CINECLUBE FILOSOFIA II ESTRÉIA DIA 18/06 NA ARTHOUSEBC – “Só sei que nada sei.”
A iniciativa foi premiada pela LICBC e é gratuita para toda população, que também ganha prêmios dos organizadores

O Cineclube Filosofia II – Cinema e Ideologia, oferece, entre junho e dezembro de 2023, uma programação que inclui filmes de longa-metragem, com sessões na tela grande da Arthousebc (Rua São Paulo 581, Balneário Camboriú), de forma totalmente gratuita. A programação completa com agenda, fotos, sinopses, trailers e cartazes dos filmes podem ser conferidos nesta página.

Nos dias 18/06, 09/07, 30/07, 20/08, 10/09, 01/10, 22/10, 05/11, 26/11 e 17/12 de 2023, o Cineclube Filosofia II inicia a exibição de 1 filme por sessão, totalizando 10 filmes, sempre seguidos de um momento para a discussão filosófica. Veja abaixo as condições para premiação.

O curador do projeto, Bruno Reiser, explica: “O Cineclube filosofia: cinema e ideologia, exibirá e discutirá o conceito de ideologia a partir de alguns filmes em que questões ideológicas emergem e viram do avesso a sociedade em que vivemos. São filmes como Terra em transe, que traz à tona o populismo na America Latina; Obi, Oba, filme polonês sobre a ideologia religiosa; ou O ovo da serpente, sobre a ideologia biologicista do nazismo.”

O Cineclube Filosofia tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC) por meio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú e Prefeitura de Balneário Camboriú, e foi contemplado pelo edital LIC BC 2022, o que permite realizar sua segunda edição na cidade de Balneário Camboriú, consolidando um espaço cineclubista de sucesso que levou considerável público para as salas de cinema, exibindo e debatendo filmes fora do circuito comercial.

PRÊMIOS PARA OS 25 PRIMEIROS INSCRITOS

Através do preenchimento do formulário, o participante ganhará prêmios da equipe organizadora do Cineclube Filosofia. É só preencher e comparecer a primeira sessão no dia 18/06 às 18h30 e nossa equipe estará esperando com um prêmio cinéfilo surpresa que será entregue em mãos. O preenchimento do formulário não é obrigatório para a participação no Cineclube Filosofia.

CINECLUBE FILOSOFIA II – CINEMA E IDEOLOGIA

PROGRAMAÇÃO

“TERRA EM TRANSE” 

Drama – 111 min – 14 anos – Brasil – 1967

DIREÇÃO: Glauber Rocha

SINOPSE: O senador Porfírio Diaz (Paulo Autran) detesta seu povo e pretende tornar-se imperador de Eldorado, um país localizado na América do Sul. Porém existem diversos homens que querem este poder, que resolvem enfrentá-lo. Enquanto isso, o poeta e jornalista Paulo Martins (Jardel Filho), ao perceber as reais intenções de Diaz, muda de lado, abandonando seu antigo protetor.

 

 

 

“1984” 

Ficção – 113 min – 14 anos – Inglaterra – 1984

DIREÇÃO: Michael Radford

SINOPSE:1984, Londres. O Reino Unido está sob o regime socialista, sendo controlado com mão de ferro pelo partido. Há em todo lugar telas de TV, que servem como os olhos do governo para saber o que os cidadãos fazem. No intuito de controlá-los são exibidas constantemente imagens através destas mesmas telas, relatando as batalhas enfrentadas pela Oceania em outros continentes. Winston Smith (John Hurt) vive sozinho e trabalha para um dos departamentos do governo, manipulando informações de forma que as notícias sejam positivas para a população. Até que, um dia, ele passa a se interessar por uma colega, Julia (Suzanna Hamilton), que o leva até os arredores da cidade. Eles passam a ter um relacionamento, algo proibido pelo partido, que deseja eliminar a libido na população.

 

“O-BI, O-BA” 

Ficção – 88 min – 14 anos – Polônia – 1985

DIREÇÃO: Piotr Szulkin

SINOPSE:Em um refúgio nuclear, sobreviventes de uma guerra atômica esperam pelo resgate de uma arca que possam tirá-los de um ambiente hostil e brutal. Soft, um homem encarregado de reforçar a estrutura da cúpula que os protege, descobre um segredo que ameaça os habitantes da comunidade e passa a se sentir responsável pela vida de todos. Uma reflexão sobre o conceito de humanidade, martírio e fé.

 

 

 

“AS AVENTURAS DO BARÃO MUNCHHAUSENN”

Aventura – 126 min – 14 anos – Reuno Unido, Alemanha, EUA – 1988

DIREÇÃO: Terry Gilliam

SINOPSE: O Barão de Munchausen é um oficial alemão do século 18 e um mentiroso inveterado. Enquanto tenta escapar da morte e encontrar seus amigos, ele relembra histórias fantásticas e tenta salvar sua cidade do ataque dos turcos, entre outras aventuras.

