CIRCUITO DE CINEMA - SEMANA 14/11 A 17/11

O Circuito de Cinema apresenta:
“Retrato do Amor”, de Ritesh Batra tece um delicado registro de seus conterrâneos, abordando as diferenças de classes sociais na Índia.
“Bacurau”, de Kleber Mendonça e Juliano Dornelles, pode ser descrito como filme B de fantasia de vingança coletiva.
“Entardecer”, de László Nemes, diretor ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2016, volta as telas com mais uma obra prima.
“Mama Colonel”, de Dieudo Hamadi é um documentário urgente que retrata uma corajosa oficial da policial no Congo.
“Pássaros De Verão”, de Cristina Gallego e Ciro Guerra, trata de um período histórico conhecido como “Bonanza Marimbera”, relacionado a produção e venda da maconha Colombiana para os Estados Unidos.
“A Tabacaria”, de Nikolaus Leytner, apresenta um drama histórico com ninguém menos que Bruno Ganz interpretando opop Sigmund Freud.
“Meu Nome é Daniel”, de Daniel Gonçalves, traça o caminho de sua vida para tentar compreender sua condição.

PROGRAMAÇÃO

Retrato do Amor, de Ritesh Batra (Romance, Drama – 110 min – 12 anos – Índia, Alemanha, EUA – 2019 – California)
14/11 a 17/11 às 22h45
Sinopse: Pressionado por sua família a se casar o mais rápido possível, um determinado fotógrafo de Mumbai convence uma tímida estranha a fingir ser a sua noiva durante a visita da avó. Apesar da relutância, ela aceita a proposta e os dois desenvolvem um laço totalmente inesperado.

 

Bacurau, de Kleber Mendonça e Juliano Dornelles (Drama, Fantasia – 130 min – 16 anos – 2019 – Vitrine)
14/11 a 17/11 às 20h30
Sinopse: Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

 

Entardecer, de László Nemes (Drama – 144 min – 14 anos – Hungria/França – 2019 – California)
14/11 a 17/11 às 18h00
Sinopse: Em 1913, durante o declínio do Império Austro-Húngaro, uma jovem mulher (Juli Jakab) retorna à Budapeste, cidade em que nasceu, depois de anos vivendo em um orfanato. Ela começa a trabalhar na loja de chapéus comandada por parentes distantes sem que eles saibam dos laços que compartilham com a jovem.

Pássaros De Verão, de Cristina Gallego e Ciro Guerra (Drama – 125 min – 16 anos – Colômbia, Dinamarca, México, Alemanha, Suíça, França – 2018 – Arteplex )
14/11 e 16/11 às 15h50
Sinopse: A “bonanza marimbera”, o lucrativo comércio da venda de maconha para os Estados Unidos, foi um presságio do que marcaria um país por décadas. Em Guajira, uma família Wayúu sentirá na pele as consequências do choque entre ambição e honra. Sua cultura, tradições e vidas serão ameaçadas por uma guerra entre irmãos, cujo impacto será sentido em todo o mundo.
Prêmios: Melhor filme, música e atriz no Premio Fénix; Menção honrosa no London Film Festival; melhor filme no Havana Film Festival; melhor roteiro no Cairo International Film Festival; Prêmio do Júri de melhor direção no Lima Latin American Film Festival; Prêmio do público no Los Cabos International Film Festival.

A Tabacaria, de Nikolaus Leytner (Drama – 117 min – 16 anos – Áustria, Alemanha – 2018 – A2)
15/11 e 17/11 às 16h00
Sinopse: Um jovem de 17 anos chamado Franz (Simon Morzé) começa a trabalhar como aprendiz em uma tabacaria onde Sigmund Freud (Bruno Ganz) é um cliente frequente. Após um tempo, os dois estabelecem uma forte relação de amizade. Certa vez, o jovem se apaixona por uma moça, Anezka (Emma Drogunova), e começa a pedir conselhos amorosos para Freud que, embora seja um renomado psicanalista, confirma que, até mesmo para ele, os mistérios femininos têm uma grande potência. Em meio a uma grave tensão política na Áustria e a ascensão do nazismo, os três personagens se vêem no dilema entre sair do país ou permanecer nele.
Curiosidade: Exibido na 23° edição do Festival de Cinema Judaico de São Paulo, em 2019.

Mama Colonel, de Dieudo Hamadi (documentário – 72 – França/Congo – 2017 – Vilacine)
14/11 e 16/11 às 14h30
Sinopse: Coronel Honorine, mais conhecida como “Mama Colonel”, trabalha para a polícia da República do Congo, à frente da unidade de proteção a menores e combate à violência sexual. Depois de trabalhar por 15 anos em Bukavu, leste do país, ela acaba de saber que foi transferida para Kisangani, onde terá que enfrentar novos desafios. Através do retrato desta mulher corajosa e obstinada, sempre em luta para que a justiça seja feita, o filme discute assuntos como a violência contra mulheres e crianças e a dificuldade de superação das guerras do passado.

Meu Nome é Daniel, de Daniel Gonçalves (Documentário – 83 min – 12 anos – Brasil – 2018 – Olhar, Espaço)
15/11 e 17/11 às 14h30
Sinopse: Daniel Gonçalves nasceu com uma deficiência que nenhum médico foi capaz de diagnosticar. No documentário pessoal “Meu nome é Daniel”, o jovem cineasta, residente no Rio de Janeiro, traça o caminho de sua vida para tentar compreender sua condição. Através de imagens de arquivo da família e de cenas gravadas hoje em dia, vamos passear por momentos, histórias e reflexões de Daniel.

_____________________________________________________________________________

INFORMAÇÕES

O Circuito de Cinema traz para a tela da Arthousebc filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz no circuito brasileiro de salas de cinema. A programação fica disponível ao público todas semanas, de quinta-feira a domingo, em diferentes horários com foco na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.

Endereço: Cineramabc Arthouse / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC
Ingresso: R$ 26,00 (inteira) ou R$ 13,00 (meia) a venda na bilheteria do cinema
Bilheteria: de quarta a domingo das 16:00 às 22:00 / Dinheiro, Débito ou Crédito
Realização: Arthousebc / Comunica