elenco: Sumire Nagai, Mayu Nakamura, Ishii Yuichi, Mahiro Tanimoto, Miki Fujimaki, Takashi Nakatani / Direção de fotografia: Werner Herzog / Montagem: Sean Scannell / Produção: Roc Morin

“Amigo Secreto”, de Maria Augusta Ramos

(Documentário – 131 min – 12 anos – Brasil – 2022 – Vitrine Filmes)

01/07 e 03/07 às 19h00

30/06 e 02/07 às 17h15

Sinopse: Em 2019, um vazamento de conversas entre várias autoridades do Brasil abala a credibilidade da Operação Lava Jato. Em meio à crise, quatro jornalistas acompanham os desdobramentos do caso, numa sequência de situações que coloca a democracia brasileira em risco.

Curiosidade, Prêmios e Festivais: o objetivo da trama é mostrar como uma grande operação de combate à corrupção atuou para fragilizar o sistema de justiça no Brasil.

Direção: Maria Augusta Ramos / Roteiro: Maria Augusta Ramos / Elenco: Leandro Demori, Carla Jimenez, Regiane Oliveira e Marina Rossi / Direção de Fotografia: Diego Lajst / Som: Fernando Akira / Montagem: Karen Akerman / Direção de Arte: Zeca Ferreira

“Medida Provisória”, de Lárazo Ramos

(Drama – 81 min – 14 anos – Brasil – 2020 – Elo Company)

01/07 e 03/07 às 17h20

30/06 e 02/06 às 21h00

Sinopse: Em um futuro próximo distópico no Brasil, um governo autoritário ordena que todos os cidadãos afrodescendentes se mudem para a África – criando caos, protestos e um movimento de resistência clandestino que inspira a nação.

Curiosidade, Prêmios e Festivais: Baseado na peça “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação

Direção: Lázaro Ramos / Roteiro: Luisa Silvestre, Lázaro Ramos, Aldir Anunciação, Elísio Lopes Jr / Direção de Fotografia: Adrian Teijido / Trilha Sonora: Bernardo Adeodato / Montagem: Diana Vasconcellos

“Pureza”, de Renato Barbieri

(Drama biográfico- 101 min – 14 anos – Brasil – 2019- Paris Filmes)

30/06 e 02/07 às 15h40

Sinopse: Conta a história de uma mãe (Pureza) que sai em busca de seu filho (Abel), desaparecido após partir para o garimpo na Amazônia. Em sua busca, acaba encontrando um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Pureza, se emprega numa fazenda, onde testemunha o tratamento brutal de trabalhadores e o desmatamento da floresta. Escapa e denuncia os fatos às autoridades Federais. Sem credibilidade, e lutando contra um sistema forte e perverso, ela retorna à floresta para registrar provas.

Curiosidade, Prêmios e Festivais: Baseado na história real de Pureza Lopes Loyola que, durante três anos, desafiou todos os perigos para encontrar seu filho e se tornou um símbolo do combate ao trabalho escravo.

Direção: Renato Barbieri / Roteiro: Renato Barbieri e Marcus Ligocki / Direção de Fotografia: Felipe Reinheimer / Produção: Paulo Morelli; Affonso Beato; Marcus Ligocki / Trilha Sonora: Eric Wegener / Montagem: Marcelo Moraes

INFORMAÇÕES

O Circuito de Cinema traz para a tela da Sala Cinefilia, espaço dedicado ao cinema na Arthousebc, filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz no circuito brasileiro de salas de cinema. A programação fica disponível ao público de quinta-feira a domingo, em diferentes horários com foco na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.

Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC

Ingressos Circuito de Cinema: R$ 30,00 (inteira) ou R$ 15,00 (meia) a venda na bilheteria do cinema

Bilheteria: de quarta a domingo das 16:00 às 22:00 / Dinheiro, Débito ou Crédito

Realização: Arthousebc / Comunica