 

 

 

“CRONICAMENTE INVIÁVEL” 

Drama – 101 min – 16 anos – Brasil – 2000

DIREÇÃO: Sergio Bianchi

SINOPSE:O filme mostra trechos das histórias de 6 personagens, mostrando a dificuldade de sobrevivência mental e física em meio ao caos da sociedade brasileira, que atinge a todos independentemente da posição social ou da postura assumida.

 

 

 

“TEOREMA” 

Drama – 98 min – 18 anos – Itália – 1968

DIREÇÃO: Pier Paolo Pasolini

SINOPSE:Em Milão a vida de uma rica família burguesa é totalmente modificada por um misterioso visitante (Terence Stamp), que seduz a empregada, o filho, a mãe, a filha e finalmente o pai. Além disto tem um contato intelectual com todos eles, convencendo-os da futilidade da existência, e após cumprir seu objetivo parte em poucos dias. Após sua ida ninguém da família consegue continuar vivendo da mesma forma, sendo que cada um deles toma um caminho diferente: a mãe se entrega ao primeiro que surge, a empregada passa a levitar, o filho pinta quadros que suja com fezes, a filha se torna uma catatônica e o pai, um rico empresário, abandona sua fábrica, se desnuda em plena estação ferroviária de Milão e desaparece no deserto.

 

 

“ALELUIA, GRETCHEN!“

Drama – 118 min – 16 anos – Brasil – 1976

DIREÇÃO: Sylvio Back

SINOPSE: Uma família foge da Alemanha nazista, desembarcando no Brasil por volta de 1937. Ao chegar, compra um hotel no interior do Paraná, que se torna ponto de simpatizantes do nazismo, apesar do chefe da família ter ideias mais liberais. Só que seus integrantes encontram muitos problemas de adaptação à essa nova terra, além de terem que enfrentar os traumas da guerra.

 

 

 

“O OVO DA SERPENTE” 

Mistério – 119 min – 14 anos – Suécia – 1977

DIREÇÃO: Ingmar Bergman

SINOPSE: Berlim, novembro de 1923. Abel Rosenberg (David Carradine) é um trapezista judeu desemprego, que descobriu recentemente que seu irmão, Max, se suicidou. Logo ele encontra Manuela (Liv Ullmann), sua cunhada. Juntos eles sobrevivem com dificuldade à violenta recessão econômica pela qual o país passa. Sem compreender as transformações políticas em andamento, eles aceitam trabalhar em uma clínica clandestina que realiza experiências em seres humanos.

 

 

 

“A GAIA CIÊNCIA” 

Drama – 95 min – Livre – Alemanha, França – 1969

DIREÇÃO: Jean-Luc Godard

SINOPSE:Todas as madrugadas, momentos antes do amanhecer, dois jovens, Patricia e Emile (Juliet Berto e Jean-Pierre Léaud), se encontram para ter discussões sobre a aprendizagem, o discurso, e o caminho para a revolução. Filme que representa a ruptura de Godard com a Nouvelle Vague.

“A TERCEIRA GERAÇÃO” 

Drama Político – 111 min – 14 anos – Alemanha – 1979

DIREÇÃO: Rainer Werner Fassbinder

SINOPSE: A Terceira Geração é a história de uma nova geração de terroristas na Alemanha Ocidental composta por integrantes da classe média, livre de ideais políticos e religiosos. Uma reflexão sobre o esvaziamento de ideologias, grande divergência cultural e xenofobia no país.

 

 

 

 

SOBRE O CINECLUBE FILOSOFIA

Ideologia é um dos conceitos da filosofia política mais difundidos e usados e, entretanto, pode-se dizer mal compreendidos e controversos. Em sua origem com Destutt de Tracy no século XVIII, entendia-se por ideologia a manipulação intencional da sociedade por uma elite, pelas eminências pardas do poder, a fim de produzir consenso na sociedade em torno de seus próprios interessses. Em geral, esse é ainda hoje seu entendimento mais vulgar. Porém, com Marx e alguns teóricos do marxismo, como G. Lukács e L. Althusser, o conceito de ideologia passa a definir a reprodução das relações de produção capitalistas e a representação imaginária, inconsciente, principalmente da classe burguesa, de sua relação com os meios de produção.
O propósito do cineclube filosofia será de exibir e investigar a questão ideológica no cinema através de filmes em que a questão da ideologia emerge e se desenvolve em primeiro plano, como, por exemplo, o populismo latino-americano em Terra em transe; a religão como ideologia em Obi, Oba, ou mesmo a ideologia do herói em As aventuras do Barão de Münchhausen. Após cada sessão, os participantes poderão discutir os filmes e aprofundar-se nessa questão política sempre candente, quais seus limites, sua pertinência e suas incoerências

INFORMAÇÕES

Quando: 18/06, 09/07, 30/07, 20/08, 10/09, 01/10, 22/10, 05/11, 26/11 e 17/12 de 2023 sempre às 18h30
Onde: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC
Ingressos: Gratuitos
Inscrições: https://forms.gle/AuMdbFH74SMXdHko7
Informações: http://www.arthousebc.com
Patrocínio: Projeto realizado por meio de recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú 2022, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.